Investimentos em parcerias público-privadas

Curso de Curta Duração

Em parceria com a Católica Lisbon School of Business & Economics e com a Radar PPP, o Insper desenvolveu o curso de Educação Executiva chamado Investimentos em Parcerias Público Privadas. O programa apresenta a lógica de estruturação e gestão dos contratos de PPP, dando uma maior autonomia aos participantes para avaliar oportunidades de negócio, riscos e rentabilidade, além de suas particularidades normativas e regulatórias. O aprendizado será consolidado por meio de diversos estudos de caso, e análise de experiências exitosas e malsucedidas.

Marcos Lisboa:

“Nas últimas décadas, motivadas por uma gestão mais eficiente, surgiram no Brasil várias modalidades alternativas de contratação do serviço público. As Parcerias Público-Privadas são um exemplo de modalidade alternativa de contratação e podem ser bastante adequadas num cenário de forte restrição fiscal e em que o país clama por maior eficiência na construção e operação de serviços de utilidade pública. É preciso alavancar o investimento privado no Brasil, porém, não há uma regra geral que seja aplicada a todos os casos e, é importante conhecer o que a teoria tem a contribuir, os casos de sucesso e fracasso, as principais lições obtidas para que se evite repetir os erros do passado.” Marcos Lisboa – Presidente do Insper fala sobre a importância deste curso em parceria com a UCP e o Radar PPP.

Sobre a Universidade Católica de Lisboa

A CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics, de forma independente, destacou-se pelo intenso trabalho de avaliação da experiência portuguesa em Parcerias Público-Privadas. Foi a primeira Business School Portuguesa a integrar o restrito grupo de Business Schools do mundo que detêm a Triple Crown. É também a Business School líder em Portugal segundo o ranking do Financial Times, sendo a única escola parceira em Portugal do Programa Chartered Financial Analyst® (CFA), que é uma certificação internacionalmente reconhecida atribuída pelo CFA® Institute a escolas com rigorosos programas académicos na área de Finanças.

Sobre a Radar PPP

A Radar PPP é uma consultoria dedicada especificamente a atuar no mercado de Parcerias Público-Privadas. A empresa desenvolveu um banco de dados exclusivo e uma estrutura de monitorando dedicada que acompanha, atualmente, mais de 650 projetos de concessão em todo o país, tornando a empresa referência no assunto.

Além de estudos de caso, os alunos participarão de uma mesa redonda e uma palestra para consolidarem o seu aprendizado e compartilharem experiências. Convidamos executivos de empresas que prestam serviços públicos e profissionais de carreira pública que já estiveram à frente de instituições públicas:

André Marques
Ex-subsecretário de Concessões e PPP’s na cidade do Rio de Janeiro e Coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Insper
Moderador da mesa-redonda

Miguel Noronha
Managing Director da Brasil IP
Acionista da maior PPP de Iluminação Pública em operação no Brasil, em Belo Horizonte

Philippe Enaud
É presidente-fundador da Vivante, empresa especializada em serviços de facilities, operação de infraestrutura e gestão de utilidades, acionista de três PPPs de saúde no Brasil, além de atuação em projetos público-privados no setor de educação.

Fernando Evanyr
Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Terracom Construções Ltda., empresa acionista de concessões de aeroportos e serviços de água e esgoto, e com destacada atuação recente na fase de estruturação de PPPs de resíduos sólidos, atendimento ao cidadão e IP.

• Avaliar as oportunidades e os riscos de investimento privado em serviços de utilidade pública;
  • Apresentar o panorama dos principais players envolvidos no mercado brasileiro de PPP;
  • Compreender a lógica de estruturação e gestão de contratos de PPP.

Durante 30 dias, nossos alunos também terão acesso ao banco de dados da Radar PPP, que conta com aproximadamente 1.000 projetos. No banco de dados, será possível consultar informações de projetos em diferentes estágios: processo licitatório, contratos acessórios (como verificadores independentes), aditivos, acompanhamento pelos órgãos de controle, entre outras.

Destinado a investidores, empreendedores, financiadores, consultores e executivos do setor privado, bem como a gestores públicos ao nível federal, estadual e municipal com interesse em conhecer o modelo decisó- rio do setor privado para investimento em serviços normalmente providos pelo governo. É necessário ter formação superior.

Carga horária: 24 horas

Início das aulas: a definir

Cadastrar interesse

Entraremos em contato quando uma nova turma abrir.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.