Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Jornalismo/Como Cobrir Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono

Curso Veja de Jornalismo Avançado

Como Cobrir Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono

Curso de Curta Duração

As mudanças climáticas deixaram de ser um debate exclusivamente científico para se tornar o centro de discussões globais que envolvem economia, política e meio ambiente. O desafio para as redações é qualificar esse debate, indo além da cobertura de eventos climáticos extremos e ampliando a compreensão de suas audiências sobre as causas do problema e as ações que precisam ser tomadas, por governos e empresas, para mitigar seus impactos negativos. A tarefa se torna ainda mais relevante em um contexto de desinformação e ceticismo sobre as mudanças climáticas.

O curso Como cobrir mudanças climáticas e mercado de carbono foi pensado para equipar jornalistas com os principais conceitos, dados e fontes da agenda climática nacional e global, trazendo exemplos de como apresentar informações de maneira confiável e envolvente e como obter recursos para este tipo de cobertura.

Este é o segundo tema do Curso VEJA de Jornalismo Avançado, uma iniciativa sem fins lucrativos para qualificar a cobertura jornalística de temas de impacto no cenário nacional. Os jornalistas aprovados no processo seletivo receberão bolsas de 100% para participar do curso. O financiamento do programa será feito pelo Instituto Veja e patrocinadores parceiros.

Os patrocinadores apoiam os cursos financiando as bolsas integrais oferecidas aos estudantes. O conteúdo do curso e a seleção são independentes e não sofrem qualquer interferência de parceiros, sendo conduzidos exclusivamente pelo Insper e pelo Instituto Veja.

O Grupo Abril, através do Instituto Veja, reafirma o seu compromisso com a comunicação jornalística de excelência e promove o Curso VEJA de Jornalismo Avançado. O objetivo central desta iniciativa é gerar aprofundamento em temas de alta complexidade em tempos atuais, entendendo conceitos, narrativas e contando com a participação de profissionais renomados no tema.

Destaca-se que ao final do curso ocorrerá um Painel de Debates com participação de especialistas convidados da área de conhecimento estudada. Esta ação, integrada às demais, contribui para o jornalista aplicar as competências desenvolvidas ao longo do curso.

  • Explicar o que são as mudanças climáticas e suas principais causas
  • Compreender a importância do uso de evidências para desenvolvimento de política publica no tema meio ambiente e sustentabilidade e identificar fontes de dados relacionadas à agenda climática
  • Dissertar, com alto grau de conhecimento, sobre os impactos das mudanças climáticas em diferentes frentes (econômica, ambiental, política, etc) e ações de mitigação em curso
  • Identificar quem são os principais stakeholders da agenda climática internacional e nacional e como eles a influenciam
  • Compreender as formas utilizadas para planejar e financiar ações climáticas de mitigação e adaptação bem como o funcionamento das negociações climáticas

Formação superior completa ou experiência comprovada como jornalista e/ou profissional de comunicação.

Curso on-line: Os cursos online do INSPER são ofertados seguindo o método live learning, que promove interações ao vivo com os docentes e demais participantes. Dessa forma, mantém a proximidade, apesar da distância. São aplicadas diversas dinâmicas de ensino que tornam o aprendizado online interativo e envolvente.

Outro diferencial no curso é o projeto aplicado. Esta atividade pode ser feita individualmente ou em grupo com feedback dos docentes. Cada programa tem o seu próprio projeto e permite ao participante praticar ferramentas e conceitos apresentados durante as aulas síncronas.

Etapas de inscrição e prazos de seleção:

Etapa 1:

  • Inscrição pelo formulário: 26 de maio a 22 de junho.
  • Análise curricular e seleção interna: 23 a 26 de junho.
  • Divulgação dos participantes selecionados: a partir de 26 de junho via e-mail cadastrado.

Etapa 2:

  • Inscrições para matricula no curso: 27 de junho a 1 de julho

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

  • Mudanças Climáticas e limites planetários
  • Cobertura científica e desinformação
  • Dados e stakeholders da agenda climática
  • Instrumentos de políticas públicas
  • Estratégias Climáticas e Empresas

O Programa Avançado de Jornalismo do Insper tem por missão qualificar a cobertura jornalística de temas relevantes para o debate público. Para isso, apresenta um generoso programa de bolsas parciais e integrais, concedidas a partir de critérios como a aderência ao público-alvo e o potencial de aplicação e impacto. Os cursos de jornalismo do Insper têm uma abordagem interdisciplinar, com um método de ensino centrado no aluno, e atento aos novos desafios do ecossistema informacional.

As bolsas para este curso são financiadas pelo Instituto Veja e serão ofertadas a 100% das pessoas aprovadas.

Preencha o formulário de inscrição para concorrer às bolsas de estudo.

 

Corpo docente

Priscila-Borin-Claro

Priscila Borin Claro

Professora Associada e Líder do Núcleo de Sustentabilidade e Negócios do Insper. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras, com foco em Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2007). Possui mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Wageningen na Holanda (2002) e bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras (2000). Desenvolveu e orientou projetos relacionados a estratégia e sustentabilidade em empresas como Ambev, Banco Bradesco, Banco do Brasil, Banco Real, Grupo Boticário e outras.

Veja mais

Perfil de Marcos Jank

Marcos Jank

Professor sênior de agronegócio no INSPER e coordenador do centro “Insper Agro Global”. Entre 2015 e 2019 foi presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil (Asia-Brazil Agro Alliance – ABAA), iniciativa que reuniu entidades exportadoras do agronegócio brasileiro com o objetivo de ampliar a representatividade do agronegócio brasileiro nos países asiáticos. Anteriormente foi vice-presidente de assuntos corporativos e desenvolvimento de negócios da BRF para a região Ásia-Pacífico.

Veja mais

 

foto de perfil da Natalie-Unterstell

Natalie Unterstell

Presidente do Instituto Talanoa, cuja missão é contribuir para resolver a crise climática ainda nesta década, usando as ideias e as tecnologias do nosso tempo. Membro do Painel de Acreditação do Fundo Climático Verde e negociadora do Brasil nos assuntos de mudança do clima na ONU. Atuou em governos federal e estaduais, onde apoiou a construção de políticas públicas, incluindo o mais ambicioso programa de adaptação à mudança do clima já realizado no Brasil, o Brasil 2040, como diretora na SAE/Presidência da República.

foto de perfil do Thiago-Medaglia

Thiago Medaglia

Jornalista brasileiro especializado em ciência e meio ambiente e mestre pelo Departamento de História da Ciência em Harvard. É fundador da Ambiental Media e já trabalhou como jornalista e editor no InfoAmazonia.Org, na Mongabay a na revista National Geographic Brasil. Ex-fellow do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e do Programa Knight de Jornalismo Científico do MIT (KSJ-MIT, 2020).

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Sab

2

Jul

LIVE LEARNING

Carga horária: 30 horas

Início das aulas: 2 de julho de 2022

Fim das aulas: 6 de agosto de 2022

Sábados, das 8h30 às 12h30

Encerramento das matrículas*: 29 de junho de 2022

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

 

Aulas síncronas: 20 horas ao vivo com o docente e demais participantes, no sábado pela manhã. Aulas ficarão gravadas e disponíveis para consulta posterior.

Atividades assíncronas: É estimada dedicação de 10 horas para o projeto aplicado e atividades assíncronas (por exemplo, leituras, exercícios, vídeos e estudos de casos).

Atividade bônus: Ao final do curso o Instituto Veja de Jornalismo oferecerá aos participantes um jantar de encerramento na cidade de São Paulo, na ocasião, haverá um painel de debates com um especialista consagrado na área. O momento também será uma ótima oportunidade de networking com outros participantes do curso.


Investimento: R$ 2.932,00
(Neste curso disponibilizaremos bolsas integrais a todas as pessoas aprovadas em processo seletivo.)