O Brasil no Agronegócio Global

Curso de Curta Duração

Em meio à crescente demanda global por produtos do agronegócio, motivada pelos avanços populacional e de renda per capita, o Brasil desponta-se entre os maiores exportadores mundiais graças à sua capacidade de produção e produtividade. No entanto, o mercado mundial vem apresentando grandes transformações e novas exigências, para as quais o agronegócio deve estar preparado, demandando profissionais do setor público que entendam estas novas dinâmicas e atuem de forma inteligente e coordenada para ampliar a inserção internacional do país.

I – Agronegócio global e a inserção do Brasil: pretende-se contextualizar o atual cenário e os grandes desafios e transformações do agronegócio no mundo, lançando foco sobre questões como o crescimento e dinâmica global; competitividade e inserção internacional; investimentos; uso da terra e sustentabilidade; segurança alimentar; sanidade e segurança do alimento; saúde e nutrição; e comunicação e imagem.

II – Análise das Macrorregiões e acesso a mercados: serão apresentados dados e informações sobre mercados-destino relevantes do agronegócio brasileiro, blocos econômicos e fluxos de comércio, com foco na inserção competitiva e sustentável do país. Serão avaliadas questões relativas ao acesso a mercados, como acordos internacionais, barreiras, negociações e políticas comerciais.

III –Desafios, visão estratégica e políticas: serão destacadas questões emergentes, como desafios de sanidade e segurança do alimento, agregação de valor e diferenciação de produtos e cadeias, e o desafio de imagem e comunicação internacional, analisando casos e construindo uma visão estratégica coordenada do agronegócio brasileiro.

O curso será realizado no Palácio do Itamaraty em Brasília (Sala Santiago Dantas no Ministério das Relações Exteriores).

Clique aqui para conhecer as etapas do Processo Seletivo

• Analisar as grandes transformações do agronegócio mundial em temas como comércio, acesso aos mercados, saúde e nutrição, sanidade, sustentabilidade, inovação, infraestrutura e outras;
  • Avaliar a dinâmica da inserção do agronegócio brasileiro no mundo, barreiras comerciais e oportunidades de mercado;
  • Discutir desafios, estratégias e políticas que ampliem o comércio, os investimentos, a presença qualificada e os desafios de comunicação no exterior;
  • Estudar casos específicos de cadeias do agronegócio brasileiro, buscando por novas oportunidades e estratégias que visem a sua melhor inserção internacional.

Diplomatas, funcionários do Itamaraty e dos Ministérios da Agricultura (MAPA), Economia e APEX, além de outros profissionais de órgãos e agências públicas relacionados com o tema.

Desejável formação superior completa.

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Baixe os seguintes documentos:

Faça o upload dos documentos abaixo:

• Termo de responsabilidade assinado
  • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.