Educação executiva | Políticas Públicas | Riscos Políticos
Riscos Políticos: Curso de Curta Duração | Insper

Riscos Políticos

Quando:
26 de julho de 2014 @ 0:00
Riscos Políticos

Mudanças repentinas na política brasileira estão impactando cada vez mais o ambiente de negócios e, portanto, nas estratégias das empresas. Pesquisas recentes realizadas pelas consultorias McKinsey e PwC, apontam um aumento expressivo no número de executivos C-Level que acreditam que a instabilidade política dentro e fora do país é o fator de maior preocupação para os seus negócios no curto, médio e longo prazo. Nesse contexto, investidores e líderes empresariais necessitam conhecer os fatores que movem os riscos políticos e as ferramentas necessárias para lidar com eles.

Nosso curso de Educação Executiva Riscos Políticos capacitará líderes empresariais e investidores a antecipar os impactos que fatores políticos, como eleições e decisões governamentais, podem ter no ambiente de negócios. Com sólida base teórica e multidisciplinaridade, os participantes serão expostos a casos de diferentes regiões e mercados, aplicando de forma prática ferramentas para identificar riscos e oportunidades para seus negócios.

Para conhecer o que move os riscos políticos e como lidar com os negócios neste atual cenário, leia nossa matéria completa no Insper Conhecimento, chamada: Ler a política para entender os caminhos do mercado.

Conheça também outros cursos de curta duração na área de Políticas Públicas!

Corpo Docente

  • Carlos Alberto F. de Melo
  • Sérgio Lazzarini
  • Milton Seligman
  • João Luiz Mascolo João Luiz Mascolo
  • João Augusto de Castro Neves
  • Christopher Garman
  • Sandro Cabral
  • Carlos Alberto F. de Melo

    Sociólogo, Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisador e professor em tempo integral na Graduação, Pós-Graduação e docente na Educação Executiva do Insper. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (NUPPs/USP) e do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Seu campo de pesquisa é Liderança Política e Política Brasileira. É palestrante e consultor sobre estes dois temas, tendo vários clientes nacionais e estrangeiros. Colunista do Estadão.com, vídeo colunista da TV Estadão e colaborador assíduo do jornal O Estadão de São Paulo. É autor de artigos e capítulos de livros e autor do Livro “Collor: o ator e suas circunstâncias” (Editora Novo Conceito).
  • Sérgio Lazzarini

    PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University, EUA. É professor titular do Insper desde 2002 e Coordenador do Insper Metricis, um núcleo voltado para o apoio a investimentos de impacto. No primeiro semestre de 2010 e em janeiro de 2012 foi visitante na Harvard University. Recentemente tem pesquisado estratégias empresariais em mercados emergentes, como se estabelecem relações entre as empresas privadas e o setor público e o crescente campo dos investimentos de impacto. Seus mais recentes livros são Reinventing State Capitalism (com Aldo Musacchio), publicado pela Harvard University Press, e Capitalismo de Laços, pela Editora Campus/Elsevier.
  • Milton Seligman

    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria. É membro do Conselho de Administração da Cerveceria Nacional Domenicana, da República Dominicana e da Cerveceria Bucanero, de Cuba, empresas associadas a Ambev. Foi VP of Corporate Affairs para a América Latina Norte da Anheuser-Busch Inbev Company e Diretor de Relações Corporativas da Ambev até dezembro de 2013. Foi Secretário-Executivo e Ministro Interino do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (1999-2000), Presidente e Membro do Conselho de Administração do BNDES (1999-2000), Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA (1997-1998) e Secretário-Executivo e Ministro da Justiça (1995-1997). Teve diversos outros cargos no setor público e atuou ainda em organismos internacionais tendo sido Assessor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD (1993-1994). Participou de simpósios, cursos de curta duração, encontros técnicos em Universidades, Centros de Estudos e Empresas no Brasil, na Alemanha, Argentina, Bélgica, Costa Rica, Colômbia, Cuba, Estados Unidos da América, França, Holanda, Itália, México e Uruguai. Escreveu livros, artigos e ensaios publicados em diversos jornais e revistas do Brasil e do exterior. Em 2013 recebeu títulos e comendas do Governo da Bélgica, Governo do Estado do Paraná e Governo do Estado do Maranhão que somam-se a outras comendas anteriormente recebidas.
  • João Luiz Mascolo

    Pós-Doutorado em Economia pela Northwestern University no Estado de Illinois, EUA. Doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV). Mestrado em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV). Possui bacharelado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). Professor de disciplinas na Graduação, MBA, LLM e na Educação Executiva do Insper. É sócio diretor da Macro Consultoria e da SM Managed Futures, com clientes nos setores financeiro e corporativo. Tem presença no mercado financeiro como diretor de instituições de primeira linha. Foi Secretário-Executivo da Sociedade Brasileira de Econometria.
  • João Augusto de Castro Neves

    Diretor para América Latina da consultoria de risco político Eurasia Group. Castro Neves trabalha em Washington com análise de risco político e consultoria estratégica para empresas multinacionais e para o mercado financeiro. Antes da Eurasia Group, montou a CAC Consultoria Política em Brasília e trabalhou no IBEP (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos) e no Senado Federal. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, já publicou diversos textos sobre política brasileira e sobre as relações internacionais do Brasil.
  • Christopher Garman

    Mestre em Ciências Políticas, formado pela University of California, San Diego. Atualmente, lidera a cobertura da Eurasia no Brasil, incluindo o ambiente regulatório no setor da energia. Em particular, tem sido essencial na análise do escândalo Lavo Jato. Antes de ingressar no Grupo Eurasia, Christopher trabalhou como Analista Sênior de Política em uma das principais empresas de consultoria do Brasil. Foi bolsista no Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo (IDESP), onde pesquisou políticas de do banco central na região, e no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), onde realizou pesquisas de campo sobre o federalismo brasileiro.
  • Sandro Cabral

    Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em colaboração com a Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Engenharia de Produção-Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Seu campo de pesquisa engloba as interações entre as áreas de Estratégia em Organizações e Administração Pública, com especial atenção para temas ligados a Parcerias Público-Privadas (PPP), terceirização/reintegração, eficiência e organização de serviços públicos, títulos de impacto social. Autor de diversos artigos nacionais e internacionais envolvendo os seguintes temas: PPP, terceirização, eficiência e organização de serviços públicos, títulos de impacto social. Também possui experiência profissional em organizações privadas (Santista Têxtil, Grupo Bull, Dupont) e como consultor de empresas, governos e organizações multilaterais. É autor de artigos em revistas nacionais e internacionais. É Professor Associado do Insper e Professor licenciado da Escola de Administração da UFBA.

Carga horária:

24 horas

Perfil do participante

Destinado a executivos e empreendedores, assim como investidores, acionistas e conselheiros de empresas de todos os portes, e de diversos setores da economia. É necessário ter formação Superior.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Confira a matéria dos professores do curso: Ler a política para entender os caminhos do mercado