Gestão de Produto para Criadores de Conteúdo

Curso de Curta Duração

A indústria da comunicação como um todo, e de mídia em especial, tem vivido momentos
desafiadores na tentativa de se mostrar financeiramente viável. Já havia uma crise em curso
quando a pandemia do Covid-19 atingiu em cheio o setor. Trouxe, por um lado, uma
complexidade a mais para os negócios e, por outro, a certeza de que transmitir informações
corretas era mais do que um dever de ofício, mas um pré-requisito para a sobrevivência.

As organizações que se mostraram mais sustentáveis nas águas turbulentas dos últimos anos
têm algo em comum: a visão de produto. O objetivo deste curso é ensinar aos profissionais de mídia as estratégias necessárias para se colocar em curso a mudança de mentalidade
necessária para a criação de produtos digitais de informação baseados nas melhores práticas
do mercado.

As aulas mesclarão teoria e muitos exercícios práticos para descoberta, desenho,
desenvolvimento, medição e escala do produto certo. O módulo final do curso será destinado à criação da visão de um produto digital de informação e à apresentação da ideia para uma
banca avaliadora.

  • Desenvolver uma mentalidade de produto aplicada às especificidades do universo da comunicação;
  • Entender como os princípios ágeis e a Agilidade podem ser aplicados em organizações que não são puramente tecnológicas;
  • Conhecer uma variedade de técnicas de product discovery;
  • Entender as melhores práticas para a definição da visão de produto e da construção do roadmap, além de técnicas de priorização;
  • Compreender os passos necessários para o desenvolvimento de uma estratégia go-to-market de um novo produto;
  • Entender como a mentalidade de prototipagem e pequenos experimentos pode ajudar na validação e correção de rota com o produto em uso;
  • Simular a criação de um produto baseado nas melhores práticas de mercado.

O curso é destinado a jornalistas, relações públicas, assessores de imprensa, analistas de redes sociais, criadores de conteúdo digital, empreendedores, intraempreendedores e profissionais de comunicação em geral interessados em adotar a visão de produtos na busca por um modelo de negócios mais sustentável.

Pré-requisitos

Desejável formação superior completa.
Desejável atuação em organização de comunicação.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 3.954,60 R$  3.295,50 R$ 4.394,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 395,46 R$ 329,55 R$ 439,40

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito (Pessoa Física). Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

 

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para um candidato poderá implicar em uma redução de concessão a um outro. A parcimônia permitirá que mais candidatos possam usufruir dessa possibilidade.

Clique no botão “inscreva-se” e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.

Data-limite para pedidos de bolsa: A definir

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Conteúdo Programático

Pessoas, papéis e o molho secreto

Mais

Quem são as pessoas envolvidas em um time de produto e o que cada uma faz; apresentação dos princípios ágeis –o molho secreto que faz com que todas as engrenagens rodem– e formas de aplicá-los em organizações que não são primariamente de tecnologia e desenvolvimento de software.

Descoberta de produto

Mais

Quem são as pessoas que vão usar (e pagar) pelo produto, quais são suas dores e como sua organização pode ajudá-las; apresentação de diferentes frameworks de product discovery,
técnicas para criação de produtos focados no usuário.

Visão e estratégia de produto

Mais

Definição e comunicação da visão do produto: o que é, para quem, que problema resolve, quem são os competidores, os canais de comunicação com o cliente, os riscos. Definição da estratégia de produto: o valor gerado para o cliente e para o negócio.

Roadmap e priorização

Mais

Como dividir o produto em entregas menores, dar clareza do que precisa ser feito e em qual ordem para a geração de valor para o cliente. Apresentação de diferentes tipos de roadmap e de técnicas de priorização.

MVP, prototipagem e pequenos experimentos

Mais

A busca pelo mínimo produto viável, com definição de hipóteses a serem validadas e com pequenos experimentos e prototipação no ou low-tech.

Estratégia go-to-market e product/market fit

Mais

A hora de ir para o mercado: etapas importantes do lançamento do produto, definição de métricas de sucesso e a busca pelo product/market fit –momento em que o produto se prova e está pronto para crescer.

Mãos à obra

Mais

Discovery de um produto digital de informação, definição de sua visão e estratégia e simulação de apresentação para uma banca de investidores/alta gestão da empresa

Corpo docente


Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Noturno

Carga horária: Aprox. 24h*

Início das aulas: A definir

Quartas e Sextas-feiras das 19h às 21h e sexta e sábado das 08h às 12h

Vagas limitadas

Investimento: a partir de R$ 3.954,60
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

*Carga horária

24 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes.