Concessões e PPPS: Fundamentos e Elementos-Chaves

Curso de Curta Duração

As carências de infraestrutura no Brasil, os desafios de contratação por parte de governos e seus limites orçamentários e a oportunidade em trazer parceiros privados com expertise específica fazem com que as Parcerias Público-Privadas (PPP) sejam uma opção bastante atrativa para a entrega soluções à população.

Com isso, as PPPs têm sido uma das principais alternativas para governos oferecerem serviços públicos de qualidade para os cidadãos. E também têm sido um espaço de oportunidades para empresas privadas participarem desse processo.

No caso brasileiro, há uma janela clara de oportunidades a ser explorada por gestores públicos, que necessitam dar uma resposta a população, e por empresários, sobretudo num momento de dificuldades enfrentadas pelos grupos privados que atuam tradicionalmente no setor.

Este curso apresenta a lógica de estruturação de um projeto de concessão e parcerias público privadas, propiciando aos participantes que estão iniciando sua jornada nesta temática que possam ter a compreensão dos diferentes tipos de arranjos entre o setor público e o setor privado bem como dos principais desafios jurídicos de financeiros de projetos dessa complexidade.

O aprendizado será consolidado por meio de estudos de caso e debates com profissionais com experiências exitosas na área.

Ao final do curso o (a) aluno (a) deverá ser capaz de:

• Compreender os diferentes tipos de arranjos entre o setor público e o setor privado
  • Distinguir as diferentes etapas do ciclo de vida para o desenvolvimento de projetos de Concessões e PPPs
  • Ter noções introdutórias tanto de aspectos jurídicos como financeiros que impactam aqueles tipos de contratos
  • Identificar, a partir de experiências internacionais em contratos de longo prazo, melhores práticas que auxiliarão na elaboração de projetos

Destinado aos profissionais tanto do setor privado como do setor público que não tenham ainda lidado ou que estejam iniciando seu contato com contratos de longo prazo entre os setores público e privado e que desejem entender a lógica de estruturação e gestão dos contratos de PPP, dando maior autonomia aos participantes para avaliar seus pontos críticos e suas particularidades normativas.

Pré-requisitos

É necessário ter formação superior. Não é necessário ter já participado de modelagens de contratos de concessões e PPPs.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 3.279,60 R$  2.733,00 R$ 3.644,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 327,96 R$ 273,30 R$ 364,40

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito (Pessoa Física). Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Mais
  • Introdução e Visão Geral: Tipos de arranjos entre o Setor Público e o Setor Privado
  • Ciclo de Vida completo para o desenvolvimento de projetos de Concessões e PPPs
  • Introdução à Modelagem Jurídica e Financeira
  • Experiências Internacionais

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Seg

Noturno

Carga horária: Aprox. 16h*

Início das aulas: 2 de agosto de 2021

Fim das aulas: 25 de agosto de 2021

Segundas e quartas-feiras, das 18h00 às 20h00

Encerramento das matrículas*: 29 de julho de 2021

Vagas limitadas

Investimento: a partir de R$ 3.279,60
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

*Carga horária

16 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes.