Educação executiva | Liderança | Chief Human Resources Officer

Chief Human Resources Officer

Quando:
29 de agosto de 2018 – 7 de outubro de 2018 all-day
Categorias:
Chief Human Resources Officer

No ambiente de negócios contemporâneo, cada vez mais cresce a demanda por executivos capazes de criar valor a partir da cultura, estratégia organizacional e também da gestão estratégica de pessoas. Nesse cenário, o papel do Diretor de RH é aliar competências para promover a estratégia de negócios da empresa, oferecer valor aos investidores, clientes e funcionários e desenvolver uma visão de recursos humanos eficiente, bem sucedida e sustentável.

Em nosso programa Chief Human Resources Officer (CHRO), você irá conhecer os desafios dos negócios no mundo atual e compreender, por meio de casos, suas implicações para liderar e tomar decisões para área de gestão de pessoas e para os negócios de forma ampla. Além disso, você terá a oportunidade de se preparar para atuar no comitê executivo, assumir uma posição de Diretor de Recursos Humanos e, ainda, interagir com seus pares, com o CEO e com conselheiros.

A abordagem metodológica única desse curso de curta duração inclui estudos de casos e um projeto aplicado, no qual os participantes são desafiados a revisar a estratégia de RH das empresas em que atuam, fazendo-o com a orientação dos docentes do programa. Buscando combinar consistência acadêmica e aplicabilidade prática, reunimos em sala de aula os professores do Insper e nove dos mais experientes profissionais de RH que atuam hoje no Brasil.

OBJETIVOS DO CURSO

Ao final do curso, os participantes estarão capacitados a:

  • Conhecer os desafios dos negócios no mundo contemporâneo e compreender suas implicações nas organizações e na gestão estratégica de pessoas;
  • Assumir papel ativo no comitê executivo das empresas, interagindo com seus pares, com o CEO e com conselheiros, e exercendo influência nas decisões críticas;
  • Tomar decisões estratégicas para a área de recursos humanos e para a empresa como um todo;
  • Estruturar a estratégia e liderar a área de recursos humanos através da compreensão dos modelos de gestão e processos chave e sistemas, sempre explorando as fronteiras do conhecimento a ela relacionados.

AULAS

O curso está dividido em dois módulos presenciais de 32 horas cada um.

Módulo 1 – De 29/08 a 01/09 – Aulas de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 8h às 17h.

Módulo 2 – De 03 a 06/10 – Aulas de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 8h às 17h.

Projeto Aplicado – Desenvolvido com orientação dos docentes entre o Módulo 1 e Módulo 2. É concluído após o término do Módulo 2.

 

Corpo Docente

  • Leni Hidalgo Nunes
  • Patricia Tavares
  • Carlos Alberto Griner
  • Marcelo Luis Orticelli
  • Fabio Vieira Kapitanovas
  • Ana Lúcia Caltabiano
  • Alessandro Bonorino
  • Roberto Pedote
  • Leni Hidalgo Nunes

    Doutora pela Université de Pau et des Pays de L’Adour, França (tese na área de gestão internacional). Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e pela Université de Pau et des Pays de L’Adour, França (dissertação na área  de gestão). MBA Executivo Internacional pela FIA – USP. Possui pós-graduação em Marketing pela EAESP – FGV. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Carreira em Recursos Humanos, tendo atuado em diversas empresas nacionais e multinacionais, no Brasil, na América Latina e na Europa, com foco nas áreas de Desenvolvimento de Liderança e Mudança Organizacional. Autora/coautora de livros nas áreas de liderança,  gestão internacional e educação corporativa. Desde 2006 atua também como professora em programas de Educação Executiva e MBAs, com passagens pelas Universidades Mackenzie, FEI, FIA e FGV Management. Em julho de 2014 transferiu-se definitivamente da vida corporativa para a atividade acadêmica, tornando-se professora adjunta – dedicação exclusiva do Insper, nos programas de graduação e Educação Executiva.
  • Patricia Tavares

    Graduada em Administração Pública, mestre em Políticas de Governo e Doutora em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Fez cursos de especialização em Negociação em Harvard e na Kellogg Graduate School of Management.Professora do Insper e da FGV, nas áreas de Estudos Organizacionais, Poder e Política Organizacional e Decisão e Negociação, tanto para os cursos de graduação quanto pósgraduação e educação executiva. Possui experiência em docência, pesquisa e coordenação acadêmica de programas in company (Petrobrás, Kraft Foods Brasil, Votorantim Industrial (VID), Secretaria dos Transportes de SP, Camargo Correa, Elektro, Itaú, Coelba, L’Oreal) e programas acadêmicos como o BBA Business Global Program – University of Texas at Austin (McCombs/FGV).Consultora de organizações públicas e privadas, desenvolvendo projetos de gestão de desempenho, desenvolvimento de lideranças, planejamento estratégico e mudança/cultura organizacional. Mentora da rede Endeavor e associada ao Centro de Liderança Pública (CLP). Membro voluntário da Associação Hurra! (esporte educacional) e sócia-diretora da Nex-Us Consultoria.
  • Carlos Alberto Griner

    Docente e Mentor. Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e MBA pela COPPEAD – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira na área de Construção Pesada e Infraestrutura, migrando posteriormente para Qualidade e RH. Trabalhou por mais de 10 anos na GE no Brasil, Estados Unidos e México na área de Aviação e como Diretor Corporativo de RH para o México e América Latina, e quase 9 anos na Suzano Papel e Celulose, na posição de Diretor Executivo de Recursos Humanos da Suzano Papel e Celulose, onde foi responsável, além do RH, pelas áreas de Sustentabilidade, Relações Institucionais e Comunicação Corporativa. Recentemente, em junho, assumiu a posição de Vice-Presidente de Pessoas e de Sustentabilidade da Embraer S/A. Está cursando em Harvard conexões do Executivo de RH. Foi membro do Comitê de Recursos Humanos do Grupo Abril, Presidente do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas da Amcham, Diretor da ABRH-SP e atualmente é Conselheiro da Junior Achievement Brasil.
  • Marcelo Luis Orticelli

    Docente e Mentor. Desde 1988, tem atuado em diversas áreas no Itaú-Unibanco, como Controladoria, Planejamento, Riscos (crédito, mercado e operacional), Ouvidoria, Melhoria Contínua e Eficiência. Atualmente é Diretor de RH e Relações Trabalhistas, sendo responsável pelas políticas e diretrizes dos produtos de RH e pelo relacionamento com entidades sindicais. Também atua como Diretor do Instituto Unibanco, entidade social ligada ao grupo com projetos voltados à melhoria do ensino médio público. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP.  Mestrado (MBA profissional) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com extensão na University of Texas, Austin.
  • Fabio Vieira Kapitanovas

    Docente e Mentor. Iniciou sua carreira na Ambev em 2000 como Trainee e atuou nas áreas de Supply, Gente e Gestão e Serviços Compartilhados. Antes de assumir a posição de VP de Gente e Gestão em 2014, foi Gerente de Fábrica no estado de Minas Gerais, Diretor de Gente e Gestão para a área de Supply, Diretor Regional de Supply no Sul do Brasil, Diretor de Projetos de Tecnologia em Logística e Diretor do Centro de Serviços Compartilhados. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, possui MBA pela BSP. É certificado em Black-Belt, participou de programas de formação executiva da Ambev em Insead e Wharton, do Programa Global de Supply Chain Logistics no MIT e também do Programa Executivo em Gente e Gestão pela Universidade de Michigan.    
  • Ana Lúcia Caltabiano

    Docente e Mentora.  Graduada pela Fundação Getúlio Vargas e também pelo Programa Executivo Avançado da Kellogg School of Management. Iniciou a carreira na Procter & Gamble e, durante 10 anos, ocupou diversos cargos de liderança regionais de RH, incluindo a gestão de Recursos Humanos para o Brasil. Em 1999, juntou-se a Hewlett Packard em posições de liderança como Diretora de RH para América Latina e Caribe, Diretora de RH para HP e EDS Brasil, e Gerente do Projeto de Integração da fusão Compaq / HP para América Latina e Caribe. Ana ingressou na GE em 2009 como Diretora de Recursos Humanos para Energy na América Latina. Em 2012, foi direcionada para apoiar as áreas de Power & Water e Corporativo, trabalhando em Schenectady e Fairfield, nos Estados Unidos. Há 4 anos, foi nomeada Vice-presidente de RH para a região da América Latina, com o desafio de liderar a estratégia de RH e sua execução, apoiando mais de 26,000 funcionários em 25 países.
  • Alessandro Bonorino

    Docente e Mentor. Atualmente, é Vice-Presidente de Recursos Humanos Global da Divisão de Serviços da IBM Corp. Com mais de 20 anos de experiência em RH, teve a oportunidade de conduzir projetos de transformação de gestão e gente em escala nacional, América Latina e Mundial,  atuando  em funções como Vice-Presidente  Mundial de Recrutamento da IBM Corporação (sediado em Xangai, China),  Vice-Presidente de RH para América Latina, Diretoria de Recursos Humanos da IBM Brasil, Diretoria de Recursos Humanos da América do Sul Espanhola (sediado em Buenos Aires, Argentina) entre outras. Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui um MBA Executivo da Fundação Dom Cabral e especialização de Desenvolvimento Gerencial pelo PDG.
  • Roberto Pedote

    Vice-presidente de Pós-graduação Lato Sensu e Educação Executiva Roberto Pedote tem uma trajetória de mais de 26 anos atuando no mundo empresarial e nos últimos anos em educação. Atualmente é vice-presidente do Insper, responsável pelos programas de educação para executivos, compreendendo educação executiva aberta e customizada e os programas de Pós-Graduação Lato Sensu. Experiência empresarial desenvolvida entre 2008 e 2015 na Natura como vice-presidente (CFO) de Finanças, Jurídico, Relações com Investidores e Relações Institucionais, 2 anos na Nokia como CFO e 17 anos na Unilever em diferentes processos, negócios e países (Brasil, Chile e Inglaterra). Atua também nos conselhos da WWF Brasil e da Mills. Formado em Administração Pública pela FGV, Direito pela USP e MBA pela Universidade de Michigan (Ross School of Business). Também é certificado em coach pelo Instituto Ecosocial.

Carga horária:

64 Horas

Perfil do participante

Destinado a CHROs, CPOs,  VPs de Recursos Humanos e profissionais de RH que são sucessores potenciais do CPO e já expostos ao comitê executivo.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

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Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 29/08/2018
    Fim: 06/10/2018

    Módulo 1 – De 29/08 a 01/09 – Aulas de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 8h às 17h.

    Módulo 2 – De 03 a 06/10 – Aulas de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 8h às 17h.