Pensamento Crítico e Ética para a Liderança

Curso de Curta Duração

O maior desafio das empresas no contexto das transformações contemporâneas é a criação de ambientes favoráveis à convivência entre princípios diferentes. Entre eles, aqueles que envolvem a diluição dos valores que caracterizam a origem e a trajetória das empresas, a proliferação de valores diversos e as dificuldades em identificar quais deles criam obstáculos para o desenvolvimento das organizações, além daqueles que devam ser reproduzidos por elas.

No curso Pensamento Crítico e Ética para a Liderança você desenvolverá habilidades fundamentais para identificação de valores éticos, culturais e práticas que caracterizam a trajetória da empresa. Além disso, reconhecimento de armadilhas criadas pela cultura da empresa e o desenvolvimento de práticas para rompê-las, criando estratégias que melhorem a transferência e a reprodução dos valores éticos da organização.

• Desenvolver métodos de questionamentos e criação de perguntas relacionados à identificação de problemas e desafios.
  • Identificar e reproduzir de modos de fortalecimento dos valores éticos desejáveis.
  • Reconhecer as armadilhas criadas por valores éticos não desejáveis e por vieses.
  • Desenvolver ambientes e práticas que estimulem a convivência e a criação de valores éticos.

Profissionais com vivência em ambientes organizacionais, responsáveis por encaminhamentos e decisões táticas e estratégicas em suas organizações.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni  Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 2.733,75 R$ 2.278,13 R$ 3.037,50
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 273,37 R$ 227,81 R$ 303,75

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

• Métodos para criação de questionamentos
  • Identificação de problemas e de tempos complexos e desenvolvimento de métodos de questionamento.
  • Identificação de valores éticos e da cultura de empresas
  • Armadilhas éticas e culturais
  • Conceitos de ‘locked in’
  • Superando as armadilhas éticas e culturais
  • A importância dos princípios e da ‘memória’ moral
  • Construindo ambientes favoráveis
  • “O véu da ignorância” e o que a política pode nos ensinar.

PROJETO APLICADO

O projeto aplicado prevê a construção de um caso que identifique os cinco pontos fundamentais abordados ao longo do curso:

1. a) os problemas éticos reconhecidos e enfrentados;
  2. b) as origens e as trajetórias dos problemas;
  3. c) quais as perguntas que devem ser feitas antes da proposta de solução;
  4. d) proposta de intervenção e;
  5. e) análise do impacto da proposta.

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

A definir

Investimento: a partir de R$ 2.733,75**
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada