Educação executiva | Políticas Públicas | Governança Colaborativa em Políticas Públicas
Governança Colaborativa em Políticas Públicas

Governança Colaborativa em Políticas Públicas

Quando:
30 de julho de 2018 – quarta-feira all-day
Governança Colaborativa em Políticas Públicas

No Brasil e no mundo, políticas públicas bem desenhadas falham em produzir os resultados esperados por desafios na sua implementação. Em grande medida, governos vêm enfrentando problemas cada vez mais complexos que requerem o envolvimento de diversos setores. Entretanto, existe pouca clareza sobre como trabalhar colaborativamente. Ao mesmo tempo, existem experiências nacionais e internacionais de grande sucesso de colaboração em governos que levaram à implementação bem-sucedida de políticas públicas, bem como extensa literatura que apresenta os principais requisitos para a colaboração.

Nosso curso Governança Colaborativa em Políticas Públicas traz as principais ferramentas necessárias para que se consiga criar um espaço de colaboração entre órgãos e setores do governo e demais organizações relevantes para a implementação de políticas públicas.
Ao final do curso, você será capaz de identificar a necessidade e oportunidades de colaboração, definir os participantes do arranjo, bem como selecionar os fatores críticos capazes de viabilizar a colaboração na implementação de políticas públicas, na prática.

Corpo Docente

  • Marcelo Marchesini da Costa
  • Manuel R. Bonduki
  • Marcelo Marchesini da Costa

    Doutor em Public Administration & Policy pela State University of New York at Albany (SUNY). Mestre em Administração pela UnB e graduado em Administração Pública pela FGV-EAESP. Trabalhou na Petrobras, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Cultura e Ministério da Saúde. Pesquisador com foco em organizações da sociedade civil (OSCs). Experiência com métodos qualitativos e quantitativos, com ênfase em análises espaciais.
  • Manuel R. Bonduki

    É mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo.  Atua como Especialista em Políticas Públicas Públicas e Gestão Governamental com experiência nas áreas de administração pública, desenvolvimento local e compras públicas. Estuda as relações entre federalismo e políticas sociais e as barreiras para inovação em governo. Atualmente é parte do GNova - Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Carga horária:

16 horas

Perfil do participante

Este curso é dirigido a gestores públicos, privados ou do terceiro setor que lidem direta ou indiretamente com a implementação de políticas públicas e que estejam interessados em aprender mais sobre as ferramentas para a viabilizar a colaboração entre partes.

É necessário ter formação superior.

 

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 30/07/2018
    Fim: 31/07/2018

    Segunda e terça-feira, das 09h às 18h.