Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cursos de Finanças/Gestão da tesouraria e do fluxo de caixa de empresas

Gestão da tesouraria e do fluxo de caixa de empresas

Curso de Curta Duração

A sustentabilidade de qualquer negócio depende do controle do seu fluxo de caixa, que é um instrumento que muitas empresas não conseguem implementar de forma adequada em suas práticas de gestão.

No Programa Gestão da Tesouraria e do Fluxo de Caixa de Empresas você será capacitado a construir procedimentos e relatórios para projetar e acompanhar o Fluxo de Caixa da empresa visando dar suporte à gestão e à tomada de decisão, bem como será capaz de tomar decisões sobre as melhores escolhas de meios de pagamentos que atendam as políticas de compras e vendas da sua empresa.

• Apresentar a estrutura da área de Tesouraria com suas principais funções e atividades bem como discutir as principais técnicas e boas práticas da gestão de Tesouraria de empresas;
  • Diferenciar as características, o cálculo e aplicações práticas associadas à utilização de produtos de captação e aplicação de recursos financeiros;
  • Relacionar os impactos das escolhas da empresa em termos de meios de pagamentos em suas políticas de compras e vendas;
  • Associar a construção, planejamento, acompanhamento e controle do fluxo de Caixa da Empresa bem como sua adequada utilização como instrumento de gestão e tomada de decisão.

Profissionais que atuam na Tesouraria de empresas, responsáveis pelo contas a pagar, pelo contas a receber e também empresários e empreendedores que queiram melhorar planejamento e controle da gestão do caixa de suas empresas.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 2.722,50 R$ 2.268,75 R$ 3.025,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 272,25 R$ 226,87 R$ 302,50

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Estruturação da Tesouraria da Empresa

Mais
  • Definição das atividades mínimas para a estruturação da Tesouraria na empresa;
  • Principais funções no contexto da tesouraria de uma empresa não financeira.

Cálculos Financeiros Fundamentais e Operações de Tesouraria

• Análise do efeito de eventos econômicos sobre o Fluxo de Caixa;
  • Cálculos financeiros com sistemas de amortizações variados e indexados no CDI.

Meios de Pagamento e Tesouraria

Mais
  • Definições dos principais meios de pagamento existentes no mercado brasileiro;
  • Ciclos e sistemas de cobrança, francesinha, arquivo remessa e arquivo retorno;
  • Conciliações automáticas e manuais;
  • Análise de vantagens e desvantagens das políticas de compras e de crédito a clientes sob o ponto de vista de meios de pagamento.

Construção, Planejamento, Acompanhamento e Controle do Fluxo de Caixa da Empresa

Mais
  • Construção do fluxo de caixa da Empresa pelos métodos direto e indireto;
  • Projeção do fluxo de caixa da empresa;
  • Definição do caixa mínimo que a empresa deva manter;
  • Acompanhamento e diagnóstico dos desvios entre o fluxo de caixa orçado e o fluxo de caixa realizado.

Projeto aplicado

Mais

Ao longo do curso, os participantes serão desafiados a aplicar as ferramentas e análises discutidas no curso por meio de um projeto cuja finalidade é estruturar e aperfeiçoar os processos e operações da Tesouraria da empresa bem a aprimorar a gestão do fluxo de caixa da empresa.

A Estrutura do Projeto Aplicado contempla três partes:

Parte 1 – Estruturação e aperfeiçoamento das atividades, das funções e das operações da tesouraria da empresa

Parte 2 – Construção, planejamento, acompanhamento e controle do fluxo de caixa da empresa visando dar suporte à gestão e à tomada de decisão.

Jornada de Aprendizagem

Fluxograma com as jornada do curso em 6 aulas e projeto aplicado

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Carga horária: aprox. 27 horas*

Início das aulas: A definir

Investimento: A partir de R$ 2.722,50**
(em até 10x no cartão de crédito)
** Confira as opções na aba investimento

*Carga horária

16 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes

Atividades assíncronas: ( 03 horas de leituras, exercícios, vídeos e estudo de casos)

08 horas (síncronas)  estimadas para o projeto aplicado.