Educação executiva | Políticas Públicas | Mobilidade Urbana e seus Impactos Socioambientais

Mobilidade Urbana e seus Impactos Socioambientais

Quando:
1 de setembro de 2014 @ 0:00

O curso Mobilidade Urbana e Questões Socioambientais foi desenvolvido no âmbito da Cátedra Economia e Meio Ambiente, a fim de oferecer uma abordagem socioambiental que demonstra a relação existente entre a mobilidade urbana focada na função social do espaço viário e a pauta ambiental, entendida no contexto da saúde de todo ecossistema metropolitano.

A Cátedra de Economia e Meio Ambiente, uma parceria do Insper e do Instituto Escolhas, foi criada para colaborar com o ensino e a pesquisa das questões socioambientais contemporâneas e globais no Brasil, a partir da abordagem das Ciências Econômicas.

Esse curso de curta duração permitirá a discussão fundamentada sobre os principais dilemas enfrentados, atualmente, nas decisões que envolvem a Mobilidade Urbana e o Meio Ambiente – temas recorrentes na esfera pública metropolitana, mas que, muitas vezes, são tratados separadamente.

Durante as aulas, a mobilidade será abordada a partir de uma visão sistêmica, demonstrando que as escolhas de políticas públicas dialogam com a agenda social, no sentido mais amplo do direito à cidade, e que tem impacto direto na pauta ambiental. Além disso, o curso também oferece embasamento para a participação no debate público da formulação de políticas.

Conheça também outros cursos de Políticas Públicas que integram o programa de Educação Executiva do Insper!

OBJETIVOS

  • Compreender a importância do desenvolvimento urbano e o impacto das decisões desse campo para a mobilidade urbana;
  • Conhecer os princípios, diretrizes e objetivos para a mobilidade urbana, bem como as suas origens;
  • Estudar os dilemas (trade-offs) em torno da mobilidade urbana e o meio ambiente;
  • Avaliar as consequências de cada tomada de decisão relacionada à mobilidade para o meio ambiente;
  • Entender o processo de formulação de hipóteses para o desenvolvimento de políticas públicas.

 

Parceiro

instituto-escolhas

Corpo Docente

  • Fernando Haddad
  • Priscila Claro
  • Luiz Vieira Luiz Vieira
  • Fernando Haddad

    Fernando Haddad é acadêmico e político, graduou-se em direito pela USP, onde também fez o mestrado em Economia e doutorou-se em Filosofia. Trabalhou como analista de investimento no Unibanco, foi Subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo da administração. Integrou, ainda, o Ministério do Planejamento, oportunidade na qual elaborou o projeto de lei que instituiu as Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil. Foi ministro da Educação entre julho de 2005 e janeiro de 2012 e prefeito da cidade de São Paulo entre 2013 e 2016. Atualmente é professor licenciado da USP e atua no Insper desde maio deste ano.
  • Priscila Claro

    Professora do Insper, Coordenadora da Cátedra Economia e Meio Ambiente, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Meio Ambiente e Centros Urbanos e Coordenadora de Responsabilidade Social do Insper. É doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras, mestre em Gestão Sócio-ambiental na Universidade de Wageningen (WUR) na Holanda e graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Trabalhou no Instituto de Economia Agrícola em Haia na Holanda como pesquisadora Junior, foi pesquisadora do PENSA (Centro de Inteligência do Agronegócio) da FEA/USP de 2005 a 2007. Sua área de concentração é Estratégia, Gestão Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Os projetos de pesquisa atuais se focam em temas de Áreas de Preservação em Centros Urbanos, Desmatamento, Sustentabilidade Corporativa, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Ensino.
  • Luiz Vieira

    PhD em Engineering and Economics (nas áreas de transport economics, demand analysis and logistics) pelo M.I.T (Massachusetts Institute of Technology). Mestre pela Sloan School of Management, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em strategy and applied economics. Mestre pelo Operations Research Center, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em mathematical programming, network algorithms. Mestre em Engenharia de Transportes pelo COPPE/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com foco em métodos de planejamento e simulação. Possui graduação em Engenharia Civil pela UnB (Universidade de Brasília). Vice-Presidente da Strategy& (ex-Booz & Company), é líder da prática de Operações, Logística e Transportes na América Latina, baseado no escritório de São Paulo, Brasil. É especialista na gestão de programas de transformação, desenvolvimento estratégico e reestruturação de negócios, modelo de gestão e operação das empresas. Tem mais de 20 anos de experiência em setores como automotivo, indústrias de base, infraestrutura e operadores logísticos, agronegócio e produtos de consumo, na América Latina. Liderou projetos e programas no setor público e para organismos multilaterais, abrangendo áreas de planejamento, infraestrutura, regulação e políticas públicas e fortalecimento institucional. Além da consultoria, Luiz acumula experiência como Presidente/CEO da empresa Produzir S.A., joint venture entre Bunge e Dupont em agro-negócio, e professor do Insper nas disciplinas de Estratégia e Operações nos programas de MBA, Corporativos e MPA.

Carga horária:

24 horas

Perfil do participante

É destinado a profissionais do setor público, privado e do terceiro setor que tenham interesse em conhecer os princípios que norteiam a tomada de decisão no campo da mobilidade urbana, bem como seus principais dilemas e trade-offs.

É necessário ter formação superior.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 09/11/2017
    Fim: 11/11/2017

    Quinta e sexta-Feira, das 09h às 18h,
    e sábado, das 08h às 17h.