Ciências Comportamentais, Nudges e Políticas Públicas

Curso de Curta Duração

Aprenda os princípios desta área do conhecimento que revolucionou o olhar sobre a forma como as pessoas tomam decisões.

O QUE SÃO NUDGES?

Em todo o mundo, governos, terceiro setor e empresas de impacto social vêm adotando a abordagem das ciências comportamentais para ampliar o impacto de políticas e serviços públicos. E uma das mais conhecidas estratégias nesse sentido é a utilização de Nudges.

O Nudge é um ramo das ciências comportamentais que trabalha técnicas de persuasão, construindo maneiras de se prever respostas a partir da apresentação de uma proposta. Em português, poderíamos traduzir essa palavra como um empurrão.

Essa e outras intervenções de caráter comportamental impulsionou a criação de instituições em dezenas de países de todos os continentes, como o Behavioral Insights Team, no Reino Unido, a iNudgeYou, na Dinamarca, dentre muitas outras.

No Brasil, iniciativas despontam no governo e no terceiro setor, tornando esse um conhecimento fundamental para quem enfrenta os principais desafios sociais. E os gestores públicos de hoje precisam, sobretudo, saber aplicar os insights comportamentais na solução dos desafios do setor público de maneira ética e efetiva.

COMO FUNCIONA O CURSO DE CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS, NUDGES E POLÍTICAS PÚBLICAS?

Neste curso, os participantes terão contato com as principais teorias que dão base à abordagem das ciências comportamentais assim como conhecerão um ferramental prático e aplicado, com a discussão de casos de aplicação de nudges no Brasil, na Europa e na África.

Objetivos do curso

• Explicar a abordagem das ciências comportamentais e suas implicações para as políticas públicas.
  • Identificar situações e contextos de políticas e serviços públicos em que o uso da abordagem comportamental pode ser efetivo.
  • Mapear comportamentos dos usuários de serviços e políticas públicas e propor intervenções.
  • Adequar políticas e serviços públicos levando em consideração os efeitos psicológicos da pobreza.
  • Aplicar nudges para alterar decisões pontuais e também para formação de hábitos, gerando impactos relevantes e consistentes.

Desejável formação superior completa.

Não é requerida experiência ou conhecimentos prévios para realização do curso, mas é importante que o participante consiga ler em inglês.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB2022* Valor com desconto para Alumni 2022* valor integral do curso 2022
À vista (boleto ou cartão) R$ 3.295,03 R$ 2.745,86 R$ 3.661,15
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 329,50 R$ 274,58 R$ 366,11

*EB (10% de desconto) para matrículas antecipadas: no formato Live Learning, em até 15 dias antes do início das aulas. Para as turmas presenciais, em até 25 dias antes do início das aulas.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Desconto de 5% concedido para pagamento à vista (não cumulativo com EB e alumni).

Saiba mais sobre o processo seletivo e a documentação necessária para a matrícula.

O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para um candidato poderá implicar em uma redução de concessão a um outro. A parcimônia permitirá que mais candidatos possam usufruir dessa possibilidade.

Clique no botão “inscreva-se” e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.

Data-limite para pedidos de bolsa: 04/08/2022

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Mais
  • Escolhas e Políticas Públicas: introdução ao uso de nudges
  • Consequências psicológicas da pobreza e seus efeitos na tomada de decisão
  • Redesenhando escolhas com foco no cidadão
  • Ferramentas Para Aplicação Insights Comportamentais
  • A Ciência dos Nudges

Projeto aplicado

Mais
  • Cada estudante irá acompanhar o curso formulando uma aplicação de intervenção dos insights comportamentais ao contexto de um serviço ou política de seu interesse. A cada aula, os tópicos estudados serão aplicados pelos estudantes ao projeto aplicado até a criação de uma proposta de intervenção comportamental.

Corpo docente

Perfil Manuel R. Bonduki

Manuel R. Bonduki

É mestre e doutorando em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo.

Perfil de Antonio Claret Campos Filho

Antonio Claret Campos Filho

Psicólogo e mestre em Psicologia Social pela UFRJ. Concluiu o Doutorado em Saúde Pública na área temática de formulação e implementação de políticas públicas pela ENSP/Fiocruz.

Sujeito a alterações.

Quer fazer mais de um curso ou fechar um grupo?

Acesse nossa Política de descontos e bolsas parciais ou integrais.

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

LIVE LEARNING

Carga horária: 19h

Início das aulas: A definir

terças e quintas-feiras, das 18h00 às 20h00

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Para matricular-se é necessário passar por todas as etapas do processo seletivo.