Economia para não-economistas

Curso de Curta Duração

A economia permeia os principais debates que são notícia no país e no mundo. O governo, as cidades, o mercado de trabalho, as empresas, os produtos e serviços existentes se entrelaçam a partir de um raciocínio econômico. Tomadores de decisão em diversas esferas precisam se basear no entendimento desse racional e na interpretação do cenário atual e futuro. Comunicadores precisam escrever sobre esse tema, transformando a tecnicalidade dos termos econômicos em uma linguagem palpável para o público em geral.

Para entender e analisar o quadro econômico, por vezes complexo, é necessário interpretar os dados de forma correta. Para isso, o domínio de análise de dados é uma ferramenta fundamental. Variáveis de fluxo (PIB, por exemplo) devem ser analisados de uma maneira diferente de variáveis de estoque (um exemplo é a riqueza). Como fazer comparações entre países? O que é sazonalidade e como tratá-la?

Pensando nessa temática, tão necessária aos comunicadores e tomadores de decisão, principalmente no cenário atual do nosso país, lançamos o curso Economia para não-economistas, um curso baseado na apresentação de casos reais, a partir dos quais o aluno será apresentado ao universo da economia e suas variáveis para entender como identificar as diversas relações, aprender noções básicas de micro e macroeconomia e técnicas de análise de dados.

Clique aqui para conhecer as etapas do Processo Seletivo

Compreender a importância da visualização de dados por meio de gráficos, taxas, tabelas e vídeos.

Ao final do programa, os participantes estarão aptos a:

  • Debater com maior senso crítico as questões econômicas importantes do país;
  • Diferenciar conceitos básico de economia e sua aplicabilidade em análises e visualizações, com destaque para:
    • Real x Nominal
    • Fluxo x Estoque
    • Nível x Variação
    • Correlação x Causalidade 
  • Compreender a importância da visualização de dados por meio de gráficos, taxas, tabelas e vídeos.

Direcionado para comunicadores e tomadores de decisão, nosso curso atende profissionais que desejem entender os princípios da economia e interpretar dados, desenvolvendo um senso crítico às questões econômicas do país.

Pré-requisitos

Desejável formação superior completa

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Documentação

Baixar aqui:

  • Plano de Pagamento
  • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 25 dias antes do início das aulas)
  • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)

Ler e assinar os documentos acima

  • Anexar aqui
    • os documentos acima assinados
    • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso se enquadre neste perfil, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para um candidato poderá implicar em uma redução de concessão a um outro. A parcimônia permitirá que mais candidatos possam usufruir dessa possibilidade.

Clique no botão “Inscreva-se” no menu e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.

O prazo para solicitação de bolsa é até 28/09/2020.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Corpo Docente

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

A definir

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

PRÓXIMAS TURMAS

Entraremos em contato quando uma nova turma abrir.

PROGRAMA E INVESTIMENTO

Baixe aqui o programa do curso e investimento.