Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cursos de Gestão e Políticas Públicas/Política Educacional com Base em Evidência: Elementos da Organização Pedagógica

Política Educacional com Base em Evidência: Elementos da Organização Pedagógica

Curso de Curta Duração

A educação brasileira enfrenta diversos desafios. Não temos tido sucesso em alcançar os resultados educacionais estabelecidos no Plano Nacional de Educação (PNE).

O curso apresenta e discute as evidências sobre o mais importante insumo da educação: a relação professor-aluno. Serão apresentadas e discutidas evidências sobre o tempo pedagógico (duração do ano letivo, a jornada diária e a duração das aulas), sobre o tamanho das turmas (tamanho das turmas e do uso de mais de um educador na sala de aula), sobre reforço, tutoria e recuperação e sobre enturmação (o grau de heterogeneidade, inclusão e homogeneidade das turmas).

Parceria:

Ao final do curso o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:

• Familiarizar-se com a evidência disponível sobre os desafios e formas de uso mais eficaz do tempo pedagógico
  • Aprimorar competências no uso da evidência para o desenho e aprimoramento de políticas educacionais

Gestores educacionais no terceiro setor, ministério da educação e secretarias estaduais e municipais.

Desejável formação superior completa.
É esperado experiência na área de gestão educacional.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 3.557,70 R$  2.964,75 R$ 3.953,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 355,77 R$ 296,47 R$ 395,30

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito (Pessoa Física). Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para um candidato poderá implicar em uma redução de concessão a um outro. A parcimônia permitirá que mais candidatos possam usufruir dessa possibilidade.

Clique no botão “inscreva-se” e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.

Data-limite para pedidos de bolsa: 22/07/2021

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Planejamento escolar

Mais
  • Diagnóstico da situação atual e tendências brasileiras sobre a duração do ano letivo, a jornada diária e a duração das aulas.
  • Evidência sobre o impacto da duração do ano letivo e do absenteísmo sobre o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes.
  • Evidência sobre o impacto da duração da jornada diária sobre o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes e como esse impacto varia com a forma como o tempo na escola é utilizado.
  • Análise da relação custo-benefício da educação em tempo integral e das condições necessárias para a sua implantação.

Tamanho da turma e múltiplos educadores

Mais
  • Diagnóstico da situação atual e tendências brasileiras sobre o tamanho das turmas e do uso de mais de um educador na sala de aula.
  • Evidência sobre o impacto do tamanho da turma sobre o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes e das condições necessárias à sua implantação.
  • Evidência sobre o impacto de poder contar com mais de um educador em sala de aula e das condições necessárias à sua implantação.

Reforço, tutoria e recuperação

Mais
  • Evidência sobre o impacto de programas de reforço, tutoria e ouras formas de atendimento mais personalizado fora da sala de aula, mas durante o ano letivo.
  • Evidência sobre o impacto de programas de recuperação durante as férias.

Enturmação

Mais
  • Diagnóstico da situação atual e tendências brasileiras sobre o grau de heterogeneidade, inclusão e homogeneidade das turmas
  • Evidência sobre o impacto de turmas mais inclusivas sobre o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes e das condições necessárias à sua implantação.

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Carga horária: Aprox. 17,5h*

Início das aulas: A definir

Vagas limitadas

Investimento: a partir de R$ 3.557,70
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

*Carga horária

17,5 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes.