Gestão de Políticas e Projetos com Base em Evidência

Curso de Curta Duração

Parece existir uma crença consensual de que o uso de evidência no desenho e na gestão de políticas públicas eleva as chances de que seus objetivos sejam alcançados. Diversos tratados sobre o assunto foram publicados e um verdadeiro fascínio pelo uso de evidência em políticas públicas parece ter se desenvolvido, o que pode ser corroborado com uma busca no Google pelo termo “evidence based”: são encontrados cerca de 73 milhões de resultados*!

O uso na gestão pública tem sido promovido intensamente mundo afora, tornando-se em alguns casos compulsório. A União Europeia criou o “Group of Chief Scientific Advisors”, os EUA criaram a “Evidence-Based Policymaking Commission”. No Brasil, o Decreto no 9.834/19 instituiu o Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, com objetivo de avaliar as políticas públicas e monitorar a implementação das propostas de alteração resultantes da avaliação. Os estados também avançaram, a exemplo da Lei no 10.744/17 do Espírito Santo, que criou o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, com a finalidade aprimorar as políticas públicas estaduais e melhorar a qualidade do gasto.

O curso Gestão da Política Pública com Base em Evidência apresenta as múltiplas razões por que o uso de evidência é desejável e apoia os interessados em compreender e incidir sobre o uso de as evidências em política pública, esclarecendo diversos aspectos para que os participantes sejam efetivamente capazes de fazer a gestão da política pública com base em evidência. É dirigido a participantes que tenham por função realizar, promover o uso de evidência na política pública ou que desejem desenvolver suas habilidades nessa cada vez mais relevante área de atuação do setor público.

*Pesquisa realizada no dia 23/07/2019 encontrou aproximadamente 72.400.000 resultados.

Parceria:

Clique aqui para conhecer as etapas do Processo Seletivo

• Conhecer iniciativas do Brasil e do mundo na direção de institucionalizar o uso de evidência na política pública
  • Entender por que é pertinente usar e promover o uso de evidência na gestão da política pública
  • Entender o que o que significa efetivamente fazer e justificadamente alegar “evidence-based policy”
  • Conhecer e compreender uma estrutura analítica que permite a identificação, incorporação e organização da evidência em todo o amplo conjunto de decisões da gestão da política pública
  • Conhecer as limitações e cuidados no uso da evidência na política pública

Gestores públicos e de órgãos reguladores, gestores de projetos sociais em organizações da sociedade civil, terceiro setor ou de parcerias público-privadas, consultores, pesquisadores na área de política pública, gestão pública e economia aplicada.

Desejável formação superior completa.

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

• Baixar aqui:
    • Plano de Pagamento
    • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 25 dias antes do início das aulas)
    • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)
  • Ler e assinar os documentos acima
  • Anexar aqui
    • os documentos acima assinados
    • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Faça sua inscrição pelo site e entre em contato com o Núcleo de Orientação ao Candidato para manifestar seu interesse em concorrer às bolsas de estudo, as quais serão avaliadas de acordo com a disponibilidade de vagas do curso.

NOCAN
Núcleo de Orientação ao Candidato: candidato@insper.edu.br

As solicitações ao NOCAN deverão ser feitas até o dia 25 de novembro de 2019.

O resultado será divulgado no dia 29 de novembro de 2019.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Cadastrar interesse

Entraremos em contato quando uma nova turma abrir.

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.