Curso de Curta Duração
“As cidades são a melhor invenção da humanidade”, afirma Edward Glaeser, professor de economia em Harvard.
Os agrupamentos urbanos constituem uma das formas mais eficientes de distribuição de riqueza, e não é por acaso que concentram hoje a maior parte da população mundial. Por outro lado, a concentração de moradores produz problemas – trânsito, poluição, violência. As cidades são o espaço da diversidade, do encontro com o diferente; também são, por isso, palco de conflitos.
Nesse contexto, que tipo de profissional e que tipo de competências sociais precisamos desenvolver para sermos capazes de enfrentar esses desafios? Como assumir uma postura ativa frente aos problemas urbanos que nos afligem? Como conciliar Estado, sociedade civil e iniciativa privada, com o intuito de viabilizar as transformações pretendidas? Quais são os instrumentos urbanos, jurídicos, legais e econômicos que podem apoiar nossas iniciativas?
À luz dessas perguntas, desenvolvemos o curso Inovação Urbana: novas formas de fazer cidade para fomentar uma nova perspectiva para as cidades, de forma original, abrindo uma janela para a experimentação de uma nova proposta educativa. Não se trata de um curso de especialização em arquitetura e urbanismo, mas uma contribuição para a formação de cidadãos capazes de interpretar a realidade dos espaços urbanos e assumir uma postura crítica sobre os rumos das cidades.
Nosso curso se apoia na hipótese de que o conhecimento sobre o meio urbano é uma habilidade, ou capacidade, que todos devem ter. Dito de outra maneira, o urbanismo e o conhecimento sobre a cidade devem ser entendidos como um campo de atividade, onde diversos profissionais podem e devem aplicar seus conhecimentos e ferramentais.
Trazemos uma visão ampla, passando pelas principais discussões em torno da construção e dinâmica de uma cidade, estimulando a aproximação entre a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada, a fim de criar possibilidades inovadoras e efetivas de desenvolvimento sustentável para os centros urbanos.
Conheça mais sobre o nosso parceiro.
Adicionalmente, os alunos poderão refletir sobre sua própria área de conhecimento por meio de conteúdo não especializado e interdisciplinar. A cidade, como campo de atividade, será o palco para o desenvolvimento da competência cultural e social (cidadania), para além da transferência de conteúdo. As principais qualificações (habilidades) que serão abordadas no curso, são importantes não apenas para a profissão, mas também para a consciência e participação social.
É destinado a profissionais do setor público, privado e do terceiro setor que tenham interesse em conhecer os princípios que norteiam a tomada de decisão no campo do urbanismo, bem como seus principais dilemas e trade-offs.
Pré-requisitos
Desejável formação superior completa.
O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:
A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.
O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso se enquadre neste perfil, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para um candidato poderá implicar em uma redução de concessão a um outro. A parcimônia permitirá que mais candidatos possam usufruir dessa possibilidade.
Data-limite para pedidos de bolsa: 11/04/2019
Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração
Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.
Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores
Para mais informações acesse o protocolo de retorno.
Entraremos em contato quando uma nova turma abrir.