Saúde Mental nas Organizações

Aprenda a combinar aspectos individuais de autocuidado com estratégias de promoção de saúde mental na organização

Vivemos tempos de incerteza e ruptura com os padrões de vida já conhecidos, precisamos ampliar nossa compreensão e visão do que acontece em nós e no mundo ao nosso redor para enfrentar os desafios que se apresentam. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem maior prevalência de depressão da América Latina e é o país mais ansioso do mundo.  Dados preliminares de pesquisa Data/SUS realizada, em 2020, para avaliar a saúde do brasileiro durante a pandemia do novo Coronavírus mostrou que a ansiedade foi o transtorno presente em 86,5% dos 17.491 indivíduos adultos ouvidos pelo Ministério da Saúde, seguido de estresse pós-traumático (45,5%) e depressão grave (16%). Sintomas de ansiedade e depressão afetam 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19, no Brasil e na Espanha. Mais da metade deles — e 27,4% do total de entrevistados — sofre de ansiedade e depressão ao mesmo tempo.

Atualmente, discutir a promoção da saúde e bem-estar (físico e emocional) tornou-se estratégico nas organizações. Líderes e colaboradores precisam compreender o fenômeno da “pandemia” da doença mental durante e pós Corona vírus, e suas consequências na experiência humana nas empresas. É urgente conhecer estratégias e práticas para promover saúde e bem-estar no ambiente corporativo, isto é, apoiar a liderança e colaboradores da empresa na gestão da prevenção da doença mental e na promoção da saúde. O curso Saúde Mental nas Organizações trará a oportunidade de reflexão do tema, com discussão de cases reais e as possibilidades de desenvolvimento de atividades conceituais e práticas para sensibilização quanto ao autocuidado, prevenção de doenças mentais e estratégias organizacionais de promoção de saúde.

O curso será oferecido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Logo Oswaldo Cruz

• Analisar a questão da saúde mental no contexto atual das organizações e estratégias de acolhimento aos colaboradores;
  • Identificar estratégias de prevenção e promoção da saúde.

Profissionais em papel de liderança nas organizações.

Pré-requisito

Formação superior e exercer cargo de liderança.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 3.599,00 R$ 2.999,95 R$ 3.999,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 359,90 R$ 299,99 R$ 399,00

*EB (10% de desconto) para matrículas antecipadas: no formato Live Learning, em até 15 dias antes do início das aulas. Para as turmas presenciais, em até 25 dias antes do início das aulas.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Desconto de 5% concedido para pagamento à vista (não cumulativo com EB e alumni).

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Conteúdo programático

• Saúde e doença mental nas organizações: aspectos conceituais
  • Saúde e doença mental na organização: aspectos estruturais
  • Saúde e doença mental na organização: aspectos das equipes e das pessoas