Narrativas de Impacto usando dados

Curso de Curta Duração

Qual a melhor maneira de comunicar temas complexos de forma efetiva e atraente no meio digital? Como fugir da cacofonia de imagens, vídeos e áudio da internet e criar um conteúdo memorável?

Alguns dos principais veículos jornalísticos do mundo estão resolvendo isso com o que chamamos de narrativas visuais de impacto. Misturando diferentes elementos multimídia, acrescentando texto e gráficos, jornalistas tem conseguido, em reportagens especiais, capturar a atenção e explicar grandes assuntos.

Basta ver como o New York Times noticia o desastre de Brumadinho ou um jornal de Milwaukee explica a queda de desempenho de alunos do ensino fundamental. Usando uma amálgama de técnicas narrativas, que vão do jornalismo de revista ao documentário, esses veículos conseguem se destacar em reportagens que engajam a audiência por mais tempo, mesmo em temas mais difíceis. As narrativas visuais começam a ser empregadas também fora de sites de notícias por ONGs e empresas para comunicar de maneira atraente pesquisas com muitos dados.

O curso Narrativas de Impacto usando dados  irá dar aos participantes as ferramentas necessárias para descobrir quando usar, como planejar e a melhor forma de executar conteúdos multimídia com alta densidade informacional.

• Como estruturar uma narrativa rica em visuais, da pauta ao roteiro
  • Diferenciar diferentes prós e contras de linguagens audiovisuais e escolher a melhor para cada tipo de conteúdo;
  • Listar ferramentas disponíveis e o cenário para o uso de cada;
  • Adotar melhores práticas para a comunicação de dados por infográficos
  • Compreender como as pessoas visualizam conteúdos online.
  • Como melhor utilizar representações de dados (gráficos).

Dirigido a profissionais da área de comunicação, de produtos editoriais ou do terceiro setor, que estejam interessados em novas técnicas narrativas; Repórteres, editores ou redatores em busca de atualização sobre novos formatos de mídia digital.

Desejável formação superior completa.

Faça sua inscrição pelo site e entre em contato com o Núcleo de Orientação ao Candidato para manifestar seu interesse em concorrer às bolsas de estudo, as quais serão avaliadas de acordo com a disponibilidade de vagas do curso.

NOCAN
Núcleo de Orientação ao Candidato: candidato@insper.edu.br

As solicitações ao NOCAN deverão ser feitas até o dia 18 de novembro de 2019.

O resultado será divulgado no dia 20 de novembro de 2020.

Cadastrar interesse

Entraremos em contato quando uma nova turma abrir.

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.