Educação executiva | Políticas Públicas | Investimentos em Parcerias Público-Privadas

Investimentos em Parcerias Público-Privadas

Quando:
23 de agosto de 2014 @ 0:00

Em parceria com a Católica Lisbon School of Business & Economics e com a Radar PPP, o Insper desenvolveu o curso de Educação Executiva chamado Investimentos em Parcerias Público Privadas. O programa apresenta a lógica de estruturação e gestão dos contratos de PPP, dando uma maior autonomia aos participantes para avaliar oportunidades de negócio, riscos e rentabilidade, além de suas particularidades normativas e regulatórias. O aprendizado será consolidado por meio de diversos estudos de caso, e análise de experiências exitosas e malsucedidas.

Objetivos do Curso

  • Avaliar as oportunidades e os riscos de investimento privado em serviços de utilidade pública;
  • Apresentar o panorama dos principais players envolvidos no mercado brasileiro de PPP;
  • Compreender a lógica de estruturação e gestão de contratos de PPP.

Durante 30 dias, nossos alunos também terão acesso ao banco de dados da Radar PPP, que conta com aproximadamente 1.000 projetos. No banco de dados, será possível consultar informações de projetos em diferentes estágios: processo licitatório, contratos acessórios (como verificadores independentes), aditivos, acompanhamento pelos órgãos de controle, entre outras.

Nas últimas décadas, motivadas por uma gestão mais eficiente, surgiram no Brasil várias modalidades alternativas de contratação do serviço público. As Parcerias Público-Privadas são um exemplo de modalidade alternativa de contratação e podem ser bastante adequadas num cenário de forte restrição fiscal e em que o país clama por maior eficiência na construção e operação de serviços de utilidade pública. É preciso alavancar o investimento privado no Brasil, porém, não há uma regra geral que seja aplicada a todos os casos e, é importante conhecer o que a teoria tem a contribuir, os casos de sucesso e fracasso, as principais lições obtidas para que se evite repetir os erros do passado.” Marcos Lisboa – Presidente do Insper fala sobre a importância deste curso em parceria com a UCP e o Radar PPP.

Sobre a Universidade Católica de Lisboa 

logo_catolica_lisboa

A CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics, de forma independente, destacou-se pelo intenso trabalho de avaliação da experiência portuguesa em Parcerias Público-Privadas. Foi a primeira Business School Portuguesa a integrar o restrito grupo de Business Schools do mundo que detêm a Triple Crown. É também a Business School líder em Portugal segundo o ranking do Financial Times, sendo a única escola parceira em Portugal do Programa Chartered Financial Analyst® (CFA), que é uma certificação internacionalmente reconhecida atribuída pelo CFA® Institute a escolas com rigorosos programas académicos na área de Finanças.

 

Sobre a Radar PPP

logo_radar_pp

A Radar PPP é uma consultoria dedicada especificamente a atuar no mercado de Parcerias Público-Privadas. A empresa desenvolveu um banco de dados exclusivo e uma estrutura de monitorando dedicada que acompanha, atualmente, mais de 650 projetos de concessão em todo o país, tornando a empresa referência no assunto.

Além de estudos de caso, os alunos participarão de uma mesa redonda e uma palestra para consolidarem o seu aprendizado e compartilharem experiências. Convidamos executivos de empresas que prestam serviços públicos e profissionais de carreira pública que já estiveram à frente de instituições públicas:

 

InsperAndré Marques
Ex-subsecretário de Concessões e PPP’s na cidade do Rio de Janeiro e Coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Insper

Moderador da mesa-redonda com convidados

Corpo Docente

  • Ricardo Ferreira Reis
  • Sérgio Lazzarini
  • Sandro Cabral
  • Felipe Sande Cruz Mattos Filgueiras
  • Kleber Luiz Zanchim
  • Guilherme de Ávila Naves
  • Isadora Chansky Cohen
  • Ricardo Ferreira Reis

    Tem PhD em Business Science and Applied Economics pela Wharton School, University of Pennsylvania, EUA. Possui licenciatura em Economia pela Universidade do Porto. É diretor adjunto da Catolica Lisbon School of Business and Economics da Universidade Católica Portuguesa, onde é professor nos programas de graduação, mestrados, MBA e formação executiva e diretor do Centro de Estudos Aplicados, onde coordena o Observatório para as PPPs em Portugal. Com vasta experiência na análise e estudos em PPPs em Portugal, tem orientado e co-orientado numerosas teses de mestrado sobre o tema, sendo autor e co-autor de vários artigos científicos na matéria e consultor do Ministério das Finanças de Portugal para a avaliação do risco financeiro das PPPs no País. Foi professor convidado e faculty fellow no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na Wharton School nos EUA, bem como em várias outras universidades internacionais. É membro do Advisory Panel on Budgeting and Public Expenditures da OCDE, tendo participado nas reuniões anuais dos responsáveis em PPPs e Infraestruturas da OCDE e do Group of Senior Experts da NATO/OTAN para melhoramento dos procedimentos de contratação de capacitação com recurso a fundos comuns da Aliança. É também membro não-executivo do board da CAIXAGEST, Grupo Caixa Geral de Depósitos, o maior banco português.
  • Sérgio Lazzarini

    PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University, EUA. É professor titular do Insper desde 2002 e Coordenador do Insper Metricis, um núcleo voltado para o apoio a investimentos de impacto. No primeiro semestre de 2010 e em janeiro de 2012 foi visitante na Harvard University. Recentemente tem pesquisado estratégias empresariais em mercados emergentes, como se estabelecem relações entre as empresas privadas e o setor público e o crescente campo dos investimentos de impacto. Seus mais recentes livros são Reinventing State Capitalism (com Aldo Musacchio), publicado pela Harvard University Press, e Capitalismo de Laços, pela Editora Campus/Elsevier.
  • Sandro Cabral

    Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em colaboração com a Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Engenharia de Produção-Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Seu campo de pesquisa engloba as interações entre as áreas de Estratégia em Organizações e Administração Pública, com especial atenção para temas ligados a Parcerias Público-Privadas (PPP), terceirização/reintegração, eficiência e organização de serviços públicos, títulos de impacto social. Autor de diversos artigos nacionais e internacionais envolvendo os seguintes temas: PPP, terceirização, eficiência e organização de serviços públicos, títulos de impacto social. Também possui experiência profissional em organizações privadas (Santista Têxtil, Grupo Bull, Dupont) e como consultor de empresas, governos e organizações multilaterais. É autor de artigos em revistas nacionais e internacionais. É Professor Associado do Insper e Professor licenciado da Escola de Administração da UFBA.
  • Felipe Sande Cruz Mattos Filgueiras

    Economista e Contador, formado em ambas graduações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP-USP). Mestrando em Administração com ênfase em Finanças pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Desde dezembro de 2012 atua como Consultor e Professor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (FIPE), principalmente, na modelagem econômico-financeira de projetos para diversos setores de infraestrutura. Anteriormente, ocupou o cargo de Controller na TWB Bahia, constavam entre as atribuições planejamento financeiro, controle orçamentário e de desempenho operacional, além da comunicação com o órgão regulador da concessão.
  • Kleber Luiz Zanchim

    Doutor pela Faculdade de Direito da USP. Professor do Insper Direito. Presidente da Comissão de Estudos de Saneamento do IASP. Consultor Jurídico da Presidência do Instituto de Engenharia. Membro Efetivo do Comitê Jurídico da Sociedade Rural Brasileira. Membro da Associação Brasileira de Lawtech e Legaltech - AB2L. Referenciado por (i) Chambers&Partners Latin America como Leading Lawyer in Projects and Public Law, (ii) Chambers&Partners Global in Projects, (iii) Who’s Who Legal in Project Finance, (iv) ILO/Clients Choice in Construction Category e (v) Revista Análise Advocacia entre os Mais Admirados em Infraestrutura e Regulatório e nos setores de Bancos, Agronegócio e Construção e Engenharia. Reconhecido nacional e internacionalmente como advogado estratégico em diversos setores econômicos como Infraestrutura, Bancos, Mercado Imobiliário, Agronegócio, Varejo e Alimentos e Bebidas. Especialista em Contratos, Infraestrutura, Imobiliário e Distressed Deals.
  • Guilherme de Ávila Naves

    Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental graduado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. APMG Certified PPP Professional, CP³P-F. Atuou como Coordenador da Unidade Setorial de PPP do Estádio do Mineirão e foi Gerente do Projeto de Infraestrutura da Copa do Mundo, no Governo do Estado de Minas Gerais. Participou da modelagem da concessão de estádios, centros de convenções e parques de exposições e foi responsável pela elaboração do contrato de verificação independente do desempenho das respectivas concessionárias. É coordenador de conteúdo dos principais eventos sobre PPPs do calendário brasileiro, organizados pela Radar PPP. Integra o time de consultoria estratégica da Radar PPP, com experiência multisetorial na preparação de projetos e regulação de contratos. Coordena a implementação da certificação internacional em PPPs criada pelo Banco Mundial no Brasil.
  • Isadora Chansky Cohen

    Responsável pela Unidade de Parcerias Público-Privadas e Secretário Técnico e Executivo do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização do Governo do Estado de São Paulo. Advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou a especialização em Direito da Infraestrutura e mestranda em Direito e Desenvolvimento ambas pela FGV Direito SP.

Carga horária:

24 horas

Perfil do participante

Destinado a investidores, empreendedores, financiadores, consultores e executivos do setor privado, bem como a gestores públicos ao nível federal, estadual e municipal com interesse em conhecer o modelo decisó- rio do setor privado para investimento em serviços normalmente providos pelo governo. É necessário ter formação superior.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 26/09/2018
    Fim: 28/09/2018

    Quarta a sexta-Feira, das 9h às 18h.