Educação executiva | Políticas Públicas | Mensuração de Impacto Social

Mensuração de Impacto Social

Quando:
1 de setembro de 2014 @ 0:00

No Brasil e no mundo, cresce a importância de atividades que gerem impacto social e, consequentemente, a necessidade de medi-lo. Nosso curso de curta duração  Mensuração de Impacto Social, com especial ênfase em discutir métodos para estimar o impacto de intervenções sobre resultados sociais transformadores, busca fornecer insumos para a avaliação de projetos ou negócios sociais, sejam eles implementados por fundações ou institutos (corporativas ou familiares), organizações da sociedade civil, empresas, negócios sociais, fundos de investimento de impacto ou governos.

Ao final do curso, você será capaz de entender princípios básicos sobre como estimar o impacto de intervenções sociais sobre resultados mensuráveis e relevantes para as populações-alvo do projeto, com ênfase em metodologias concebidas para estimar o efeito causal das intervenções sobre esses resultados.

Conheça também outros cursos de Estratégia e Negócios do Insper e esteja preparado para novos desafios!


OBJETIVOS

  • Compreender o conceito de impacto social, com ênfase em comprovação do efeito de intervenções sobre resultados transformadores nas populações-alvo;
  • Compreender a construção do modelo lógico e a ligação entre intervenções e resultados mensuráveis;
  • Discutir abordagens alternativas de verificação de impacto com o uso de técnicas Experimentais e quase-experimentais;
  • Avaliar fatores que influenciam a probabilidade de detecção de impacto (incluindo poder do teste, efeito esperado da intervenção e tamanho da amostra necessário).

 

Corpo Docente

  • Sérgio Lazzarini
  • Naercio Menezes Filho
  • Ricardo Paes de Barros
  • Sérgio Lazzarini

    PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University, EUA. É professor titular do Insper desde 2002 e Coordenador do Insper Metricis, um núcleo voltado para o apoio a investimentos de impacto. No primeiro semestre de 2010 e em janeiro de 2012 foi visitante na Harvard University. Recentemente tem pesquisado estratégias empresariais em mercados emergentes, como se estabelecem relações entre as empresas privadas e o setor público e o crescente campo dos investimentos de impacto. Seus mais recentes livros são Reinventing State Capitalism (com Aldo Musacchio), publicado pela Harvard University Press, e Capitalismo de Laços, pela Editora Campus/Elsevier.
  • Naercio Menezes Filho

    Doutor em Economia pela University College London (UCL). Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-docência na Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular (Cátedra IFB) e Coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Professor Associado da FEA-USP desde 1998.Professor do Insper desde 2005. Colunista do Valor Econômico e consultor da Fundação Itaú Social.
  • Ricardo Paes de Barros

    É graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale. Integrou o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) por mais de 30 anos, onde realizou inúmeras pesquisas focadas em questões relacionadas aos temas de desigualdade e pobreza, mercado de trabalho e educação no Brasil e na América Latina. Entre 1990 e 1996, Ricardo foi professor visitante da Universidade de Yale e, entre 1999 e 2002, diretor do Conselho de Estudos Sociais do IPEA. Entre 2011 e 2015, foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2015, assumiu a cátedra do Instituto Ayrton Senna (IAS) no Insper e também se tornou economista-chefe desse Instituto. Como acadêmico, publicou diversos artigos e livros sobre seus temas de pesquisa, recebendo importantes prêmios em reconhecimento ao seu trabalho. Entre eles, cabe destacar o Prêmio Haralambos Simeonidis em 1995 e em 2000 e o Prêmio Mario Henrique Simonsen em 2000. Ricardo foi agraciado com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2005, eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2010 e recebeu, em 2012, a primeira edição do Prêmio Celso Furtado em Estudos Sociais, oferecido pela Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences – TWAS).

Carga horária:

16 horas

Perfil do participante

  • Profissionais do Terceiro Setor
  • Fundações (corporativas ou familiares)
  • Institutos
  • Organizações sem fins lucrativos
  • Empreendedores sociais e fundos de investimento de impacto

É necessário ter formação superior.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 07/06/2018
    Fim: 08/06/2018

    Quinta e sexta-feira,
    das 09h às 18h