Data Science: Análise de Dados Espaciais

Curso de Curta Duração

Tudo o que acontece, acontece em algum lugar. Há, portanto, grande potencial analítico quando incorporamos a localidade dos eventos ao processo de Data Science. A incorporação de dados relacionados a geolocalização dos eventos permite compreender o papel da espacialidade no fenômeno estudado.

Nesse curso será abordado como as técnicas de ciência de dados e de análise espacial podem ser incorporadas ao contexto de análise exploratória de dados e tomada de decisão. Você irá conhecer os fundamentos teóricos e práticos das técnicas de análise exploratórias de dados espaciais, autocorrelação espacial, juntamente com cases e experiências práticas na aplicação dessas técnicas na área da saúde, economia, educação, e política, possibilitando, portanto, compreender como trabalhos de data science nessas áreas podem ser enriquecidos com os dados espaciais.

• Compreender dados espaciais, suas características e potencialidades
  • Preprocessar dados georreferenciados usando ferramentas especializadas
  • Conduzir análises exploratórias de dados georreferenciados e espaciais usando ferramentas especializadas

Profissionais de diversas áreas e setores (tanto privados quanto públicos), que buscam técnicas para explorar conjuntos de dados espaciais, obtendo insights sobre os dados, facilitando assim a construção de modelos analíticos voltados para a tomada de decisão

Formação Superior; Vivência profissional em gestão, otimização de recursos e análise de dados.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni  Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 2.810,70 R$2.342,25 R$ 3.123,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 281,07 R$ 234,22 R$ 312,30

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Baixar aqui:

• Plano de Pagamento
  • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 25 dias antes do início das aulas)
  • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)

Ler e assinar os documentos acima

• Anexar aqui
    • os documentos acima assinados
    • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Fundamentos: Dados Espaciais

• Dados espaciais e dados não espaciais; diferenças e desafios.
  • Fontes de dados espaciais.

Fundamentos: Geocodificação e Análise Espacial

• Fundamentos de cartografia e sistemas de coordenadas espaciais.
  • Geodificação direta e reversa.

Análise: Análise exploratória de dados espaciais

• Trabalhando com formatos comuns de dados espaciais.
  • Agregação de dados (pontos, linhas e polígonos).
  • Análise de distribuições espaciais.
  • Autocorrelação espacial.

Aplicações: aplicações de dados espaciais

• Análise exploratória de dados aplicada.
  • Cases em: saúde, economia, educação e política.

Projeto aplicado

Os participantes devem elaborar um pré-projeto de data science aplicado. Os alunos devem fazer uso de bases de dados georreferenciadas na elaboração de um relatório do processo analítico e evidenciar a contribuição dos dados espaciais em seu processo de análise.

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Seg

Out

Noturno

Carga horária: 16 horas*

Início das aulas: 25 de outubro de 2021

Fim das aulas: 24 de novembro de 2021

Segundas e Quartas-Feiras, das 19h30 às 21h30

Vagas limitadas.

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Investimento: a partir de R$ 2.810,70**
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

*Carga horária

16 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes

Atividades assíncronas: É estimada dedicação de 06 horas para o projeto aplicado e atividades assíncronas (por exemplo, leituras, vídeos e estudos de casos).