Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cursos de Gestão e Políticas Públicas/Estado contemporâneo: teoria normativa a governança democrática

Estado contemporâneo: teoria normativa a governança democrática

Eletivas de Pós-graduação

O curso tem como foco a compreensão das relações estado e sociedade, a partir de três dimensões fundamentais:

• A teoria normativa da justiça e os limites da política.

• A teoria da escolha publica, voltada à compreensão do mercado político, seus atores e seu sistema de incentivos.

• A teoria da “nova gestão pública” e a reforma do Estado no Brasil, incluindo os novos instrumentos de gestão contratualizada entre governo, setor privado e sociedade civil.

Serão discutidos estudo de casos inovadores na gestão de serviços públicos, no Brasil, com o uso de diferentes modelos regulatórios existentes no País.

O curso é uma disciplina do Mestrado Profissional em Políticas Públicas do Insper. Você terá um certificado dessa disciplina ao atingir os critérios de avaliação. Se tiver interesse, poderá reaproveitar esses créditos caso ingresse no programa.

Para quem?

Profissionais de organizações públicas, do setor privado, do terceiro setor e interessados na interação com governos, preferencialmente em início ou em transição de carreira. É necessário Graduação completa.

Quanto?

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 3.047,24 R$ 2.539,37 R$ 3.385,82
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 304,72 R$ 253,93 R$ 338,58

Caso precise, solicite uma bolsa de estudos no processo de inscrição, justificando sua necessidade.

Descontos para matrícula antecipada, alumni e grupos.

Corpo docente

Foto de perfil de Diego Werneck

Fernando Schüler

Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Sujeito a alterações.

Detalhes do Programa

Mais

Analisar as transformações da democracia contemporânea e as novas exigências colocadas sobre as instituições de Estado e a gestão pública. A longa crise do welfarestate frente às mutações na economia e da esfera pública produzidas pela inovação tecnológica, em um quadro de progressiva perda de confiança social nas instituições da democracia liberal. O debate contemporâneo em torno da ideia de justiça, a partir da obra de Rawls, o aumento da criticidade e pressão dos cidadãos sobre os governos e a demanda pela reforma do Estado.

Bibliografia básica:

• Fukuyama, Francis. State-building: governance and world order in the 21st century. Cornell University Press, 2004

• Rawls, John. A Theory of Justice. Cambridge: Harvard University Press, 1971.

• Tomasi, John. Free Market Fairness. Princeton: Princeton University Press, 2012.

Seg

Out

Início das aulas: 3 de outubro de 2022

Fim das aulas: 12 de dezembro de 2022

Segundas-feiras, das 15h às 18h

Encerramento das matrículas*: 30 de setembro de 2022

Pode haver mudanças nas datas e horários; elas serão comunicadas antecipadamente para a turma.