Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Políticas Públicas/Métricas para o jornalismo na era digital: definindo audiências e medindo o impacto

Métricas para o jornalismo na era digital: definindo audiências e medindo o impacto

Curso de Curta Duração

Na cultura jornalística brasileira, o profissional da área é principalmente um produtor de conteúdo. Em seu dia- -a-dia, o jornalista se aprofunda numa área, cultiva fontes, apura, produz e edita. O conhecimento e a interação com as audiências não estão no centro de suas preocupações. Na era digital, no entanto, a audiência tende a ocupar uma posição cada vez mais central. Afinal, são as pessoas que consomem a informação quem em última instância são responsáveis por conferir credibilidade e  relevância ao jornalista.

Com acesso a uma infinidade de dados de suas audiências, em tempo real, os jornalistas passam a ser demandados a também interagir com essas audiências. Essa nova dinâmica tem gerado profundas modificações e incertezas na profissão. E o profissional de comunicação precisa desenvolver a destreza em ler e lidar com suas audiências para estar cada vez mais presente neste meio digital.

O nosso curso Métricas para o jornalismo na era digital: definindo audiências e medindo o impacto foi desenhado para capacitar o jornalista para entender as métricas quantitativas e qualitativas da era digital e usá-las a seu favor. Um profissional de comunicação que sabe ler audiências aumenta o impacto do seu trabalho e tem diferenciais positivos no mercado. Isso vale para o trabalho de produção de conteúdo e também para o de gestão.
Foi-se o tempo em que o trabalho do jornalista acabava quando a reportagem era publicada. Hoje, é preciso não apenas saber como editar o trabalho jornalístico — com vídeos, gráficos e uma boa estratégia de distribuição — mas também acompanhar e aproveitar o feedback oferecido pelos consumidores de notícias.

 

 

Ao final do programa, os participantes estarão aptos a:

  • Definir o conceito de impacto para o trabalho jornalístico;
  • Achar o público apropriado e ter uma relação construtiva com as pessoas que os leem/ouvem/assistem;
  • Usar as métricas adequadas, qualitativas e quantitativas, para medir o impacto do trabalho jornalístico
  • Conhecer as mais recentes tecnologias e apresentar alternativas de ferramentas para medir o impacto desejado do trabalho jornalístico.

Dirigido a jornalistas e/ou profissionais da área da informação e comunicação que estejam interessados em aprofundar seus conhecimentos referentes à interação com audiências em ambientes digitais e ferramentas de mensuração de impacto.

Corpo Docente

Integral

Carga horária: 16 horas

Início das aulas: a definir

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Cadastrar interesse

Entraremos em contato quando uma nova turma abrir.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.