Curso de Curta Duração
Em meio à crescente demanda global por produtos do agronegócio, motivada pelos avanços populacional e de renda per capita, o Brasil destaca-se entre os maiores exportadores mundiais graças à sua capacidade de produção e produtividade. Além disso, o mercado mundial vem apresentando grandes transformações e novas exigências, para as quais o agronegócio deve estar preparado, demandando profissionais do setor público que entendam estas novas dinâmicas e atuem de forma inteligente e coordenada para ampliar a inserção internacional do País. Em sua segunda edição, o curso “O Brasil no Agronegócio Global’ buscará apresentar uma visão ampla dos principais desafios que envolvem o agronegócio brasileiro neste novo contexto global.
I – Agronegócio global e a inserção do Brasil: pretende-se contextualizar o atual cenário e os grandes desafios e transformações do agronegócio no mundo, lançando foco sobre questões como o crescimento e dinâmica global; competitividade e inserção internacional; investimentos; uso da terra e sustentabilidade; segurança alimentar; sanidade e segurança do alimento; saúde e nutrição; e comunicação e imagem..
II – Análise das Macrorregiões e acesso a mercados: serão apresentados dados e informações sobre mercados-destino relevantes do agronegócio brasileiro, blocos econômicos e fluxos de comércio, com foco na inserção competitiva e sustentável do país. Serão avaliadas questões relativas ao acesso a mercados, como acordos internacionais, barreiras, negociações e políticas comerciais.
III –Desafios, visão estratégica e políticas: serão destacadas questões emergentes, como desafios de sanidade e segurança do alimento, diferenciação e agregação de valor de produtos e cadeias e o desafio de imagem e comunicação internacional, analisando casos concretos, construindo uma visão estratégica coordenada e identificando as políticas públicas mais relevantes para o agronegócio brasileiro no exterior.
O curso é parte de uma parceria institucional do Insper, com o MRE como copromotor e a FUNAG como organização parceira.
Parceria:
Como objetivo de aprendizagem, o aluno ao final do curso deverá estar apto a:
40 interessados que sejam diplomatas do Itamaraty (lotados em Brasília ou no exterior), funcionários da APEX, servidores do Ministério da Agricultura e instituições vinculados ao MAPA e servidores do Ministério da Economia.
Pré-requisitos
Desejável formação superior completa.
O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:
Baixe os seguintes documentos:
Faça o upload dos documentos abaixo:
A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.
Caracterização e visão geral do Agronegócio Brasileiro
Dinâmica da inserção internacional do agronegócio brasileiro
Agregação de valor no agronegócio: desafios e casos de sucesso
Macrorregiões do agronegócio global: China, Europa, EUA, Sul e Sudeste Asiático, Oriente Médio e África
Questões sanitárias e o comércio internacional
Sustentabilidade do agronegócio brasileiro
Imagem e comunicação do agro no exterior
Debate sobre as perspectivas da inserção internacional do Brasil
Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores
Para mais informações acesse o protocolo de retorno.
Baixe aqui o programa do curso e investimento.