Trilha de Infraestrutura

Curso de Curta Duração

As carências de infraestrutura no Brasil, os desafios de contratação por parte de governos, seus limites orçamentários e a oportunidade em trazer parceiros privados com expertise específica fazem com que as Parcerias Público-Privadas (PPP) sejam uma opção bastante atrativa para a entrega de soluções à população.

Com isso, as PPPs têm sido uma das principais alternativas para governos oferecerem serviços públicos de qualidade para os cidadãos. E também têm sido um espaço de oportunidades para empresas privadas participarem desse processo.

No caso brasileiro, há uma janela clara de oportunidades a ser explorada por gestores públicos, que necessitam dar uma resposta à população, e por empresários, sobretudo num momento de dificuldades enfrentadas pelos grupos privados que atuam tradicionalmente no setor.

Diante desse cenário, preparamos uma trilha de cursos que abordam os temas em diferentes profundidades e pontos de vista. Você pode escolher fazer um, dois ou os três cursos desta trilha:

7 e 8/11 (16h)

Concessões e PPPs: Fundamentos e Elementos-Chave

9 e 10/11 (16h)

Concessões e PPPs: Tópicos Avançados

11/11 (8h)

Infraestrutura e Insolvência

Concessões e PPPs: Fundamentos e Elementos-Chame

Este curso apresenta a lógica de estruturação de um projeto de concessão e parcerias público privadas, propiciando aos participantes que estão iniciando sua jornada nesta temática que possam ter a compreensão dos diferentes tipos de arranjos entre o setor público e o setor privado bem como dos principais desafios jurídicos e financeiros de projetos dessa complexidade.

Mais informações

Concessões e PPPs: Tópicos Avançados

Este curso tem como objetivo o entendimento desses principais obstáculos e a discussão de como buscar alternativas para transformá-los em oportunidades. Para isso, temos como foco tanto em profissionais do setor público como também do setor privado que já enfrentam esses entraves (ou desejam evitá-los) nos seus diferentes projetos.

Em busca de alcançar aqueles objetivos, visitaremos a lógica de estruturação de um projeto de concessão e parcerias público privadas, mas concentrando o debate na análise crítica de aspectos fundamentais para o (in)sucesso de projetos tanto sob o ângulo financeiro – avaliando oportunidades de negócio, riscos e rentabilidade, reequilíbrio financeiro e indicares de desempenho – como também suas particularidades normativas e regulatórias – com foco na estruturação de garantias e processos de insolvência. Ainda em busca de soluções alternativas, discutiremos formas inovadoras na gestão de contratos: debentures incentivadas, Outcome-Based Contracts e Social Impact Bonds.

Mais informações

Infraestrutura e Insolvência: aspectos jurídicos da realidade brasileira

Neste curso, vamos explorar os desafios relacionados aos instrumentos jurídicos existentes para o tratamento de distressed deals no setor da infraestrutura, considerando principalmente seus obstáculos práticos e institucionais.

O objetivo é capacitar os participantes sobre os “remédios” jurídicos usualmente utilizados em situações de crise em projetos de infraestrutura, seus contornos gerais e os limites e dificuldades práticas e institucionais observadas em sua aplicação.

Mais informações

Escolha sua opção e inscreva-se:

Você pode escolher fazer um, dois ou os três cursos desta trilha. Oferecemos condições especiais para escolha de mais de um curso. Selecione o(s) curso(s) de interesse e, depois, toque em “Inscrever-se”