Educação executiva | Liderança | Business Partner em RH

Business Partner em RH

Quando:
28 de novembro de 2017 @ 0:00
Categorias:

A função Business Partner, em coerência ao nome em inglês, exerce nas organizações o papel de apoiar as áreas de negócio no atendimento das suas principais demandas estratégicas de pessoas. Distingue-se das demais funções de RH na medida em que seu foco é a orientação das lideranças nas decisões críticas de gestão de pessoas e de desenvolvimento organizacional e não somente no desenho / implementação de processos de RH. Por conta disso, o BP tem como principais desafios aspectos mais relacionados ao entendimento e desenvolvimento do negócio na área da gestão de pessoas e a uma postura propositiva e ativa do profissional, do que propriamente dedicar-se às dimensões de domínio técnico, específicas de especialistas de Recurso Humanos.

Business Partner em RH
Nosso curso é direcionado a profissionais da área de Recursos Humanos ocupando a posição de Business Partner ou que estão em transição para assumir esta função, Gerentes de RH e Analistas Sêniores de
RH e está estruturado em três módulos, que se desenvolvem em sequência, para permitir uma compreensão integrada da atuação da função, incorporando as dimensões PESSOAIS (módulo 1) e ORGANIZACIONAIS (módulos 2 E 3).

Aproveite para conhecer o nosso programa de CBPM – Gestão de Pessoas e Negócios.

OBJETIVOS  

  • Entender os processos de gestão de pessoas como mobilizadores da Cultura e facilitadores da estratégia organizacional;
  • Reconhecer as diferentes dimensões do papel do Business Partner como articulador chave no endereçamento de ações de gestão de pessoas sustentação da cultura e da estratégia organizacional;
  • Identificar as ações de articulação estratégica e política para atuação do Business Partner;
  • Discutir e vivenciar os desafios e dilemas do exercício desse papel, aprimorando a postura e o posicionamento do BP;
  • Compreender as principais tendências e forças que determinam as estratégias de pessoas;
  • Estabelecer a correlação entre estratégia de negócios e estratégia de pessoas;
  • Identificar os principais elementos para a definição da estratégia de pessoas e das ações de intervenções que garantam a proposta de valor da organização;
  • Selecionar e aplicar métodos de planejamento de pessoal, envolvendo aspectos qualitativos (perfis) e quantitativos (headcount);
  • Identificar indicadores estratégicos de desempenho de RH e pessoas.

Conheça também outros cursos de liderança que fazem parte do programa de Educação Executiva do Insper!

Corpo Docente

  • Leni Hidalgo Nunes
  • Luis Felipe Cortoni
  • Marcelo Binder
  • Leni Hidalgo Nunes

    Doutora pela Université de Pau et des Pays de L’Adour, França (tese na área de gestão internacional). Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e pela Université de Pau et des Pays de L’Adour, França (dissertação na área  de gestão). MBA Executivo Internacional pela FIA – USP. Possui pós-graduação em Marketing pela EAESP – FGV. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Carreira em Recursos Humanos, tendo atuado em diversas empresas nacionais e multinacionais, no Brasil, na América Latina e na Europa, com foco nas áreas de Desenvolvimento de Liderança e Mudança Organizacional. Autora/coautora de livros nas áreas de liderança,  gestão internacional e educação corporativa. Desde 2006 atua também como professora em programas de Educação Executiva e MBAs, com passagens pelas Universidades Mackenzie, FEI, FIA e FGV Management. Em julho de 2014 transferiu-se definitivamente da vida corporativa para a atividade acadêmica, tornando-se professora adjunta – dedicação exclusiva do Insper, nos programas de graduação e Educação Executiva.
  • Luis Felipe Cortoni

    Formado em Psicologia. Trabalhou no Departamento de Desenvolvimento Gerencial da Mercedes Benz do Brasil em 1981. A partir de 1984 foi gerente de RH na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Em 1986 iniciou seus trabalhos de consultoria em empresas estatatais e privadas. Especialista em Transtorno Mental Relativo ao Trabalho – Instituto de Psiquiatria do Hospital da Clínicas – FMUSP, ex-professor universitário nas cadeiras de psicologia educacional, sociologia, e sociologia da educação, e ex docente de pós graduação da Fundação Vanzolini – POLI/USP. Realizou trabalhos de consultoria para empresas da Europa (Portugal/ Espanha) da América Latina (Argentina, Peru, Colombia, Costa Rica e El Salvador) e da África (Moçambique). É autor de vários artigos publicados na imprensa e colaborador do livro “Trabalho em grupo e autonomia como instrumentos de competição”. Tem atuado nas áreas de comportamento humano na empresa, alinhamento de grupos, desenvolvimento de líderes, desenvolvimento organizacional, change management / people change, pesquisa/diagnóstico em organizações, saúde mental na empresa. É sócio-diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações e do Ateliê de Pesquisa Organizacional.
  • Marcelo Binder

    Marcelo Binder é Diretor do Leadership Pipeline Institute para o Brasil e sócio da Prakse Consultoria. Possui mais 20 anos de experiência em consultoria empresarial desenvolvendo projetos de estratégia, transformação organizacional, implementação e execução para mais de uma centena de empresas. Também é especialista em gestão de escritórios de advocacia. Começou sua carreira na Coopers&Lybrand (atual PWC) e mais tarde fundou a Prakse Consultoria de Resultado. Possui graduação pela EAESP-FGV onde também recebeu o título de Mestre em Administração (2003) e Doutor em Administração (2006), ambos com foco em estratégia de negócio. Especialização pela Harvard Business School (2012-2013). Desde 2004 desenvolve, coordena e atua em programas de desenvolvimento de liderança customizados para necessidades especificas de seus clientes com impacto real através de metodologias inovadoras que focam o desempenho no trabalho e não somente a transmissão de conhecimento. Fruto da atualização constante dos programas e impacto nos resultados tem atuado por mais de 10 anos consecutivos para algumas empresas e academias corporativas. Possui experiência com todos os níveis gerenciais e C-Level, desde 2011 atua como instrutor no programa Seminário de Presidentes do YPO (Young Presidents Organization). Foi professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) de 2003 a 2016. Desenvolveu e coordenou uma série de disciplinas para graduação, especialização e mestrado profissional, fundou o Núcleo de Empresas Familiares, desenvolveu projetos especiais e teve reconhecimento acadêmico sendo 3 vezes paraninfo, 2 vezes professor melhor avaliado e 12 vezes entre os professores 5% melhor avaliados da escola. Publicou diversos artigos em revistas acadêmicas. Como empreendedor é sócio fundador da Elio, empresa especializada em agricultura de precisão com patentes no Brasil e EUA. O projeto base do Elio foi premiado no MIT Boot Camp de 2013.

Carga horária:

40 horas

Perfil do participante

É direcionado a profissionais da área de Recursos Humanos ocupando a posição de Business Partner ou que estão em transição para assumir esta função, Gerentes de RH e Analistas Sêniores de RH. É necessário ter formação superior e experiência profissional mínima de 5 anos em Recursos Humanos.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 26/11/2018
    Fim: 30/11/2018

    Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.