Trilha de Infraestrutura

Certificações em Concessões e PPPs

Trilha de cursos desenvolvida para capacitar gestores públicos para os desafios que envolvem as Parcerias Público-Privadas (PPP) e concessões, com a abordagem dos temas em diferentes profundidades e pontos de vista. 

A IMPORTÂNCIA DAS PPPs E CONCESSÕES 

As carências de infraestrutura no Brasil, os desafios de contratação por parte de governos, seus limites orçamentários e a oportunidade em trazer parceiros privados com expertise específica fazem com que as Parcerias Público-Privadas (PPP) sejam uma opção bastante atrativa para a entrega de soluções à população. 

Com isso, as PPPs têm sido uma das principais alternativas para governos oferecerem serviços públicos de qualidade para os cidadãos. E também têm sido um espaço de oportunidades para empresas privadas participarem desse processo. 

No caso brasileiro, há uma janela clara de oportunidades a ser explorada por gestores públicos, que necessitam dar uma resposta à população, e por empresários, sobretudo num momento de dificuldades enfrentadas pelos grupos privados que atuam tradicionalmente no setor. 

 

Conheça nossa Trilha de Infraestrutura – Certificações em Concessões e PPPs.  

 Você pode fazer um, dois ou os três cursos da trilha com condições especiais. As aulas dos três cursos são presenciais e em dias sequências, gerando uma verdadeira imersão no tema. 

Concessões e PPPs: Fundamentos e Elementos-Chave

Apresentação da lógica de estruturação de um projeto de concessão e parceria público privada, para que participantes que estão iniciando sua jornada na temática compreendam os diferentes tipos de arranjo entre o setor público e o setor privado e os principais desafios jurídicos e financeiros envolvidos. 

Início das aulas: 7 de novembro de 2022




Concessões e PPPs: Tópicos Avançados

Análise crítica de aspectos fundamentais para o sucesso, ou não, de projetos, tanto sob o ângulo financeiro – avaliando oportunidades de negócio, riscos e rentabilidade, reequilíbrio financeiro e indicares de desempenho – como também suas particularidades normativas e regulatórias – com foco na estruturação de garantias e processos de insolvência. O curso também discute formas inovadoras na gestão de contratos: debentures incentivadas, Outcome-Based Contracts e Social Impact Bonds.

Início das aulas: 9 de novembro de 2022




Infraestrutura e Insolvência: aspectos jurídicos da realidade brasileira

Capacitação sobre os instrumentos jurídicos usualmente utilizados em situações de crise em projetos de infraestrutura, seus contornos gerais e os limites e dificuldades práticas e institucionais observadas em sua aplicação, envolvendo os desafios relacionados aos instrumentos jurídicos existentes para o tratamento de distressed deals no setor da infraestrutura e seus obstáculos práticos e institucionais. 

Início das aulas: 11 de novembro de 2022



Você pode escolher fazer um, dois ou os três cursos desta trilha. Oferecemos condições especiais para escolha de mais de um curso.

Sandro Cabral -É mestre e doutorando em Sandro Cabral é Professor Titular do Insper na área de Estratégia e Gestão Pública. Também é Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas (MPP) e professor licenciado da Escola de Administração da UFBA. Foi professor visitante na Robert F. Wagner School of Public Service New York University (NYU) e na HEC-Paris.

Procura estabelecer em suas pesquisas pontes entre as áreas de Estratégia e Administração Pública e tem publicado seus trabalhos em periódicos de ponta como Organization Science, Strategic Management Journal, Journal of Management Studies, Journal of Public Administration Research and Theory, Strategic Entrepreneurship Journal, dentre outros.

Possui experiência profissional em organizações privadas e como consultor de empresas, governos e organizações multilaterais no Brasil e no exterior.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.