Planejamento e Acompanhamento de Orçamento Público

Curso de Curta Duração

O orçamento público reflete as escolhas da sociedade em um determinado momento histórico. Os recursos públicos são sempre limitados e, por essa razão, sua distribuição envolve um posicionamento dos gestores em relação aos diferentes interesses de grupos e setores da sociedade.

Embora trate de um tema que impacta a todos, em particular aqueles que trabalham diretamente com serviços e direitos públicos, o orçamento é por vezes incompreensível aos olhos dos cidadãos, que tem dificuldade em acompanhar as estratégias do governo e planejar suas ações a partir das informações disponíveis. Essa incompreensão persiste mesmo com o avanço dos mecanismos de transparência que foram implementados ao longo da última década. Isso porque embora os dados orçamentários tenham ficado mais disponíveis ao público, sua linguagem e sua interpretação continuam pouco conhecidas, dificultando a construção do diálogo entre governo e sociedade em torno das escolhas feitas no orçamento público.

O curso de Orçamento Público: Planejamento e Acompanhamento busca apoiar aqueles interessados em compreender e incidir sobre as escolhas orçamentárias do governo, esclarecendo a linguagem, os instrumentos e as técnicas utilizadas nesse âmbito da gestão pública para que os alunos sejam capazes de monitorar os aspectos orçamentários de seu interesse.

• Distinguir as variáveis fundamentais para o acompanhamento dos diversos instrumentos que compõe o processo de gestão e planejamento orçamentário-financeiro no setor público.
  • Organizar os dados orçamentários e financeiros disponíveis nos sistemas públicos de busca online segundo interesses determinados.
  • Elaborar processos de monitoramento orçamentário adequados à dinâmica organizacional existente.

Gestores públicos e de órgãos reguladores, gestores de projetos sociais em organizações da sociedade civil, terceiro setor ou de parcerias público-privadas, consultores, jornalistas, pesquisadores na área de política pública, gestão pública, economia e finanças aplicadas.

Desejável formação superior completa e Excel básico.

Faça sua inscrição pelo site e entre em contato com o Núcleo de Orientação ao Candidato para manifestar seu interesse em concorrer às bolsas de estudo, as quais serão avaliadas de acordo com a disponibilidade de vagas do curso.

NOCAN
Núcleo de Orientação ao Candidato: candidato@insper.edu.br

As solicitações ao NOCAN deverão ser feitas até o dia 20 de fevereiro de 2020.

Corpo Docente

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.