Instrumentos Financeiros De Renda Variável

Curso de Curta Duração

O uso de ações e outros instrumentos de renda variável são essenciais para que investidores possam obter, no longo prazo, retornos ajustados ao risco que sejam adequados para o atingimento de seus objetivos financeiros pessoais, inclusive aqueles relacionados à previdência/aposentadoria. Da mesma forma, tais instrumentos constituem uma importante alternativa para que empresas obtenham financiamento para viabilizar seus planos de crescimento e projetos de investimento. Nesse sentido, o entendimento das principais características desses instrumentos é de fundamental importância tanto para investidores individuais quanto para profissionais que atuam em Empresas, Instituições Financeiras e Gestoras de Recursos.

O objetivo do curso é propiciar técnicas de seleção e de gestão de instrumentos de renda variável tanto para os investidores comporem suas carteiras de investimentos quanto para as empresas definirem seu mix de financiamento de forma a otimizar a sua estrutura de capital e criar valor para seus acionistas.

• Associar os produtos e serviços que envolvam renda variável ao planejamento da carteira de investidores;
  • Utilizar modelos de seleção de produtos e de diversificação de carteiras de renda variável;
  • Projetar o uso e o efeito dos produtos de renda variável sobre a situação financeira e patrimonial de suas empresas emissoras.
  • Executivos e analistas das áreas de relações com os investidores e da área financeira de empresas que tenham ações negociadas na bolsa de valores ou que estejam planejando o ingresso no mercado de ações.
  • Profissionais de instituições financeiras que orientem investidores a formarem carteiras de investimentos que usem renda variável em sua composição
  • Executivos de bancos, corretoras e assessores que atuem em processos de emissão de ações e outros instrumentos de renda variável.

Desejável formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 3.187,80 R$  2.656,50 R$ 3.542,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 318,78 R$ 265,65 R$ 354,20

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito (Pessoa Física). Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

• Plano de Pagamento
  • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 15 dias antes do início das aulas)
  • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)
  • Ler e assinar os documentos acima
  • Anexar aqui
    • os documentos acima assinados
    • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

I - O MERCADO DE BOLSA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS EMPRESAS EMISSORAS

• Definição de Renda Variável
  • Ações ordinárias e Ações preferenciais
  • Dividendos, Juros sobre o Capital Próprio e Ganho de Capital como benefícios para os acionistas
  • Taxa exigida de Retorno ao se investir em ações
  • Eventos societários: bonificação, dividendos, desdobramento e agrupamento
  • Operações especiais: recompra de ações, subscrição privada de ações, IPO e Follow On

II - COMPORTAMENTO DO INVESTIDOR E ANÁLISE TÉCNICA

Mais
  • Racionalidade e o problema do investidor
  • Hipótese dos mercados eficientes
  • Profundidade do Mercado e Liquidez
  • Análise Técnica
  • Ajuste de Séries de Preço Históricas como base dos gráficos

III - INSTRUMENTOS DE RENDA VARIÁVEL BASEADOS NO PREÇO DAS AÇÕES

• Units
  • BDRs e ADRs: patrocinados e não patrocinados
  • Bônus de subscrição
  • ETFs: de índices de bolsa, setoriais e por características das empresas
  • Derivativos de renda variável: futuros e opções

IV - ATRIBUIÇÃO DO PREÇO DOS INSTRUMENTOS DE RENDA VARIÁVEL

• Modelos de apreçamento
  • Análise Fundamentalista e pontos críticos na análise dos relatórios de equity research.

V - ADMINISTRAÇÃO DE CARTEIRAS DE RENDA VARIÁVEL

• Estratégias Ativas em Renda Variável
  • Alterando o Beta do Portfólio
  • Análise Macro Local e Internacional
  • Análise Setorial
  • ESG
  • Long and Short
  • Hedge com Opções

PROJETO APLICADO

Mais

Em estudos de caso, sugerir uma carteira de renda variável baseado na descrição de um investidor que será objeto de análise no curso ou então sugerir a emissão de instrumentos de renda variável para uma empresa que será objeto de análise.

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Qua

Próxima Turma

Carga horária: 32 horas*

Início das aulas: 10 de novembro de 2021

Fim das aulas: 8 de dezembro de 2021

Segundas e Quartas-Feiras, das 19h30 às 22h00

Encerramento das matrículas*: 7 de novembro de 2021

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Investimento: A partir de R$ 3.187,80
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento