Políticos, Instituições e Estruturas (inglês)

Eletivas de Pós-graduação

Como os interesses e preferências dos cidadãos se transformam em políticas públicas?

Por que a implementação de políticas muitas vezes decepcionam?

Este curso discute teoria e as mais recentes contribuições empíricas da Ciência Política comparada para responder a essas questões.

Os alunos são encorajados a debater a metodologia e contribuições substantivas da literatura para elaborar hipóteses sobre as graves falhas de representação democrática do Brasil.

O curso (conduzido em inglês) é uma disciplina do Mestrado Profissional em Políticas Públicas do Insper. Você terá um certificado dessa disciplina ao atingir os critérios de avaliação. Se tiver interesse, poderá reaproveitar esses créditos caso ingresse no programa.

Para quem?

Profissionais de organizações públicas, do setor privado, do terceiro setor e interessados na interação com governos, preferencialmente em início ou em transição de carreira. É necessário Graduação completa e inglês fluente.

Quanto?

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 3.047,24 R$ 2.539,37 R$ 3.385,82
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 304,72 R$ 253,93 R$ 338,58

Caso precise, solicite uma bolsa de estudos no processo de inscrição, justificando sua necessidade.

Descontos para matrícula antecipada, alumni e grupos.

Corpo docente

Prof. Lucas Novaes

Lucas Novaes

Cientista político. Possui graduação em economia pela FEA-USP, mestrado em economia pela FGV-SP, e PhD em ciência política pela Universidade da California, Berkeley.

Sujeito a alterações.

Detalhes do Programa

Mais

How citizens’ interests and preferences become public policies, and why do policies put into practice often disappoint? The Politicians, Institutions, and Structures course will provide the Professional Masters in Public Policy’s student with a theoretical and empirical framework to answer these questions from the perspective of comparative political science. The political representation cannot depend solely on the goodwill of the policymaker. The institutional design must consider the incentives that govern the action of politicians and bureaucrats — incentives that are largely antagonistic to the public interest. The ability to elect good politicians and remove incompetent or corrupt ones is the greatest weapon to align the interests of citizens and their rulers. However, historical processes and social structures often limit the effectiveness of electoral accountability. During the course, we will address what are the purposes of political parties, and how historical legacies defined Brazil’s party system. According to this legacy, the type of political representation the parties offer does not necessarily translate public preferences into sound public policies. Notably, the political system often promotes clientelistic practices or under-representation of groups such as women and informal workers. Besides, certain groups acquire a superior organizational capacity, generating a representative imbalance that results in social inequalities.

Out

Início das aulas: 4 de outubro de 2022

Fim das aulas: 13 de dezembro de 2022

3ª feiras das 15h às 18h

Encerramento das matrículas*: 1 de outubro de 2022

Pode haver mudanças nas datas e horários; elas serão comunicadas antecipadamente para a turma.