Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cursos de Finanças/Gestão da tesouraria e do fluxo de caixa de empresas

Gestão da tesouraria e do fluxo de caixa de empresas

Curso de Curta Duração

A sustentabilidade de qualquer negócio depende do controle do seu fluxo de caixa que é um instrumento que muitas empresas não conseguem implementar de forma adequada em suas práticas de gestão.

No Programa Gestão da Tesouraria e do Fluxo de Caixa de Empresas você será capacitado a construir procedimentos e relatórios para projetar e acompanhar o Fluxo de Caixa da empresa visando dar suporte à gestão e à tomada de decisão.

• Apresentar a estrutura da área de Tesouraria com suas principais funções e atividades bem como discutir as principais técnicas e boas práticas da gestão de Tesouraria de empresas;
  • Analisar as características, o cálculo e aplicações práticas associadas à utilização de produtos de captação e aplicação de recursos financeiros;
  • Discutir a construção, planejamento, acompanhamento e controle do Fluxo de Caixa da Empresa bem como sua adequada utilização como instrumento de gestão e tomada de decisão.

Profissionais que atuam na Tesouraria de empresas, responsáveis Contas a pagar, contas a receber, empresários, empreendedores.

Formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 2.722,50 R$ 2.268,75 R$ 3.025,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 272,25 R$ 226,87 R$ 302,50

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Estruturação da Tesouraria da Empresa

Mais
  • Definição das atividades mínimas para a estruturação da Tesouraria na empresa
  • Principais funções tanto de infraestrutura quanto de pessoas no contexto da Tesouraria de uma empresa não financeira

Cálculos Financeiros Fundamentais e Operações de Tesouraria

• Análise do efeito de eventos econômicos sobre o Fluxo de Caixa
    • Cálculos financeiros com sistemas de amortizações variados e indexados tanto no CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro) quanto no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)
    • Definição de operações estruturadas para a Tesouraria da empresa

• Construção do Fluxo de Caixa da Empresa pelo Método Direto e Indireto
  • Projeção do Fluxo de Caixa da Empresa
  • Definição do Caixa Mínimo com o objetivo de precaução
  • Acompanhamento e Diagnóstico dos desvios entre o Fluxo de Caixa Orçado e o Fluxo de Caixa Realizado

Projeto aplicado

Mais

Ao longo do curso, os participantes serão desafiados a aplicar as ferramentas e análises discutidas no curso por meio de um Projeto cuja finalidade é estruturar/aperfeiçoar os processos e operações da Tesouraria da empresa bem a aprimorar a gestão do Fluxo de Caixa da empresa.

A Estrutura do Projeto Aplicado contempla três partes:

Parte 1 – Estruturação/Aperfeiçoamento das Atividades, Funções, Infraestrutura e Operações da Tesouraria da Empresa

Parte 2 – Construção, Planejamento, Acompanhamento e Controle do Fluxo de Caixa da Empresa visando dar suporte à gestão e à tomada de decisão.

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Noturno

Carga horária: aprox. 27 horas*

Início das aulas: 11 de março de 2021

Fim das aulas: 6 de abril de 2021

Terças e quintas-Feiras, das 18h30 às 20h30

Encerramento das matrículas*: 8 de março de 2021

Vagas limitadas.

Investimento: A partir de R$ 2.722,50**
(em até 10x no cartão de crédito)
** Confira as opções na aba investimento

*Carga horária

16 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes

Atividades assíncronas: ( 03 horas de leituras, exercícios, vídeos e estudo de casos)

08 horas (síncronas)  estimadas para o projeto aplicado.