Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Políticas Públicas/Inovação urbana: novas formas de fazer cidades

Inovação urbana: novas formas de fazer cidades

Curso de Curta Duração

As cidades são a melhor invenção da humanidade”, afirma Edward Glaeser, professor de economia em Harvard.

Os agrupamentos urbanos constituem uma das formas mais eficientes de distribuição de riqueza, e não é por acaso que concentram hoje a maior parte da população mundial. Por outro lado, a concentração de moradores produz problemas – trânsito, poluição, violência. As cidades são o espaço da diversidade, do encontro com o diferente; também são, por isso, palco de conflitos.

Nesse contexto, que tipo de profissional e que tipo de competências sociais precisamos desenvolver para sermos capazes de enfrentar esses desafios? Como assumir uma postura ativa frente aos problemas urbanos que nos afligem? Como conciliar Estado, sociedade civil e iniciativa privada, com o intuito de viabilizar as transformações pretendidas? Quais são os instrumentos urbanos, jurídicos, legais e econômicos que podem apoiar nossas iniciativas?

À luz dessas perguntas, desenvolvemos o curso Inovação Urbana: novas formas de fazer cidade para fomentar uma nova perspectiva para as cidades, de forma original, abrindo uma janela para a experimentação de uma nova proposta educativa. Não se trata de um curso de especialização em arquitetura e urbanismo, mas uma contribuição para a formação de cidadãos capazes de interpretar a realidade dos espaços urbanos e assumir uma postura crítica sobre os rumos das cidades.

Nosso curso se apoia na hipótese de que o conhecimento sobre o meio urbano é uma habilidade, ou capacidade, que todos devem ter. Dito de outra maneira, o urbanismo e o conhecimento sobre a cidade devem ser entendidos como um campo de atividade, onde diversos profissionais podem e devem aplicar seus conhecimentos e ferramentais.

Trazemos uma visão ampla, passando pelas principais discussões em torno da construção e dinâmica de uma cidade, estimulando a aproximação entre a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada, a fim de criar possibilidades inovadoras e efetivas de desenvolvimento sustentável para os centros urbanos.

Professor convidado (vídeo conferência)

Edward Glaeser
PhD pela Universidade de Chicago, professor de economia da Universidade de Harvard e autor do livro “O Triunfo da Cidade”.
  • Apresentar as principais discussões em torno de cidade, construindo uma visão holística sobre como se relacionam as variáveis mais importantes – moradia, mobilidade, infraestrutura, etc.;
  • Descrever o papel dos diferentes atores sociais – sociedade civil, poder público, empresas, academia – para a construção e desenvolvimento de uma cidade inclusiva e de qualidade;
  • Analisar os pontos fortes e fracos de iniciativas de planejamento, desenvolvimento e regeneração urbanos realizados em diversas cidades do Brasil;
  • Explicar os principais modelos de mensuração de impacto econômico, ambiental e social em cidades;
  • Capacitar para a viabilização de projetos urbanos, dando a devida importância para a análise territorial, viabilidade econômica, arranjo institucional, validade jurídica e legitimidade política.

Adicionalmente, os alunos poderão refletir sobre sua própria área de conhecimento por meio de conteúdo não especializado e interdisciplinar. A cidade, como campo de atividade, será o palco para o desenvolvimento da competência cultural e social (cidadania), para além da transferência de conteúdo. As principais qualificações (habilidades) que serão abordadas no curso, são importantes não apenas para a profissão, mas também para a consciência e participação social.

É destinado a profissionais do setor público, privado e do terceiro setor que tenham interesse em conhecer os princípios que norteiam a tomada de decisão no campo do urbanismo, bem como seus principais dilemas e trade-offs.

Faça sua inscrição para turma de outubro pelo site até dia 09/09 e você receberá informações de como participar. Dúvidas, entre em contato com o Núcleo de Atendimento ao Candidato.

*As bolsas serão avaliadas de acordo com a disponibilidade de vagas no curso.

Carga horária: 40 horas

Início das aulas: A definir

Cadastrar interesse

Entraremos em contato quando uma nova turma abrir.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.