Mensuração de impacto social

Curso de Curta Duração

Todo programa social – seja uma ação, um projeto ou uma intervenção – é desenhado e implementado com o objetivo de modificar variáveis de relevância social, como, por exemplo, reduzir a pobreza ou o desemprego. Assim, é natural que, transcorrido algum tempo desde a sua implantação, deseje-se saber se os objetivos desse programa foram alcançados.

Todavia, nem toda mudança ocorrida na variável de interesse ao longo do processo de implantação de um programa é necessariamente devido a esse programa. Via de regra, uma variedade de outros fatores e outras ações também contribuem para o progresso ocorrido.

Nesse contexto, criamos o curso “Mensuração de Impacto Social” para formar gestores que busquem desenvolver o entendimento dos conceitos e metodologias envolvidas na avaliação de impacto com o objetivo de contratar, acompanhar e interpretar os resultados de uma avaliação desse tipo. Para isso, apresentaremos ferramentas que possibilitem conectar ações, produtos, resultados e impacto – como o desenvolvimento da teoria da mudança – e discutiremos metodologias de mensuração, sendo o foco os métodos de mensuração de impacto social experimentais ou quasi-experimentais, caracterizados pelo uso de grupos de comparação.

Esse curso é dirigido a gestores de programas sociais que gostariam de entender  como definir o impacto do seu programa; ou seja, o conceito de impacto, como esse impacto pode ser isolado da miríade de outros fatores que também influencia o resultado que o programa visa modificar; ou seja, a identificação do impacto, e como a magnitude desse impacto pode ser estimada; ou seja, a mensuração da magnitude do impacto.

Ao final, espera-se que os participantes consigam identificar resultados relevantes para as populações focalizadas pelo projeto e estimar, por conta própria, o impacto de programas sociais em situações simples.

 

  • Compreender a construção da teoria da mudança do projeto, estabelecendo um modelo lógico que conecta as intervenções aos seus resultados mensuráveis;
  • Compreender o conceito de impacto social, com ênfase em comprovação do efeito causal de intervenções sobre resultados transformadores nas populações-alvo;
  • Discutir abordagens de verificação de impacto com o uso de técnicas experimentais e quasi-experimentais;
  • Avaliar fatores que influenciam a qualidade da detecção de impacto (incluindo poder do teste, efeito esperado da intervenção e tamanho da amostra necessário).
  • Profissionais do Terceiro Setor
  • Fundações (corporativas ou familiares)
  • Institutos
  • Organizações sem fins lucrativos
  • Empreendedores sociais e fundos de investimento de impacto
  • É necessário ter formação superior.

É esperado sólido raciocínio lógico e analítico dos participantes do curso. É desejável conhecimento básico em estatística.

Corpo Docente

Programa e Investimento

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