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Sistema de Governança : Jornada para Governança Consciente

Quando:
1 de maio de 2018 @ 0:00

No curso de Sistema de Governança: Jornada para Governança Consciente os participantes compreenderão sobre o que agir, para criar uma agenda de governança para preservação e criação de valor nas empresas, além de temas regulamentares e cíclicos, e como agir em diferentes papéis e responsabilidades, desenvolvendo habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal e gestão de conflitos. Além dos temas fundamentais e estruturantes do Sistema de Governança, serão discutidos os desafios mais críticos e relevantes que estes agentes enfrentam no mundo dinâmico e incerto, que os obriga a atuar além de regras e melhores práticas pré-estabelecidas, e conhecer as principais tendências e inovações que afetam o ambiente empresarial (como p.ex. transformação digital).

As dinâmicas de aprendizagem contemplarão diferentes situações e papéis no Sistema de Governança, com discussão de casos nacionais e internacionais, simulações de reuniões de Conselho, painéis com participantes externos, entre outras, contando sempre com corpo docente experiente formado por acadêmicos, executivos e conselheiros atuantes no mercado. Após o curso, os participantes terão duas sessões com mentores que os ajudarão em suas trajetórias de desenvolvimento individuais.

Objetivos

  • Conhecer, Praticar e Avaliar a Dinâmica do Sistema de Governança
  • Compreender a estrutura de governança e seu processo de funcionamento;
  • Conhecer os pilares de governança consciente e ética, entendendo a dinâmica dos três níveis;
  • Articular a rede de relacionamentos e stakeholders, e a comunicação e transparência em diferentes níveis;
  • Reconhecer os principais papéis e responsabilidades e seus rebatimentos cognitivos no Sistema de Governança no mundo empresarial contemporâneo;
  • Preparar-se para a tomada de decisões estratégicas;
  • Reconhecer seu papel na sucessão da liderança e na cultura organizacional;
  • Identificar riscos e tomar decisões financeiras e de compliance;
  • Desenvolver habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal e gestão de conflitos, permitindo desenvolver empatia pelos diferentes papéis, dialogar de forma construtiva, e atuar com poder coletivo
  • Desenvolver competências e skills na agenda de preservação e criação de valor – estratégia, desenvolvimento de pessoas, gestão de riscos e monitoramento de resultados – além dos temas regulamentares e cíclicos
  • Desenvolver seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de acordo com os papéis no Sistema de Governança, com “mentoria” individual feita por um conselheiro experiente.

Corpo Docente

  • Luiz Vieira Luiz Vieira
  • Carolina da Costa
  • Carlos Eduardo Lessa Brandão
  • Roberto Pedote
  • Luiz Vieira

    PhD em Engineering and Economics (nas áreas de transport economics, demand analysis and logistics) pelo M.I.T (Massachusetts Institute of Technology). Mestre pela Sloan School of Management, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em strategy and applied economics. Mestre pelo Operations Research Center, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em mathematical programming, network algorithms. Mestre em Engenharia de Transportes pelo COPPE/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com foco em métodos de planejamento e simulação. Possui graduação em Engenharia Civil pela UnB (Universidade de Brasília). Foi Vice-Presidente da Strategy& (ex-Booz & Company) e líder da prática de Operações, Logística e Transportes na América Latina, baseado no escritório de São Paulo, Brasil. É especialista na gestão de programas de transformação, desenvolvimento estratégico e reestruturação de negócios, modelo de gestão e operação das empresas. Tem mais de 20 anos de experiência em setores como automotivo, indústrias de base, infraestrutura e operadores logísticos, agronegócio e produtos de consumo, na América Latina. Liderou projetos e programas no setor público e para organismos multilaterais, abrangendo áreas de planejamento, infraestrutura, regulação e políticas públicas e fortalecimento institucional. Além da consultoria, Luiz acumula experiência como Presidente/CEO da empresa Produzir S.A., joint venture entre Bunge e Dupont em agro-negócio, e professor do Insper nas disciplinas de Estratégia e Operações nos programas de MBA, Corporativos, MPA e cursos de Educação Executiva.
  • Carolina da Costa

    É Ph.D em Educação (ênfase em Cognição) pela Rutgers, The State University of New Jersey, bacharel e mestre em Administração. Nos EUA, conduziu estudos sobre pensamento sistêmico e resolução de problemas complexos, participou de pesquisa em PBL pelo inovador eSTEP Project e do “Math and Science Partnership Project” (da National Science Foundation) para elevar desempenho acadêmico em escolas. No Insper, entre 2007 e 2012, foi responsável pelo DEA (Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem), conduzindo as iniciativas de gestão da aprendizagem (Assurance of Learning) com vistas à melhoria contínua dos cursos, promoção dos objetivos de aprendizagem da escola e desenvolvimento do corpo docente. Liderou o desenho e a implementação do programa “Resolução Eficaz de Problemas” (REP), projeto pioneiro do Insper, em parceria com empresas e executivos, para reforçar diversas competências profissionais dos alunos. Em julho de 2012, assumiu a diretoria acadêmica da graduação, em 2013, a diretoria do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper e, em 2016, a vice-presidência de graduação. Professora co-fundadora do Centro de Liderança e Inovação. Global facilitator da AACSB (ministrando seminários de assessment e assurance of learning). Professora de “pensamento crítico” para liderança de empresas e instituições como Ambev, Santander e CONIB (Confederação Israelita Brasileira).
  • Carlos Eduardo Lessa Brandão

    Consultor, professor de programas de educação executiva e conselheiro de empresas e de entidades ligadas à sustentabilidade e negócios no Brasil e exterior. Foi executivo dos grupos Andrade Gutierrez e Vale e da Vesta Technologies em desenvolvimento de negócios e M&A. É administrador de recursos de terceiros autorizado pela CVM e conselheiro de administração certificado pelo IBGC. Engenheiro civil (UFRJ), mestre em planejamento energético (COPPE-UFRJ) e doutor em história e filosofia da ciência (HCTE-UFRJ), com MBA executivo em finanças (IBMEC-RJ).
  • Roberto Pedote

    Vice-presidente de Pós-graduação Lato Sensu e Educação Executiva Roberto Pedote tem uma trajetória de mais de 26 anos atuando no mundo empresarial e nos últimos anos em educação. Atualmente é vice-presidente do Insper, responsável pelos programas de educação para executivos, compreendendo educação executiva aberta e customizada e os programas de Pós-Graduação Lato Sensu. Experiência empresarial desenvolvida entre 2008 e 2015 na Natura como vice-presidente (CFO) de Finanças, Jurídico, Relações com Investidores e Relações Institucionais, 2 anos na Nokia como CFO e 17 anos na Unilever em diferentes processos, negócios e países (Brasil, Chile e Inglaterra). Atua também nos conselhos da WWF Brasil e da Mills. Formado em Administração Pública pela FGV, Direito pela USP e MBA pela Universidade de Michigan (Ross School of Business). Também é certificado em coach pelo Instituto Ecosocial.

Carga horária:

48 horas

Perfil do participante

Destinado a agentes que atuam no Sistema de Governança – acionistas, conselheiros e executivos – que buscam preparação para atuar e melhorar o Sistema de Governança. É necessário ser membro de Conselho (empresários, acionistas, investidores e herdeiros) ou executivo que interaja (ou esteja prestes a interagir) com o Sistema de Governança da empresa.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

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