Agronegócio para Jornalistas e Mídia

Curso de Curta Duração

O agronegócio corresponde a cerca de 20% do Produto Interno Bruto brasileiro, 19% da população ocupada e por metade das exportações no país.

Tais números revelam o elevado grau de importância deste setor para economia brasileira, que tem apresentado alto grau de desenvolvimento e crescimento econômico em meio a um ambiente cada vez mais competitivo e desafiador em âmbito global.

As transformações e novas exigências vêm demandando também maiores esforços de compreensão sobre o setor, notadamente em aspectos como interpretação de dados, comunicação e imagem.

Há uma demanda crescente por profissionais dos setores de comunicação e mídia com elevada qualificação para realizarem análises acerca das novas dinâmicas e relações apresentadas pelo setor.

E é nesse contexto que foi elaborada a formação Agronegócio para jornalistas e mídia, com foco nos profissionais que atuam diretamente com temas relacionados ao agronegócio.

• Interpretar a evolução e a conjuntura do agronegócio e seus principais desafios de competitividade e sustentabilidade, conhecendo os conceitos centrais, dimensão, segmentos e cadeias agroindustriais por meio da avaliação de informações e dados, do papel do Estado e das políticas públicas para seu desenvolvimento;
  • Compreender as grandes transformações do agronegócio em temas como competitividade, comércio, acesso aos mercados, sanidade e segurança do alimento, sustentabilidade, inovação, infraestrutura e outros;
  • Avaliar políticas públicas de impacto econômico, setorial, socioambiental e de governança sobre o agronegócio brasileiro, com base em evidências de estudos e pesquisas;
  • Compreender a dinâmica da inserção do agronegócio brasileiro no mundo, com ênfase em questões ligadas à imagem e comunicação internacional.

Jornalistas e/ou profissionais de mídia que atuam diretamente com temas relacionados ao agronegócio.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ a definir R$  a definir R$ a definir
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ a definir R$ a definir R$ a definir

*EB (10% de desconto) para matrículas antecipadas: no formato Live Learning, em até 15 dias antes do início das aulas. Para as turmas presenciais, em até 25 dias antes do início das aulas.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Desconto de 5% concedido para pagamento à vista (não cumulativo com EB e alumni).

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Agronegócio brasileiro: fundamentos, competitividade e inserção global

Mais
  • Apresentar conceitos, formas organizacionais e uma visão geral evolutiva do agronegócio brasileiro;
  • Dinâmicas do mercado internacional e macrorregiões de interesse do Brasil no mundo;
  • Contextualizar o atual cenário e os desafios e transformações nacionais e globais do agronegócio;
  • Apresentar temas com embasamento em dados e informações sobre fontes de dados relevantes para o setor.

Sustentabilidade, segurança alimentar, segurança do alimento e outras questões emergentes

Mais

Foco de discussão será lançado sobre questões emergentes relacionadas às novas dinâmicas globais do agronegócio, abrangendo temas como:

• Investimento;
  • Infraestrutura;
  • Sustentabilidade;
  • Inovação e tecnologia;
  • Mudanças de uso da terra;
  • Questões agrárias;
  • Questões de segurança alimentar;
  • Segurança do alimento (food safety);
  • Uso de insumos e tecnologias como OGMs, defensivos, hormônios e suas controvérsias.

Desafios, visão estratégica, imagem e políticas

Mais

Serão destacados desafios de imagem e comunicação do agronegócio. Serão trazidas análises e discussões de casos concretos, que permitirão construir uma visão global e estratégica, identificando informações, conceitos e questões relevantes para o agronegócio brasileiro no Brasil e no exterior

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Carga Horária: Aprox. 69hs

Inscrições: 20 de agosto a 24 de setembro de 2021