Investimentos em parcerias público-privadas

Curso de Curta Duração

Em parceria com a Católica Lisbon School of Business & Economics e com a Radar PPP, o Insper desenvolveu o curso Investimentos em Parcerias Público Privadas. O programa apresenta a lógica de estruturação e gestão dos contratos de PPP, dando uma maior autonomia aos participantes para avaliar oportunidades de negócio, riscos e rentabilidade, além de suas particularidades normativas e regulatórias. O aprendizado será consolidado por meio de diversos estudos de caso, e análise de experiências exitosas e malsucedidas.

Marcos Lisboa:

“Nas últimas décadas, motivadas por uma gestão mais eficiente, surgiram no Brasil várias modalidades alternativas de contratação do serviço público. As Parcerias Público-Privadas são um exemplo de modalidade alternativa de contratação e podem ser bastante adequadas num cenário de forte restrição fiscal e em que o país clama por maior eficiência na construção e operação de serviços de utilidade pública. É preciso alavancar o investimento privado no Brasil, porém, não há uma regra geral que seja aplicada a todos os casos e, é importante conhecer o que a teoria tem a contribuir, os casos de sucesso e fracasso, as principais lições obtidas para que se evite repetir os erros do passado.” Marcos Lisboa – Presidente do Insper fala sobre a importância deste curso em parceria com a UCP e o Radar PPP.

Sobre a Universidade Católica de Lisboa

A CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics, de forma independente, destacou-se pelo intenso trabalho de avaliação da experiência portuguesa em Parcerias Público-Privadas. Foi a primeira Business School Portuguesa a integrar o restrito grupo de Business Schools do mundo que detêm a Triple Crown. É também a Business School líder em Portugal segundo o ranking do Financial Times, sendo a única escola parceira em Portugal do Programa Chartered Financial Analyst® (CFA), que é uma certificação internacionalmente reconhecida atribuída pelo CFA® Institute a escolas com rigorosos programas académicos na área de Finanças.

Sobre a Radar PPP

A Radar PPP é uma consultoria dedicada especificamente a atuar no mercado de Parcerias Público-Privadas. A empresa desenvolveu um banco de dados exclusivo e uma estrutura de monitorando dedicada que acompanha, atualmente, mais de 650 projetos de concessão em todo o país, tornando a empresa referência no assunto.

Mesa redonda

Além de estudos de caso, os alunos participarão de uma mesa redonda e uma palestra para consolidarem o seu aprendizado e compartilharem experiências. Convidamos executivos de empresas que prestam serviços públicos e profissionais de carreira pública que já estiveram à frente de instituições públicas:

Moderador da mesa redonda:

Guilherme Naves | Insper

Convidados:

Tarcila Reis | Governo do Estado de São Paulo

Subsecretária de Parcerias do Governo do Estado de São Paulo e Professora da FGV Direito SP. Doutora pela SciencesPo Paris, com um ano de pesquisas em Harvard. Mestre em Direito pela Universidade de Paris (Panthéon-Sorbonne). Mestre em Política Comparada pela London School of Economics. Visiting Scholar no Departamento de Ciência Política do MIT.

Ruz Gonzales | Diretor-Presidente – InovaBH

Administrador de empresas com MBA em Gestão Empresarial pela New York University (NYU). Atuou como responsável pela área de Novos Negócios da Transpes e assumiu a Presidência da Inova BH, primeira PPP de Educação do país, cargo que exerce atualmente. Alumni da educação executiva do Insper

Federico Lagreca | Diretor Comercial – Suez

Sólida trajetória profissional focada em desenvolvimento, gestão e direção de novos negócios em infraestrutura no Setor Público e Privado. Engenheiro civil com pós graduação e MBA pela FIA-USP. Profissional certificado pela APMG International em PPPs (CP3P-F). PMP. Ocupou posições de destaque em empresas como ACCIONA, Construtora OAS e SETAL, antes de assumir a diretoria comercial da Suez, em 2016

Marney Tadeu Antunes | Diretor de Distribuição | Diretor Comercial – EDP

À frente da empresa que distribui energia para as regiões do Alto do Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte e com larga experiência no setor. Mais de 30 anos de experiência no setor, tendo atuado em empresas como a Companhia Energética de São Paulo (CESP), Elektro e CPFL Energia, ocupando posições estratégicas e de liderança.

• Avaliar as oportunidades e os riscos de investimento privado em serviços de utilidade pública;
  • Apresentar o panorama dos principais players envolvidos no mercado brasileiro de PPP;
  • Compreender a lógica de estruturação e gestão de contratos de PPP.

Durante 30 dias, nossos alunos também terão acesso ao banco de dados da Radar PPP, que conta com aproximadamente 1.000 projetos. No banco de dados, será possível consultar informações de projetos em diferentes estágios: processo licitatório, contratos acessórios (como verificadores independentes), aditivos, acompanhamento pelos órgãos de controle, entre outras.

Destinado a investidores, empreendedores, financiadores, consultores e executivos do setor privado, bem como a gestores públicos ao nível federal, estadual e municipal com interesse em conhecer o modelo decisó- rio do setor privado para investimento em serviços normalmente providos pelo governo. É necessário ter formação superior.

Ter formação superior.

Corpo Docente

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.