Planejamento e Acompanhamento de Orçamento Público

Curso de Curta Duração

O orçamento público reflete as escolhas da sociedade em um determinado momento histórico. Os recursos públicos são sempre limitados e, por essa razão, sua distribuição envolve um posicionamento dos gestores em relação aos diferentes interesses de grupos e setores da sociedade.

Embora trate de um tema que impacta a todos, em particular aqueles que trabalham diretamente com serviços e direitos públicos, o orçamento é por vezes incompreensível aos olhos dos cidadãos, que têm dificuldade em acompanhar as estratégias do governo e planejar suas ações a partir das informações disponíveis. Essa incompreensão persiste mesmo com o avanço dos mecanismos de transparência que foram implementados ao longo da última década. Isso porque, embora os dados orçamentários tenham ficado mais disponíveis ao público, sua linguagem e sua interpretação continuam pouco conhecidas, dificultando a construção do diálogo entre governo e sociedade em torno das escolhas feitas no orçamento público.

O curso de Orçamento Público: Planejamento e Acompanhamento busca apoiar aqueles interessados em compreender e incidir sobre as escolhas orçamentárias do governo, esclarecendo a linguagem, os instrumentos e as técnicas utilizadas nesse âmbito da gestão pública para que os alunos sejam capazes de monitorar os aspectos orçamentários de seu interesse.

Saiba mais:

Clique aqui para conhecer as etapas do Processo Seletivo

• Distinguir as variáveis fundamentais para o acompanhamento dos diversos instrumentos que compõem o processo de gestão e planejamento orçamentário-financeiro no setor público.
  • Organizar os dados orçamentários e financeiros disponíveis nos sistemas públicos de busca online segundo interesses determinados.
  • Elaborar processos de monitoramento orçamentário adequados à dinâmica organizacional existente.

Gestores públicos e de órgãos reguladores, gestores de projetos sociais em organizações da sociedade civil, terceiro setor ou de parcerias público-privadas, consultores, jornalistas, pesquisadores na área de política pública, gestão pública, economia e finanças aplicadas.

Desejável formação superior completa e Excel básico.

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

• Baixar aqui:
    • Plano de Pagamento
    • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 25 dias antes do início das aulas)
    • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)
  • Ler e assinar os documentos acima
  • Anexar aqui
    • os documentos acima assinados
    • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso se enquadre neste perfil, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para um candidato poderá implicar em uma redução de concessão a um outro. A parcimônia permitirá que mais candidatos possam usufruir dessa possibilidade.

Clique no botão “Inscreva-se” no menu e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.

O prazo para solicitação de bolsa é até 12/11/2020.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Seg

Dez

Início das aulas: 7 de dezembro de 2020

Fim das aulas: 8 de dezembro de 2020

Segunda e terça-feira, das 9h às 18h

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

PRÓXIMAS TURMAS

Entraremos em contato quando uma nova turma abrir.

PROGRAMA E INVESTIMENTO

Baixe aqui o programa do curso e investimento.