Gestão do Capital de Giro

Curso de Curta Duração

Preservar a liquidez e a solvência do negócio e administrar as demandas de capital de giro para manter as atividades operacionais da empresa é um dos principais desafios de gestores financeiros, empresários e empreendedores.

No programa Gestão do Capital de Giro você será capacitado a aplicar de forma prática as principais ferramentas da Gestão Financeira Empresarial, com foco na análise do Ciclo de Caixa e Necessidade de Capital de Giro da empresa, das formas de financiamento das Demandas de Capital de Giro e na construção do planejamento financeiro de curto prazo.

• Entender a relevância da gestão financeira de curto prazo bem como os principais elementos da gestão do capital de giro considerando diferentes modelos de negócios;
  • Calcular e analisar a dinâmica dos indicadores de atividade da empresa: prazos de estocagem, recebimento, pagamento, ciclo operacional e ciclo de caixa;
  • Dimensionar a Necessidade de Capital de Giro (NCG), o Capital Circulante Líquido (CCL) e o Saldo de Tesouraria (ST) da empresa bem como identificar e analisar de forma crítica a estrutura e evolução das fontes e aplicações de recursos;
  • Construir o planejamento financeiro de curto prazo da empresa a partir do nível de atividade previsto e dos indicadores de capital de giro bem como analisar o trade-off entre liquidez e rentabilidade.

Profissionais que atuam na gestão financeira de empresas, empresários e empreendedores.

Formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni  Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 2.967,53 R$ 2.472,94 R$ 3.297,25
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 296,75 R$ 247,29 R$ 329,72

*EB (10% de desconto) para matrículas antecipadas: no formato Live Learning, em até 15 dias antes do início das aulas. Para as turmas presenciais, em até 25 dias antes do início das aulas.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Desconto de 5% concedido para pagamento à vista (não cumulativo com EB e alumni).

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Conteúdo Programático

Gestão Financeira de Curto Prazo e Análise do Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa da Empresa

Mais
  • Balanço Patrimonial, liquidez e a gestão dos ativos e passivos circulantes;
  • Os prazos associados aos itens circulantes e a dinâmica do fluxo de caixa de curto prazo da empresa;
  • Os prazos operacionais, o ciclo operacional e o ciclo financeiro da empresa.

Análise da Estrutura e Evolução das Fontes e Aplicações de Recursos

Mais
    • O conceito de Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital Circulante Líquido (CCL) e Saldo de Tesouraria (ST);
    • Estrutura e evolução das fontes e aplicações de recursos da empresa;
    • Efeito tesoura e overtrading.

Construção do Planejamento Financeiro de Curto Prazo

Mais
  • Projeção da Necessidade de Capital de Giro com base no nível de atividade previsto para a empresa;
  • Projeção da necessidade de aportes financeiros (NAF) e definição das fontes de financiamento para suportar o plano financeiro de curto prazo.

Projeto aplicado

Mais

Ao longo do curso, os participantes serão desafiados a aplicar as ferramentas de Gestão do Capital de Giro por meio de um Projeto cuja finalidade é construir o planejamento financeiro de curto prazo da empresa em que atua.

A Estrutura do Projeto Aplicado contempla três partes:

Parte 1 – Análise do Ciclo Operacional e do Ciclo Financeiro da Empresa por meio do entendimento da dinâmica dos prazos operacionais.

Parte 2 – Dimensionamento da Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital de Giro Líquido (CCL) e Saldo de Tesouraria (ST) e análise da estrutura e evolução das fontes e aplicações de recursos da empresa;

Parte 3 – Construção do planejamento financeiro de curto prazo com base nos indicadores de capital de giro e no nível de atividade econômica previsto para a empresa.

Jornada de aprendizagem

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Noturno

Carga horária: aprox. 23 horas*

Início das aulas: 30 de agosto de 2022

Fim das aulas: 20 de setembro de 2022

Terças e Quintas-Feiras, das 19h30 às 22h00

Encerramento das matrículas*: 26 de agosto de 2022

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Botão whatsApp - Contato