Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cursos de Finanças/Cenários Econômicos para Análise de Negócios

Cenários Econômicos para Análise de Negócios

Curso de Curta Duração

Considerando a importância das questões de natureza econômica para as empresas e para o ambiente de negócios, o curso de Economia para Empresários irá capacitá-lo para analisar os ambientes macroeconômico e microeconômico e, com base nessa análise, auxiliá-lo na tomada de decisões gerenciais relacionadas a negócios bem como na construção de cenários econômicos.

Empresários e gestores se deparam diariamente com diversas questões de natureza econômica que exercem impacto nos negócios. Tais questões dividem-se tradicionalmente em dois amplos subcampos: a economia de empresas (parte da microeconomia) e a macroeconomia.

Por um lado, a economia de empresas preocupa-se em explicar o comportamento econômico, as decisões e as interações entre empresas e consumidores no mercado. Dessa interação surgem questões como: o que determina a oferta e a demanda de bens e serviços? o que determina os preços dos diversos tipos de bens e serviços? O que determina a maneira que um indivíduo gasta a sua renda entre os mais diversos tipos de bens e serviços? Qual a sensibilidade do consumidor quando os preços dos bens e serviços sofrem alterações? Qual o nível de produção que maximiza o lucro do negócio?

Por outro lado, a macroeconomia procura estudar os fenômenos que englobam toda a economia. Nesse caso, a preocupação central são questões como crescimento econômico, desemprego, inflação, déficit público, alterações nas taxas de juros, aumento de impostos, desvalorização da taxa de câmbio etc.

Todas essas questões exercem impacto importante nas principais decisões de negócio. Por exemplo, o crescimento econômico, o desemprego e a demanda esperada de bens e serviços determinam as decisões de investimento de empresários e gestores. Já as alterações no nível de inflação exercem impacto nos custos e despesas operacionais e consequentemente na rentabilidade do negócio. As alterações nas taxas de juros, por sua vez, exercem impacto no custo de capital das empresas e, consequentemente, nas decisões de financiamento (estrutura de capital).

Clique aqui para conhecer as etapas do Processo Seletivo

• Entender os fatores que determinam a oferta e a demanda de bens e serviços bem como o equilíbrio em um mercado competitivo;
  • Analisar os mecanismos de previsão de vendas e receitas de um negócio;
  • Entender os conceitos de elasticidade para estabelecer estratégias de posicionamento de bens e serviços no mercado;
  • Aplicar os conceitos de produtividade e ganhos de escala em decisões de produção;
  • Aplicar as técnicas de custos e formação de preços que os gestores utilizam na prática para maximizar os lucros do negócio;
  • Entender os fatores determinantes do crescimento econômico de longo prazo e o papel das políticas estruturais e conjunturais;
  • Entender as consequências do desequilíbrio das contas públicas e a importância da estabilidade da relação Dívida Pública/PIB para o ambiente de negócios;
  • Compreender a dinâmica do comércio e dos negócios internacionais, as variáveis determinantes das importações e exportações e o papel da taxa de câmbio;
  • Elaborar cenários para as principais variáveis econômicas com base nos condicionantes locais e externos.

Os participantes devem exercer posição decisória nos processos tratados no programa, seja na indicação de soluções, seja na orientação de Gestores e na tomada de decisões gerenciais relacionadas a negócios bem como na construção de cenários econômicos.

Ter formação superior e experiência profissional mínima de 2 anos.

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Baixar aqui:

• Plano de Pagamento
  • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 25 dias antes do início das aulas)
  • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)

Ler e assinar os documentos acima

• Anexar aqui
    • os documentos acima assinados
    • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.