Educação executiva | Políticas Públicas | Investimentos em Parcerias Público-Privadas
20170515_investimentos-em-parcerias-publico-privadas_paginaEE

Investimentos em Parcerias Público-Privadas

Quando:
23 de agosto de 2017 – sábado all-day

Em parceria com a Católica Lisbon School of Business & Economics e com a Radar PPP, o Insper desenvolveu o curso de Educação Executiva chamado Investimentos em Parcerias Público Privadas. O programa apresenta a lógica de estruturação e gestão dos contratos de PPP, dando uma maior autonomia aos participantes para avaliar oportunidades de negócio, riscos e rentabilidade, além de suas particularidades normativas e regulatórias. O aprendizado será consolidado por meio de diversos estudos de caso, e análise de experiências exitosas e malsucedidas.

Objetivos do Curso

  • Avaliar as oportunidades e os riscos de investimento privado em serviços de utilidade pública;
  • Apresentar o panorama dos principais players envolvidos no mercado brasileiro de PPP;
  • Compreender a lógica de estruturação e gestão de contratos de PPP.

Durante 3 (três) meses, nossos alunos também terão acesso ao banco de dados da Radar PPP, que conta com aproximadamente 1.000 projetos. No banco de dados, será possível consultar informações de projetos em diferentes estágios: processo licitatório, contratos acessórios (como verificadores independentes), aditivos, acompanhamento pelos órgãos de controle, entre outras.

Nas últimas décadas, motivadas por uma gestão mais eficiente, surgiram no Brasil várias modalidades alternativas de contratação do serviço público. As Parcerias Público-Privadas são um exemplo de modalidade alternativa de contratação e podem ser bastante adequadas num cenário de forte restrição fiscal e em que o país clama por maior eficiência na construção e operação de serviços de utilidade pública. É preciso alavancar o investimento privado no Brasil, porém, não há uma regra geral que seja aplicada a todos os casos e, é importante conhecer o que a teoria tem a contribuir, os casos de sucesso e fracasso, as principais lições obtidas para que se evite repetir os erros do passado.” Marcos Lisboa – Presidente do Insper fala sobre a importância deste curso em parceria com a UCP e o Radar PPP.

Sobre a Universidade Católica de Lisboa 

logo_catolica_lisboa

A CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics, de forma independente, destacou-se pelo intenso trabalho de avaliação da experiência portuguesa em Parcerias Público-Privadas. Foi a primeira Business School Portuguesa a integrar o restrito grupo de Business Schools do mundo que detêm a Triple Crown. É também a Business School líder em Portugal segundo o ranking do Financial Times, sendo a única escola parceira em Portugal do Programa Chartered Financial Analyst® (CFA), que é uma certificação internacionalmente reconhecida atribuída pelo CFA® Institute a escolas com rigorosos programas académicos na área de Finanças.

 

Sobre a Radar PPP

logo_radar_pp

A Radar PPP é uma consultoria dedicada especificamente a atuar no mercado de Parcerias Público-Privadas. A empresa desenvolveu um banco de dados exclusivo e uma estrutura de monitorando dedicada que acompanha, atualmente, mais de 650 projetos de concessão em todo o país, tornando a empresa referência no assunto.

Corpo Docente

  • Marcos Siqueira Moraes Marcos Siqueira Moraes
  • Ricardo Ferreira Reis Ricardo Ferreira Reis
  • Sérgio Lazzarini Sérgio Lazzarini
  • Sandro Cabral Sandro Cabral
  • André Luiz Marques André Luiz Marques
  • Marcos Siqueira Moraes

    Mestre em Public Policy pela University of Sheffield (UK) e graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. É sócio da Radar PPP e possui trajetória de mais de uma década na estruturação de projetos e programas de PPP. Foi o diretor do Programa de PPP de Minas Gerais, impulsionando o programa estadual para se tornar um dos mais diversos e bem sucedidos do Brasil e da América Latina. Marcos deixou o governo de Minas sob o convite do Banco Mundial para compor um time de especialistas globais responsável por estruturar o primeiro body of knowledge consolidado sobre PPPs. Colaborando com o Banco Mundial, foi apresentador do Massive Open Course on PPPs (trata-se de iniciativa que reúne os maiores especialistas mundiais em suas áreas de atuação para apresentar conteúdos em plataforma digital). Como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi responsável por apoiar as ações do órgão para suporte às Parcerias Público-Privadas no Brasil e em outros países da América Latina. É membro permanente do conselho curador do programa da conferência PPP Americas (a maior conferência do continente sobre investimento em infraestrutura realizada pelo BID e Banco Mundial) e jurado do Infrastructure 360, o prêmio mais conceituado de projetos de investimento privado em infraestrutura das Américas.
  • Ricardo Ferreira Reis

    Tem PhD em Business Science and Applied Economics pela Wharton School, University of Pennsylvania, EUA. Possui licenciatura em Economia pela Universidade do Porto. É diretor adjunto da Catolica Lisbon School of Business and Economics da Universidade Católica Portuguesa, onde é professor nos programas de graduação, mestrados, MBA e formação executiva e diretor do Centro de Estudos Aplicados, onde coordena o Observatório para as PPPs em Portugal. Com vasta experiência na análise e estudos em PPPs em Portugal, tem orientado e co-orientado numerosas teses de mestrado sobre o tema, sendo autor e co-autor de vários artigos científicos na matéria e consultor do Ministério das Finanças de Portugal para a avaliação do risco financeiro das PPPs no País. Foi professor convidado e faculty fellow no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na Wharton School nos EUA, bem como em várias outras universidades internacionais. É membro do Advisory Panel on Budgeting and Public Expenditures da OCDE, tendo participado nas reuniões anuais dos responsáveis em PPPs e Infraestruturas da OCDE e do Group of Senior Experts da NATO/OTAN para melhoramento dos procedimentos de contratação de capacitação com recurso a fundos comuns da Aliança. É também membro não-executivo do board da CAIXAGEST, Grupo Caixa Geral de Depósitos, o maior banco português.
  • Sérgio Lazzarini

    PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University, EUA. É professor titular do Insper desde 2002 e Coordenador do Insper Metricis, um núcleo voltado para o apoio a investimentos de impacto. No primeiro semestre de 2010 e em janeiro de 2012 foi visitante na Harvard University. Recentemente tem pesquisado estratégias empresariais em mercados emergentes, como se estabelecem relações entre as empresas privadas e o setor público e o crescente campo dos investimentos de impacto. Seus mais recentes livros são Reinventing State Capitalism (com Aldo Musacchio), publicado pela Harvard University Press, e Capitalismo de Laços, pela Editora Campus/Elsevier.
  • Sandro Cabral

    Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em colaboração com a Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Engenharia de Produção-Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Seu campo de pesquisa engloba as interações entre as áreas de Estratégia em Organizações e Administração Pública, com especial atenção para temas ligados a Parcerias Público-Privadas (PPP), terceirização/reintegração, eficiência e organização de serviços públicos, títulos de impacto social. Autor de diversos artigos nacionais e internacionais envolvendo os seguintes temas: PPP, terceirização, eficiência e organização de serviços públicos, títulos de impacto social. Também possui experiência profissional em organizações privadas (Santista Têxtil, Grupo Bull, Dupont) e como consultor de empresas, governos e organizações multilaterais. É autor de artigos em revistas nacionais e internacionais. É Professor Associado do Insper e Professor licenciado da Escola de Administração da UFBA.
  • André Luiz Marques

    Economista formado pela UFRJ, com Mestrado pelo COPPEAD/UFRJ e MBAs em Gestão (INSPER) e Liderança (COPPEAD).  Executivo com mais de 25 anos de experiência nos setores privado e público.  No setor privado atuou por 17 anos em empresas expressivas em seus segmentos, como AmBev e Gafisa, focado em finanças, planejamento e performance tendo passado por diversas áreas. Por quase 9 anos atuou na administração pública da cidade do Rio de Janeiro tendo exercido as funções de diretoria na limpeza urbana, subsecretário de Concessões e PPPs (com implantação de projetos como saneamento, aterro sanitário, VLT, Transolímpica, Parque Olímpico, Cemitérios), e subsecretário de Monitoramento de Metas e Resultados, tendo atuado nas áreas de planejamento estratégico, elaboração e acompanhamento de indicadores de todas as secretarias, na Central Única de Atendimento ao Cidadão (central 1746) e na área de Big Data (Pensa). Hoje é um dos responsáveis pela implantação e gestão da área de Gestão e Políticas Públicas no INSPER.

Carga horária:

24 horas

Perfil do participante

Destinado a investidores, empreendedores, financiadores, consultores e executivos do setor privado, bem como a gestores públicos ao nível federal, estadual e municipal com interesse em conhecer o modelo decisó- rio do setor privado para investimento em serviços normalmente providos pelo governo. É necessário ter formação superior.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 23/08/2017
    Fim: 25/08/2017

    Quarta à sexta-feira, das 09h às 18h.