Concessões e PPPs – Tópicos Avançados

Curso de Curta Duração

As carências de infraestrutura no Brasil, os desafios de contratação por parte de governos e seus limites orçamentários e a oportunidade em trazer parceiros privados com expertise específica fazem com que as Parcerias Público-Privadas (PPP) sejam uma opção bastante atrativa para a entrega soluções à população.

Com isso, as PPPs têm sido uma das principais alternativas para o impulsionamento da infraestrutura no Brasil. Mas por mais que existam fatores que alavanquem esse processo e torne sua aplicação crescente ao longo dos últimos anos, existem também importantes obstáculos que dificultam seu avança ainda em maior escala.

Este curso tem como objetivo o entendimento desses principais obstáculos e a discussão de como buscar alternativas para transformá-los em oportunidades. Para isso, temos como foco tanto em profissionais do setor público como também do setor privado que já enfrentam esses entraves (ou desejam evita-los) nos seus diferentes projetos.

Em busca de alcançar aqueles objetivos, visitaremos a lógica de estruturação de um projeto de concessão e parcerias público privadas, mas concentrando o debate na análise crítica de aspectos fundamentais para o (in)sucesso de projetos tanto sob o ângulo financeiro – avaliando oportunidades de negócio, riscos e rentabilidade, reequilíbrio financeiro e indicares de desempenho – como também suas particularidades normativas e regulatórias – com foco na estruturação de garantias e processos de insolvência. Ainda em busca de soluções alternativas, discutiremos formas inovadoras na gestão de contratos: debentures incentivadas, Outcome-Based Contracts e Social Impact Bonds.

• Entender o Ciclo de Vida completo para o desenvolvimento de projetos de Concessões e PPPs;
  • Analisar criticamente as diferentes formas de Garantias;
  • Identificar os impactos e consequências de processos de insolvência;
  • Identificar as principais formas de reequilíbrio financeiro;
  • Avaliar os impactos da boa gestão de indicadores nos resultados a serem alcançados;
  • Entender formas inovadoras na gestão de contratos: debentures incentivadas, Outcome-Based Contracts e Social Impact Bonds

Destinado aos profissionais que rotineiramente lidam com contratos de longo prazo entre os setores público e privado e que desejem aprofundar a discussão de temáticas desafiadoras tanto na modelagem prévia ao lançamento do edital de contratação bem como na gestão destes contratos. Temáticas essas que impactam tanto na rentabilidade do setor privado bem como seus impactos nos governos e a qualidade da prestação do serviço à população.

No setor privado tem como como público alvo os investidores, financiadores, consultores e executivos do setor privado que já tenham lidado com o modelo decisório para investimento em contratos de longo prazo em serviços normalmente providos pelo governo.

No setor público tem como foco os gestores públicos ao nível federal, estadual e municipal dos poderes executivo, legislativo e judiciário que já tenham enfrentado ou estejam lidando com os desafios de modelar e fazer a gestão de contratos de longo prazo junto à iniciativa privada.

Pré-requisitos

É necessário ter formação superior e que já tenham lidado com contratos de concessão e PPPs.

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

• Plano de Pagamento
    • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 25 dias antes do início das aulas)
    • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)
  • Ler e assinar os documentos acima
  • Anexar aqui
    • os documentos acima assinados
    • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Seg

Out

Início das aulas: 18 de outubro de 2021

Fim das aulas: 19 de outubro de 2021

Segunda e terça-feira das 09h às 18h

Encerramento das matrículas*: 13 de outubro de 2021

vagas limitadas

Não tem experiência em PPPs?

Confira nossa turma de introdução as Concessões e PPPs: