O Brasil no Agronegócio Global

Curso de Curta Duração

Em meio à crescente demanda global por produtos do agronegócio, motivada pelos avanços populacional e de renda per capita, o Brasil desponta-se entre os maiores exportadores mundiais graças à sua capacidade de produção e produtividade. No entanto, o mercado mundial vem apresentando grandes transformações e novas exigências, para as quais o agronegócio deve estar preparado, demandando profissionais do setor público que entendam estas novas dinâmicas e atuem de forma inteligente e coordenada para ampliar a inserção internacional do país.

I – Agronegócio global e a inserção do Brasil: pretende-se contextualizar o atual cenário e os grandes desafios e transformações do agronegócio no mundo, lançando foco sobre questões como o crescimento e dinâmica global; competitividade e inserção internacional; investimentos; uso da terra e sustentabilidade; segurança alimentar; sanidade e segurança do alimento; saúde e nutrição; e comunicação e imagem.

II – Análise das Macrorregiões e acesso a mercados: serão apresentados dados e informações sobre mercados-destino relevantes do agronegócio brasileiro, blocos econômicos e fluxos de comércio, com foco na inserção competitiva e sustentável do país. Serão avaliadas questões relativas ao acesso a mercados, como acordos internacionais, barreiras, negociações e políticas comerciais.

III –Desafios, visão estratégica e políticas: serão destacadas questões emergentes, como desafios de sanidade e segurança do alimento, diferenciação e agregação de valor de produtos e cadeias e o desafio de imagem e comunicação internacional, analisando casos concretos, construindo uma visão estratégica coordenada e identificando as políticas públicas mais relevantes para o agronegócio brasileiro no exterior.

O curso é parte de uma parceria institucional do Insper, com o MRE como copromotor e a FUNAG como organização parceira.

Parceria:

Clique aqui para conhecer as etapas do Processo Seletivo

Como objetivo de aprendizagem, o aluno ao final do curso deverá estar apto a:

• Analisar as grandes transformações do agronegócio mundial em temas como comércio, acesso aos mercados, saúde e nutrição, sanidade, sustentabilidade, inovação, infraestrutura e outras;
  • Avaliar a dinâmica da inserção do agronegócio brasileiro no mundo, barreiras comerciais e oportunidades de mercado;
  • Discutir desafios, estratégias e políticas que ampliem o comércio, os investimentos, a presença qualificada e os desafios de comunicação no exterior;
  • Estudar casos específicos de cadeias do agronegócio brasileiro, buscando por novas oportunidades e estratégias que visem a sua melhor inserção internacional.

40 interessados que sejam diplomatas do Itamaraty (lotados em Brasília ou no exterior), funcionários da APEX e servidores do Ministério da Agricultura e instituições vinculados ao MAPA. Será oferecida uma bolsa integral de custeio para os candidatos selecionados vinculados ao setor público.

Desejável formação superior completa.

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Baixe os seguintes documentos:

Faça o upload dos documentos abaixo:

• Termo de compromisso assinado
  • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Seg

Out

Carga horária: 28h aulas online e 2h trabalhos em grupo

Início das aulas: 19 de outubro de 2020

Fim das aulas: 6 de novembro de 2020

1ª Semana: 19 a 23 de outubro de 2020 9h às 12h Horário de Brasília | 2ª Semana: 3, 4, 5, 6 de novembro 9h às 12h Horário de Brasília (no dia 4 a aula irá até 13h)

As inscrições estarão abertas a partir das 9h do dia 01 de setembro até às 18h do dia 19 de setembro de 2020. Os resultados do processo seletivo serão divulgados em 25/09/2020.

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

PROGRAMA E INVESTIMENTO

Baixe aqui o programa do curso e investimento.