User Research para Conteúdo Digital

Curso de Curta Duração

A indústria da comunicação como um todo, e de mídia em especial, tem vivido momentos
desafiadores na tentativa de se mostrar financeiramente viável. Já havia uma crise em curso
quando a pandemia do Covid-19 atingiu em cheio o setor. Trouxe, por um lado, uma
complexidade a mais para os negócios e, por outro, a certeza de que transmitir informações
corretas era mais do que um dever de ofício, mas um pré-requisito para a sobrevivência.

As organizações que se mostraram mais sustentáveis nas águas turbulentas dos últimos anos
têm algo em comum: a visão de produto. O objetivo deste curso é apresentar ferramentas e
exemplos práticos de relacionamento com o usuário ao longo do ciclo de vida do produto –da ideia à implementação de melhorias.

Um business case servirá de fio condutor para todas as aulas, de forma que os exercícios
propostos serão sempre contextualizados com desafios da vida real. As aulas trarão
frameworks e técnicas consolidadas na indústria da tecnologia que colocam o usuário no centro do desenvolvimento de soluções que se mostrem financeiramente viáveis. O módulo final do curso simulará uma design sprint, em que os alunos apresentarão soluções para o problema exposto na primeira aula.

  • Desenvolver uma mentalidade de produto aplicada às especificidades do universo da comunicação;
  • Conhecer ferramentas de análise de dados de usuário disponíveis para meios de comunicação;
  • Conhecer e aplicar diferentes técnicas para obtenção de informações qualitativas sobre o cliente, suas dores e suas expectativas;
  • Utilizar melhores práticas para condução de entrevistas qualitativas;
  • Entender como a mentalidade de prototipagem e pequenos experimentos pode ajudar na validação de hipóteses sobre os usuários.

O curso é destinado a jornalistas, relações públicas, assessores de imprensa, analistas de redes sociais, criadores de conteúdo digital, empreendedores, intraempreendedores e profissionais de comunicação em geral interessados em adotar a visão de produtos na busca por um modelo de negócios mais sustentável.

Pré-requisitos

Formação superior completa, desejável atuação em organização de comunicação.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 3.905,10 R$  3.254,25 R$ 4.339,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 390,51 R$ 325,42 R$ 433,90

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito (Pessoa Física). Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

 

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso se enquadre neste perfil, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para um candidato poderá implicar em uma redução de concessão a um outro. A parcimônia permitirá que mais candidatos possam usufruir dessa possibilidade.

Clique no botão “inscreva-se” e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.

Data-limite para pedidos de bolsa: 15/08/2021

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Conteúdo Programático

Validar o problema

Mais

Que problema do cliente/usuário vamos resolver? Este problema existe para um grupo significativo de pessoas? Elas estão dispostas a pagar para ter este problema resolvido? De que forma o problema hoje é resolvido? Neste módulo, serão apresentados frameworks para elaboração de hipóteses e validação do problema a ser atacado pelo produto.

Conhecer a audiência

Mais

Entender profundamente a audiência passa por analisar o mercado e as pessoas que o compõem de maneira quanti e qualitativa. Neste módulo, serão abordadas as principais ferramentas de análise quantitativa disponíveis para as empresas de mídia, além do compartilhamento de melhores práticas de entrevistas para entrevistas qualitativas. Faremos a definição da persona a partir de técnicas de interação e conhecimento da audiência, como mapa de empatia, value proposition canvas, jobs to be done e jornada do usuário.

Validar a solução

Mais

Definido o problema a ser resolvido e a audiência, é hora de validar a solução. Neste módulo, vamos apresentar técnicas de definição de hipóteses, elaboração de experimentos e testes A/B e condução de testes monitorados e não monitorados para confirmar se o produto proposto faz sentido para o cliente.

Satisfazer o cliente

Mais

Se o produto está solucionando o problema de seu usuário e trazendo resultado financeiro, ele cumpre o seu propósito. Neste módulo, abordaremos formas de avaliar a satisfação do cliente, como NPS, C-SAT e Fit For Purpose.

Design sprint

Mais

Simulação de design sprint, adaptada ao contexto remoto, para resolução de problema proposto no início do curso. Ao fim de cinco dias, os alunos deverão apresentar produtos que resolvem o desafio proposto, a partir da ótica do cliente

Corpo docente


Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Seg

30

Ago

Noturno

Carga horária: Aprox. 24h*

Início das aulas: 30 de agosto de 2021

Fim das aulas: 1 de outubro de 2021

Segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 21h00 | Semana de imersão:* (27/09 a 01/10) Segunda a sexta-feira das 19h às 21h

Encerramento das matrículas*: 27 de agosto de 2021

Vagas limitadas

Investimento: a partir de R$ 3.905,10
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

*Carga horária

24 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes.

*Semana de Imersão: Uma semana inteira dedicada ao curso.