O Brasil no Agronegócio Global

Curso de Curta Duração

Em meio à crescente demanda global por produtos do agronegócio, motivada pelos avanços populacional e de renda per capita, o Brasil destaca-se entre os maiores exportadores mundiais graças à sua capacidade de produção e produtividade. No entanto, o mercado mundial vem apresentando grandes transformações e novas exigências, para as quais o agronegócio deve estar preparado, demandando profissionais que entendam estas novas dinâmicas e atuem de forma inteligente e coordenada para ampliar a inserção internacional do País. Em sua quarta edição, o curso “O Brasil no Agronegócio Global’ apresentará uma visão ampla dos principais desafios que envolvem o agronegócio brasileiro neste novo contexto global.

I – Agronegócio global e a inserção do Brasil: pretende-se contextualizar o atual cenário e os grandes desafios e transformações do agronegócio no mundo, lançando foco sobre questões como o crescimento e dinâmica global; competitividade e inserção internacional; investimentos; uso da terra e sustentabilidade; segurança alimentar; sanidade e segurança do alimento; saúde e nutrição; e comunicação e imagem..

II – Análise das Macrorregiões e acesso a mercados: serão apresentados dados e informações sobre mercados-destino relevantes do agronegócio brasileiro, blocos econômicos e fluxos de comércio, com foco na inserção competitiva e sustentável do país. Serão avaliadas questões relativas ao acesso a mercados, como acordos internacionais, barreiras, negociações e políticas comerciais.

III –Desafios, visão estratégica e políticas: serão destacadas questões emergentes, como desafios de sanidade e segurança do alimento, diferenciação e agregação de valor de produtos e cadeias e o desafio de imagem e comunicação internacional, analisando casos concretos, construindo uma visão estratégica coordenada e identificando as políticas públicas mais relevantes para o agronegócio brasileiro no exterior.

O curso é parte de uma parceria institucional do Insper, com o MRE como copromotor e a FUNAG como organização parceira.

Parceria:

Como objetivo de aprendizagem, o aluno ao final do curso deverá estar apto a:

  • Analisar as grandes transformações do agronegócio mundial em temas como comércio, acesso aos mercados, saúde e nutrição, sanidade, sustentabilidade, inovação, infraestrutura e outras;
  • Avaliar a dinâmica da inserção do agronegócio brasileiro no mundo, barreiras comerciais e oportunidades de mercado;
  • Discutir desafios, estratégias e políticas que ampliem o comércio, os investimentos, a presença qualificada e os desafios de comunicação no exterior;
  • Estudar casos específicos de cadeias do agronegócio brasileiro, buscando por novas oportunidades e estratégias que visem a sua melhor inserção internacional.

Profissionais de mercado interessados na inserção do agronegócio no mercado global, Associações, Terceiro Setor, Servidores Públicos que atuem diretamente com a temática, como diplomatas do Itamaraty (lotados em Brasília ou no exterior), funcionários da APEX, servidores do Ministério da Agricultura e instituições vinculados ao MAPA e servidores do Ministério da Economia.

Pré-requisitos

Desejável formação superior completa e que atue diretamente com a inserção e promoção do agronegócio brasileiro no mercado global

 

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB2022* Valor com desconto para Alumni 2022* valor integral do curso 2022
À vista (boleto ou cartão) R$ 5.560,79 R$ 4.633,99 R$ 6.178,65
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 556,08 R$ 463,39 R$ 617,86

*EB (10% de desconto) para matrículas antecipadas: no formato Live Learning, em até 15 dias antes do início das aulas. Para as turmas presenciais, em até 25 dias antes do início das aulas. 

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Desconto de 5% concedido para pagamento à vista (não cumulativo com EB e alumni). 

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

Após realizadas as inscrições, ofereceremos um número limitado de bolsas integrais exclusivamente destinadas a funcionários do Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), APEX Brasil e Ministério da Economia. A seleção dos bolsistas ficará exclusivamente a cargo do Insper, respeitando critérios como: ordem das inscrições recebidas, recebimento de documentos e fichas devidamente preenchidas, atendimento dos critérios de elegibilidade dos bolsistas, experiência curricular prévia relatada e documentada, vínculo de atuação profissional relacionado com os temas do curso.

Ressaltamos que o número de bolsas é limitado, a candidatura para a bolsa de estudos no curso não garante a disponibilidade da mesma, mesmo que o candidato preencha os requisitos necessários.

Conteúdo Programático

Caracterização e visão geral do Agronegócio Brasileiro

Mais
  • Conceitos e definições de agronegócio e sistemas agroindustriais;
  • Orientações para elaboração dos trabalhos de avaliação;
  • Modelos produtivos e sistemas organizacionais

Dinâmica da inserção internacional do agronegócio brasileiro

Mais
  • Cenário global, competitividade e impacto no Brasil;
  • Dinâmica do comércio exterior;
  • Geopolítica, protecionismo e acesso a mercados
  • Impacto da Covid, segurança do alimento, infraestrutura e inovação;

Agregação de valor no agronegócio: desafios e casos de sucesso

Mais
  • Conceito e formas de agregação de valor e diferenciação de produtos e cadeias;
  • Marketing, canais, certificações, IGs e formas de diferenciação;
  • Estudos de caso.

Macrorregiões do agronegócio global: China, Europa, EUA, Sul e Sudeste Asiático, Oriente Médio e África

Mais
  • Fluxos de comércio e barreiras tarifárias e não tarifárias;
  • Dinâmicas regionais do agronegócio e especificidades locais;
  • Interesses brasileiros em cada macrorregião.

Questões sanitárias e o comércio internacional

Mais
  • O papel das organizações intergovernamentais no comercio;
  • Aspectos sanitários e acesso aos mercados;
  • Crises alimentares e reações dos mercados;
  • Protecionismo no setor alimentar: restrições técnicas e sanitárias;
  • Respostas às novas tendências de consumo.

Sustentabilidade do agronegócio brasileiro

Mais
  • Uso da terra e desmatamento;
  • Mudanças do clima;
  • Biodiversidade;
  • Comércio e meio ambiente;
  • Percepção dos consumidores e novas tendências.

Imagem e comunicação do agro no exterior

Mais
  • Conceitos, métodos e desafios de comunicação;
  • Benchmarkings internacionais;
  • Papel do governo, setor privado e academia.

Debate sobre as perspectivas da inserção internacional do Brasil

Mais
  • Competitividade e sustentabilidade;
  • Diversificação e diferenciação de produtos;
  • O papel do setor público e do setor privado;
  • Desafios de imagem e comunicação.

Com participação de:

  • Marcelo Duarte Monteiro – Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), sediado em Singapura, e gestor de programa Cotton Brazil na Ásia.

Corpo docente

Perfil de Marcos Sawaya Jank

Marcos Sawaya Jank

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP, Mestre em Política Agrícola em Montpellier-França, Doutor em Administração pela FEA-USP e Livre Docente pela ESALQ.
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Perfil de Leandro Gilio

Leandro Gilio

Pesquisador do Insper Agro Global. Economista (FEA-RP/USP); Mestre e Doutor em economia aplicada (ESALQ/USP). Especialista em agroenergia e gestão de negócios (ESALQ/USP). Foi pesquisador de Macroeconomia do CEPEA.
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Perfil de Sulivan Alves

Sulivan Alves

Diretora Técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Zootecnista (UFRRJ), Doutora em Física do Ambiente Agrícola (ESALQ/USP). Atua há mais de 10 anos em temas como a produção animal, assuntos regulatórios, relações governamentais e sustentabilidade, tendo passagens profissionais pelo setor privado e pela academia, com participações em comitês internacionais de defesa setorial.
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Perfil de José Luiz Tejon

José Luiz Tejon

Coordenador acadêmico de Master Science em Food & Agribusiness Management em Nantes/França. Doutor em Educação (Universidad de La Empresa/Uruguai). Mestre em Educação, Arte e Cultura (Mackenzie). Jornalista e publicitário. Especializações em Harvard/EUA, MIT/EUA e INSEAD/França.
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Perfil de Ligia Dutra

Ligia Dutra

Superintendente de Relações Internacionais da CNA. Atuou como Advogada, professora de Direito Internacional Público, gerente jurídica na Procuradoria Geral da República e analista de negócios internacionais na Apex-Brasil. Possui graduação em Direito pela UNESP e mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
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Rodrigo Lima

Sócio-Diretor do Agroicone. Mestre em Direito Internacional (UFSC). Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais (PUC-SP). Desenvolve projetos voltados ao desenvolvimento sustentável de cadeias produtivas agropecuárias.
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Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Seg

17

Out

Matutino

Carga horária: 30h aulas online e 2h trabalhos em grupo

Início das aulas: 17 de outubro de 2022

Fim das aulas: 28 de outubro de 2022

Segundas a sexta-feira, das 09h às 12h

Encerramento das matrículas*: 14 de outubro de 2022

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.