O Brasil no Agronegócio Global

Curso de Curta Duração

Em meio à crescente demanda global por produtos do agronegócio, motivada pelos avanços populacional e de renda per capita, o Brasil destaca-se entre os maiores exportadores mundiais graças à sua capacidade de produção e produtividade. Além disso, o mercado mundial vem apresentando grandes transformações e novas exigências, para as quais o agronegócio deve estar preparado, demandando profissionais do setor público que entendam estas novas dinâmicas e atuem de forma inteligente e coordenada para ampliar a inserção internacional do País. Em sua terceira edição, o curso “O Brasil no Agronegócio Global’ buscará apresentar uma visão ampla dos principais desafios que envolvem o agronegócio brasileiro neste novo contexto global.

I – Agronegócio global e a inserção do Brasil: pretende-se contextualizar o atual cenário e os grandes desafios e transformações do agronegócio no mundo, lançando foco sobre questões como o crescimento e dinâmica global; competitividade e inserção internacional; investimentos; uso da terra e sustentabilidade; segurança alimentar; sanidade e segurança do alimento; saúde e nutrição; e comunicação e imagem..

II – Análise das Macrorregiões e acesso a mercados: serão apresentados dados e informações sobre mercados-destino relevantes do agronegócio brasileiro, blocos econômicos e fluxos de comércio, com foco na inserção competitiva e sustentável do país. Serão avaliadas questões relativas ao acesso a mercados, como acordos internacionais, barreiras, negociações e políticas comerciais.

III –Desafios, visão estratégica e políticas: serão destacadas questões emergentes, como desafios de sanidade e segurança do alimento, diferenciação e agregação de valor de produtos e cadeias e o desafio de imagem e comunicação internacional, analisando casos concretos, construindo uma visão estratégica coordenada e identificando as políticas públicas mais relevantes para o agronegócio brasileiro no exterior.

O curso é parte de uma parceria institucional do Insper, com o MRE como copromotor e a FUNAG como organização parceira.

Parceria:

Clique aqui para conhecer as etapas do Processo Seletivo

Como objetivo de aprendizagem, o aluno ao final do curso deverá estar apto a:

  • Analisar as grandes transformações do agronegócio mundial em temas como comércio, acesso aos mercados, saúde e nutrição, sanidade, sustentabilidade, inovação, infraestrutura e outras;
  • Avaliar a dinâmica da inserção do agronegócio brasileiro no mundo, barreiras comerciais e oportunidades de mercado;
  • Discutir desafios, estratégias e políticas que ampliem o comércio, os investimentos, a presença qualificada e os desafios de comunicação no exterior;
  • Estudar casos específicos de cadeias do agronegócio brasileiro, buscando por novas oportunidades e estratégias que visem a sua melhor inserção internacional.

40 interessados que sejam diplomatas do Itamaraty (lotados em Brasília ou no exterior), funcionários da APEX, servidores do Ministério da Agricultura e instituições vinculados ao MAPA e servidores do Ministério da Economia.

Pré-requisitos

Desejável formação superior completa.

 

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Documentação

Baixe os seguintes documentos:

Faça o upload dos documentos abaixo:

  • Termo de compromisso assinado
  • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Conteúdo Programático

Caracterização e visão geral do Agronegócio Brasileiro

Mais
  • Conceitos e definições de agronegócio e sistemas agroindustriais;
  • Orientações para elaboração dos trabalhos de avaliação;
  • Modelos produtivos e sistemas organizacionais

Dinâmica da inserção internacional do agronegócio brasileiro

Mais
  • Cenário global, competitividade e impacto no Brasil;
  • Dinâmica do comércio exterior;
  • Geopolítica, protecionismo e acesso a mercados
  • Impacto da Covid, segurança do alimento, infraestrutura e inovação;

Agregação de valor no agronegócio: desafios e casos de sucesso

Mais
  • Conceito e formas de agregação de valor e diferenciação de produtos e cadeias;
  • Marketing, canais, certificações, IGs e formas de diferenciação;
  • Estudos de caso.

Macrorregiões do agronegócio global: China, Europa, EUA, Sul e Sudeste Asiático, Oriente Médio e África

Mais
  • Fluxos de comércio e barreiras tarifárias e não tarifárias;
  • Dinâmicas regionais do agronegócio e especificidades locais;
  • Interesses brasileiros em cada macrorregião.

Questões sanitárias e o comércio internacional

Mais
  • O papel das organizações intergovernamentais no comercio;
  • Aspectos sanitários e acesso aos mercados;
  • Crises alimentares e reações dos mercados;
  • Protecionismo no setor alimentar: restrições técnicas e sanitárias;
  • Respostas às novas tendências de consumo.

Sustentabilidade do agronegócio brasileiro

Mais
  • Uso da terra e desmatamento;
  • Mudanças do clima;
  • Biodiversidade;
  • Comércio e meio ambiente;
  • Percepção dos consumidores e novas tendências.

Imagem e comunicação do agro no exterior

Mais
  • Conceitos, métodos e desafios de comunicação;
  • Benchmarkings internacionais;
  • Papel do governo, setor privado e academia.

Debate sobre as perspectivas da inserção internacional do Brasil

Mais
  • Competitividade e sustentabilidade;
  • Diversificação e diferenciação de produtos;
  • O papel do setor público e do setor privado;
  • Desafios de imagem e comunicação.

Com participação de:

  • Marcello Brito – Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).
  • Marcelo Duarte Monteiro – Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), sediado em Singapura, e gestor de programa Cotton Brazil na Ásia.

Corpo docente


Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Seg

8

Nov

Matinal

Carga horária: 30h aulas online e 2h trabalhos em grupo

Início das aulas: 8 de novembro de 2021

Fim das aulas: 26 de novembro de 2021

1ª Semana: 8 a 12 de novembro de 2021 | 2ª Semana: 22 a 26 de novembro de 2021 | 9h às 12h (Horário de Brasília)

Encerramento das matrículas*: 1 de outubro de 2021

Período de inscrições:
13 de setembro a 1 de outubro

Divulgação do processo seletivo:
15 de outubro

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

PROGRAMA E INVESTIMENTO

Baixe aqui o programa do curso e investimento.