Economia para Comunicadores

Curso de Curta Duração

A economia permeia os principais debates que são notícia no país e no mundo. O governo, as cidades, o mercado de trabalho, as empresas, os produtos e serviços existentes se entrelaçam a partir de um raciocínio econômico. Os comunicadores precisam escrever sobre esse tema, transformando a tecnicalidade dos termos econômicos em uma linguagem palpável para o público em geral.

Para entender e analisar o quadro econômico, por vezes complexo, é necessário interpretar os dados de forma correta. Para isso, o domínio de análise de dados é uma ferramenta fundamental. Variáveis de fluxo (PIB, por exemplo) devem ser analisados de uma maneira diferente de variáveis de estoque (um exemplo é a riqueza). Como fazer comparações entre países? O que é sazonalidade e como tratá-la?

Pensando nessa temática, tão necessária aos comunicadores, principalmente no cenário atual do nosso país, lançamos o curso Economia para Comunicadores, um curso baseado na apresentação de casos reais, a partir dos quais o aluno será apresentado ao universo da economia e suas variáveis para entender como identificar as diversas relações, aprender noções básicas de micro e macroeconomia e técnicas de análise de dados.

  • Debater com maior senso crítico as questões econômicas importantes do país;
  • Diferenciar conceitos básico de economia e sua aplicabilidade em análises e visualizações, com destaque para:
    • Real x Nominal
    • Fluxo x Estoque
    • Nível x Variação
    • Correlação x Causalidade
  • Compreender a importância da visualização de dados por meio de gráficos, taxas, tabelas e vídeos.

Direcionado para comunicadores, nosso curso atende outros profissionais que desejem entender os princípios da economia, e interpretar dados, desenvolvendo um senso crítico às questões econômicas do país.

Formação superior

Faça sua inscrição pelo site e entre em contato com o Núcleo de Orientação ao Candidato para manifestar seu interesse em concorrer às bolsas de estudo, as quais serão avaliadas de acordo com a disponibilidade de vagas do curso.

NOCAN
Núcleo de Orientação ao Candidato: candidato@insper.edu.br
11 4504-2400

As solicitações ao NOCAN deverão ser feitas até o dia 10 de outubro de 2019.
O resultado será divulgado no dia 13 de outubro de 2019.

Corpo Docente

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

 

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.