Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Jornalismo/Finanças Públicas e Gestão Fiscal: O que jornalistas precisam saber

Curso Veja de Jornalismo Avançado

Finanças Públicas e Gestão Fiscal: O que jornalistas precisam saber

Curso de Curta Duração

O Brasil prevê gastar 4,7 trilhões em 2022. A destinação destes recursos expressa as prioridades do governo e define as políticas públicas a serem realizadas no país. Jornalistas são peças-chave para a compreensão e o monitoramento do orçamento público, mas precisam mergulhar em dados de programas e ações de governo, traduzir jargões orçamentários e separar decisões técnicas e políticas.

O que é equilíbrio fiscal? Como identificar de maneira simples as principais despesas do governo? O que está por trás das decisões sobre o orçamento? O curso Finanças públicas e gestão fiscal: o que jornalistas precisam saber vai apresentar conceitos e ferramentas para que profissionais de jornalismo promovam uma cobertura qualificada do processo de gestão e planejamento orçamentário-financeiro no Brasil, contribuindo para ampliar a cidadania fiscal.

Este é o primeiro tema do Curso VEJA de Jornalismo Avançado, uma iniciativa sem fins lucrativos para qualificar a cobertura jornalística de temas de impacto no cenário nacional. Os jornalistas aprovados no processo seletivo receberão bolsas de 100% para participar do curso. O financiamento do programa será feito pelo Instituto Veja e patrocinadores parceiros.

A estrutura do curso consiste em dois módulos. No primeiro, serão trabalhados conceitos básicos de política fiscal e como esta se relaciona com as demais políticas macroeconômicas. Além de abordar tecnicamente como é medida a dívida pública e quais obrigações o governo deve cumprir para organizar suas receitas e despesas, o curso também vai pautar os principais debates sobre o efeito do gasto público na economia com especialistas convidados.

No segundo módulo, os participantes farão exercícios práticos a partir de matérias jornalísticas e da identificação e sistematização de bases públicas de dados obtidas nas plataformas SIGA Brasil, SIOP, Portal da Transparência e Siconfi.

O Grupo Abril, através do Instituto Veja, reafirma o seu compromisso com a comunicação jornalística de excelência e promove o Curso VEJA de Jornalismo Avançado. O objetivo central desta iniciativa é gerar aprofundamento em temas de alta complexidade em tempos atuais, entendendo conceitos, narrativas e contando com a participação de profissionais renomados no tema.

Destaca-se que ao final do curso ocorrerá um Painel de Debates com participação de especialistas convidados da área de conhecimento estudada. Esta ação, integrada às demais, contribui para o jornalista aplicar as competências desenvolvidas ao longo do curso.

  • Delimitar o papel do orçamento público na política fiscal e sua relação com as demais políticas macroeconômicas
  • Distinguir os conceitos, as instituições e as variáveis fundamentais para o acompanhamento dos diversos instrumentos que compõem o processo de gestão e planejamento orçamentário-financeiro no Brasil
  • Organizar e analisar os dados orçamentários e financeiros disponíveis nos sistemas públicos de busca online segundo interesses determinados
  • Dissertar, com profundo nível de conhecimento, temas relacionados às finanças públicas e gestão fiscal do Governo Federal

Formação superior completa ou experiência comprovada como jornalista e/ou profissional de comunicação.

Curso on-line: Os cursos online do INSPER são ofertados seguindo o método live learning, que promove interações ao vivo com os docentes e demais participantes. Dessa forma, mantém a proximidade, apesar da distância. São aplicadas diversas dinâmicas de ensino que tornam o aprendizado online interativo e envolvente.

Outro diferencial no curso é o projeto aplicado. Esta atividade pode ser feita individualmente ou em grupo com feedback dos docentes. Cada programa tem o seu próprio projeto e permite ao participante praticar ferramentas e conceitos apresentados durante as aulas síncronas.

Etapas de inscrição e prazos de seleção:

Etapa 1:

  • Inscrição pelo formulário: 4 de abril a 1 de maio.
  • Análise curricular e seleção interna: 2 a 6 de maio.
  • Divulgação dos participantes selecionados: a partir de 9 de maio via e-mail cadastrado.

Etapa 2:

  • Inscrições para matricula no curso: 10 a 18 de maio

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Política Fiscal e Macroeconomia

  • Economia do setor público: o papel do governo
  • Política fiscal, política monetária e a dívida pública
  • LRF e a Gestão fiscal nos anos recentes
  • Princípios do orçamento público no Brasil

O modelo orçamentário brasileiro

  • Ciclo orçamentário: marcos do processo formal de submissão, tramitação, deliberação e aprovação do orçamento federal
  • Linguagem orçamentária

Classificação da despesa pública

  • Classificação institucional
    • Classificação funcional
    • Classificação por programa
    • Classificação por natureza
    • Identificadores financeiros
  • Classificação da Receita Pública: principais origens e o debate sobre o federalismo fiscal
  • Estágios do processo orçamentário-financeiro
  • A prática orçamentária no Brasil

Governança orçamentária: como são tomadas as decisões durante a execução do orçamento público

  • Emendas parlamentares
  • Gestão financeira de contratos e obras públicas
  • Orçamento e planejamento participativos: o papel da sociedade civil

O Programa Avançado de Jornalismo do Insper tem por missão qualificar a cobertura jornalística de temas relevantes para o debate público. Para isso, apresenta um generoso programa de bolsas parciais e integrais, concedidas a partir de critérios como a aderência ao público-alvo e o potencial de aplicação e impacto. Os cursos de jornalismo do Insper têm uma abordagem interdisciplinar, com um método de ensino centrado no aluno, e atento aos novos desafios do ecossistema informacional.

As bolsas para este curso são financiadas pelo Instituto Veja e serão ofertadas a 100% das pessoas aprovadas.

Preencha o formulário de inscrição para concorrer às bolsas de estudo.

 

Corpo docente

Mariana Almeida

Mariana Almeida

Ex-Coordenadora de Planejamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e Diretora Geral da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, órgão responsável pela articulação de políticas de ensino técnico e profissional no município. Também ocupou o cargo Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde.

Veja mais

Perfil de Marianna Sampaio

Marianna Sampaio

Analista de políticas públicas e gestão governamental da Prefeitura de São Paulo. Foi secretária-adjunta de Inovação e Tecnologia (2017-2019) e de Negócios Jurídicos (2014) na cidade de São Paulo. Atua nas áreas de inclusão digital, governo eletrônico, inovação em governo e atendimento ao cidadão.

Veja mais

LIVE LEARNING

Carga horária: 30 horas

Início das aulas: A definir

Sábados, das 8h30 às 12h30

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

 

Aulas síncronas: 20 horas ao vivo com o docente e demais participantes, no sábado pela manhã. Aulas ficarão gravadas e disponíveis para consulta posterior.

Atividades assíncronas: É estimada dedicação de 10 horas para o projeto aplicado e atividades assíncronas (por exemplo, leituras, exercícios, vídeos e estudos de casos).

Atividade bônus: Ao final do curso o Instituto Veja de Jornalismo oferecerá aos participantes um jantar de encerramento na cidade de São Paulo, na ocasião, haverá um painel de debates com um especialista consagrado na área. O momento também será uma ótima oportunidade de networking com outros participantes do curso.


Investimento: R$ 3.716,00
(Neste curso disponibilizaremos bolsas integrais a todas as pessoas aprovadas em processo seletivo.)

 

Quer saber mais?

Nosso Núcleo de Orientação ao Candidato está à disposição caso precise de informações complementares.

Botão whatsApp - Contato