Mensuração de impacto social

Curso de Curta Duração

Todo programa social – seja uma ação, um projeto ou uma intervenção – é desenhado e implementado com o objetivo de modificar variáveis de relevância social, como, por exemplo, reduzir a pobreza ou o desemprego. Assim, é natural que, transcorrido algum tempo desde a sua implantação, deseje-se saber se os objetivos desse programa foram alcançados.

Todavia, nem toda mudança ocorrida na variável de interesse ao longo do processo de implantação de um programa é necessariamente devido a esse programa. Via de regra, uma variedade de outros fatores e outras ações também contribuem para o progresso ocorrido.

Nesse contexto, criamos o curso Mensuração de Impacto Social para formar gestores que busquem desenvolver o entendimento dos conceitos e metodologias envolvidas na avaliação de impacto com o objetivo de contratar, acompanhar e interpretar os resultados de uma avaliação desse tipo. Para isso, apresentaremos ferramentas que possibilitem conectar ações, produtos, resultados e impacto – como o desenvolvimento da teoria da mudança – e discutiremos metodologias de mensuração, sendo o foco os métodos de mensuração de impacto social experimentais ou quasi-experimentais, caracterizados pelo uso de grupos de comparação.

Esse curso é dirigido a gestores de programas sociais que gostariam de entender  como definir o impacto do seu programa; ou seja, o conceito de impacto, como esse impacto pode ser isolado da miríade de outros fatores que também influencia o resultado que o programa visa modificar; ou seja, a identificação do impacto, e como a magnitude desse impacto pode ser estimada; ou seja, a mensuração da magnitude do impacto.

Ao final, espera-se que os participantes consigam identificar resultados relevantes para as populações focalizadas pelo projeto e estimar, por conta própria, o impacto de programas sociais em situações simples.

Clique aqui para conhecer as etapas do Processo Seletivo

  • Diferenciar os conceitos de insumo, atividades, e resultados, dentro de um contexto de marco lógico e teoria da mudança;
  • Compreender o conceito de impacto social, como um contraste entre a realidade e o contar factual;
  • Conhecer estratégias factíveis para mensurar em condições simples o impacto social;
  • Avaliar fatores que influenciam a qualidade da detecção de impacto;
  • Discutir a viabilidade prática de uma avaliação.
  • Profissionais do Terceiro Setor
  • Fundações (corporativas ou familiares)
  • Institutos
  • Organizações sem fins lucrativos
  • Empreendedores sociais e fundos de investimento de impacto

Pré-requisitos

Desejável formação superior completa.
É esperado sólido raciocínio lógico e analítico dos participantes do curso. É desejável conhecimento básico em estatística.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 4.144,30 R$  3.453,58 R$ 4.604,78
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 414,43 R$ 345,35 R$ 460,47

*EB (10% de desconto) para matrículas antecipadas: no formato Live Learning, em até 15 dias antes do início das aulas. Para as turmas presenciais, em até 25 dias antes do início das aulas.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Desconto de 5% concedido para pagamento à vista (não cumulativo com EB e alumni).

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Corpo Docente

Sérgio Lazzarini

Ph.D. em Administração pela John M. Olin School of Business, Foi professor visitante na Harvard University.
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Perfil de Ricardo Paes de Barros

Ricardo Paes de Barros

Professor titular da cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper.
Ex-subsecretário de ações estratégicas da secretaria da presidência da república.
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Perfil de Carolina Pedrosa

Carolina Melo

Pesquisadora de pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI). Doutora em Economia dos Negócios pelo Insper e Mestre em Administração Pública pela Columbia University.
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Perfil de Naercio Menezes Filho

Naercio Menezes Filho

Ph.D. em Economia pela University of London, é pesquisador na área de Economia, com ênfase em Capital Humano e Organização Industrial.
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Perfil de Mirela de Carvalho

Mirela de Carvalho

Pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e no Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS).
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Perfil de Laura Muller Machado

Laura Muller Machado

Mestre em economia aplicada, professora e pesquisadora no Insper.
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Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Seg

30

Mai

Noturno

Carga horária: 24 horas

Início das aulas: 30 de maio de 2022

Fim das aulas: 22 de junho de 2022

segundas e quartas-feiras das 18h às 21h

Encerramento das matrículas*: 27 de maio de 2022

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Investimento: a partir de R$ 4.144,30
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

*Carga horária

24 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes.

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

PRÓXIMAS TURMAS

Entraremos em contato quando uma nova turma abrir.