Políticas e Projetos com Base em Evidência

Curso de Curta Duração

Parece existir uma crença consensual de que o uso de evidência no desenho e na gestão de políticas públicas eleva as chances de que seus objetivos sejam alcançados. Diversos tratados sobre o assunto foram publicados e um verdadeiro fascínio pelo uso de evidência em políticas públicas parece ter se desenvolvido, o que pode ser corroborado com uma busca no Google pelo termo “evidence based”: são encontrados cerca de 73 milhões de resultados*!

O uso na gestão pública tem sido promovido intensamente mundo afora, tornando-se em alguns casos compulsório. A União Europeia criou o “Group of Chief Scientific Advisors”, os EUA criaram a “Evidence-Based Policymaking Commission”. No Brasil, o Decreto no 9.834/19 instituiu o Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, com objetivo de avaliar as políticas públicas e monitorar a implementação das propostas de alteração resultantes da avaliação. Os estados também avançaram, a exemplo da Lei no 10.744/17 do Espírito Santo, que criou o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, com a finalidade aprimorar as políticas públicas estaduais e melhorar a qualidade do gasto.

O curso Políticas e Projetos com Base em Evidência apresenta as múltiplas razões por que o uso de evidência é desejável e apoia os interessados em compreender e incidir sobre o uso de as evidências em política pública, esclarecendo diversos aspectos para que os participantes sejam efetivamente capazes de fazer a gestão da política pública com base em evidência. É dirigido a participantes que tenham por função realizar, promover o uso de evidência na política pública ou que desejem desenvolver suas habilidades nessa cada vez mais relevante área de atuação do setor público.

*Pesquisa realizada no dia 23/07/2019 encontrou aproximadamente 72.400.000 resultados.

Parceria:

• Conhecer iniciativas do Brasil e do mundo na direção de institucionalizar o uso de evidência na política pública
  • Entender por que é pertinente usar e promover o uso de evidência na gestão da política pública
  • Entender o que o que significa efetivamente fazer e justificadamente alegar “evidence-based policy”
  • Conhecer e compreender uma estrutura analítica que permite a identificação, incorporação e organização da evidência em todo o amplo conjunto de decisões da gestão da política pública
  • Conhecer as limitações e cuidados no uso da evidência na política pública

Gestores públicos e de órgãos reguladores, gestores de projetos sociais em organizações da sociedade civil, terceiro setor ou de parcerias público-privadas, consultores, pesquisadores na área de política pública, gestão pública e economia aplicada.

Desejável formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 2.976,30 R$ 2.480,25 R$ 3.307,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 297,63 R$ 248,02 R$ 330,70

*EB (10% de desconto) para matrículas antecipadas: no formato Live Learning, em até 15 dias antes do início das aulas. Para as turmas presenciais, em até 25 dias antes do início das aulas.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Desconto de 5% concedido para pagamento à vista (não cumulativo com EB e alumni).

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para um candidato poderá implicar em uma redução de concessão a um outro. A parcimônia permitirá que mais candidatos possam usufruir dessa possibilidade.

Clique no botão “inscreva-se” e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.

Data-limite para pedidos de bolsa: 03/11/2021

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Perfil Ricardo Paes de Barros

Ricardo Paes de Barros

Professor titular da cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper, ex-subsecretário de Ações Estratégicas da Presidência da Republica

Perfil de Laura Muller

Laura Muller Machado

Coordenadora da cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper

Perfil de Diana Coutinho

Diana Coutinho

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Senso

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Início das aulas: A definir

Investimento: A partir de R$ 2.976,30**
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada