Educação executiva | Estratégia e Negócios | Recuperação Judicial de Empresas

Recuperação Judicial de Empresas

Quando:
22 de maio de 2017 @ 0:00
Tags:
Logo TMA

Associados têm 15% de desconto na matrícula.

Depois de instalada a crise organizacional, grande parte das empresas têm a recuperação judicial como única alternativa à falência. Este instrumento, que substituiu a concordata, proporciona às empresas maior efetividade no pagamento dos seus credores e no restabelecimento de suas atividades.

Recuperação Judicial de Empresas é um curso de curta duração da área de Estratégia e Negócios que prepara os executivos para lidar com a complexidade deste processo, desde a fase de identificação da crise até a negociação e aprovação do plano de turnaround em assembleia de credores, apresentando as bases legais e os instrumentos jurídico-financeiros para uma boa condução e acompanhamento de cada etapa. Durante o curso, os participantes irão desenvolver um plano de recuperação judicial.

OBJETIVOS

  • Apresentar uma alternativa judicial efetiva para a solução de uma crise empresarial;
  • Dar a conhecer os instrumentos jurídico-financeiros para a boa condução e acompanhamento do processo de recuperação judicial;
  • Ilustrar os papéis dos atores envolvidos no processo;
  • Desenvolver um plano de recuperação judicial;
  • Demonstrar a dinâmica de uma assembleia de credores.

Corpo Docente

  • Bruno Delgado Chiaradia
  • Daniel Carnio Costa
  • Fábio Bartolozzi Astrauskas
  • Giuliano Colombo
  • Luiz Gustavo Bacelar
  • Thomas Felsberg
  • Marcia Yagui Márcia Yagui
  • Marcelo Sacramone
  • Joice Ruiz Bernie
  • Fabiana Balducci
  • Marcel Cecchi Marcel Cecchi Laplace
  • Cássio Machado Cavalli
  • Bruno Delgado Chiaradia

    Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sócio do Escritório Bernardi e Schnapp Advogados. Responsável pela área de Recuperação de Empresas e Falência do escritório. Advogado com ampla experiência em recuperações judiciais, extrajudiciais e falências, representando credores desde a promulgação da Lei nº 11.101 no ano de 2005. Participou diretamente em mais de 100 processos de recuperação judicial, incluindo os notórios casos Varig, Panashop, TMT (Tecumseh subsidiary), Laginha, Supermercado Gimenes, Agrenco, Quatro Marcos, Arantes, Independência, Infinity Bio Energy, Siderúrgica Ibérica, Mobilitá (Casa&Video), Daslu, Grupo Coral, Delta Construções, La Selva, LBR Lácteos e Aralco. Membro da Turnaround Management Association – TMA Brasil e indicado na reconhecida publicação The Legal 500 (seção “Bankruptcy and Restructuring”).
  • Daniel Carnio Costa

    Pós-doutorando em Gestão Democrática de Processos de Insolvência na Universidade de Paris 1 Panthéon – Sorbonne. LLM em Direito Comparado na Samford University (EUA). Doutor em Tutela de Urgência e Processo Coletivo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Tutela de Urgência e Processo Coletivo pela Faculdade Especializada em Direito (Fadisp). Possui gradução em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Juiz Titular da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de SP.
  • Fábio Bartolozzi Astrauskas

    Mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA–USP) com foco em planejamento e administração na Recuperação Judicial, sendo o autor do primeiro estudo acadêmico sobre o tema no Brasil. MBA em Gestão Executiva Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP). Possuiu graduação em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Escola Politécnica – USP) e em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA–USP).É sócio da consultoria Siegen, com mais de 15 anos de experiência na recuperação de empresas em crise. Participou de processos de reestruturação de diversas empresas, entre elas Chapecó Alimentos, Reiplas, Sansuy, BrasilEcodiesel, Directlog. É membro fundador e conselheiro fiscal da TMA Brasil.
  • Giuliano Colombo

    Especialista (LL.M) em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais pelo IBMEC/SP. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio da Pinheiro Neto Advogados e professor na Educação Executiva do Insper e professor convidado na Fundação Instituto de Administração (FIA). Atua na área de recuperação judicial e extrajudicial de empresas e falências, reestruturação de dívidas, liquidação extrajudicial e intervenção de instituições financeiras, contencioso comercial e cível. Trabalhou como associado estrangeiro no escritório Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom, em Nova Iorque, na área de recuperação de empresas (2007/2008). Integrou a Comissão Interministerial que deu redação final à lei de falências promulgada em 2005. É Integrante do American Bankruptcy Institute, INSOL International, Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas (IBR), Instituto Brasileiro de Gestão e Turnaround (IBGT) e membro do Conselho de Administração da TMA Brasil.
  • Luiz Gustavo Bacelar

    Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público. Advogado especializado na área jurídica empresarial, focada da restruturação empresarial (turnaround), direito falimentar, bancário, contencioso cível e empresarial, tendo atuado em inúmeros casos de recuperação judicial desde a promulgação da lei. Membro da TMA Brasil e do Instituto Nacional de Direito Recuperacional. Autor de diversos artigos jurídicos sobre recuperação judicial, publicados em periódicos especializados, além de ter participado e organizado diversas palestras e seminários na área.
  • Thomas Felsberg

    LLM pela Columbia University. Possuiu graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Sócio Fundador do escritório Felsberg Advogados. Diretor (membro do Board) do International Insolvency Institute (III) e membro do American College of Bankruptcy. Coordenador do Comitê de Relações Internacionais do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA). Membro da Comissão das Sociedades de Advogados da OAB/SP. Ex-Presidente do Conselho de Administração do TMA. Integra o corpo de árbitros de diversas câmaras de arbitragem e de mediação.
  • Márcia Yagui

    Pós-graduada e graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/ FGV). Especialista em Mercado Financeiro pela Universidade de Nova York (NYU). Gerente sênior da PricewaterhouseCoopers, onde atua na área de Recuperação de Empresas. Professora na Educação Executiva do Insper. Mais de 20 anos de experiência em assessoria a empresas em crise. Participou ativamente de processos emblemáticos de recuperação extrajudicial antes da Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas e tem assessorado empresas na condução de processos de Recuperação no âmbito judicial. Membro fundador e ex-presidente da TMA (Turnaround Management Association).
  • Marcelo Sacramone

    Doutor e Mestre em direito comercial pela USP. Mestrando em Direito Comparado na Cumberland Law School, Samford University, EUA. Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, atualmente em exercício na 2ª Vara de Recuperações, Falências e Conflitos Arbitrais da Capital. Professor da Educação executiva do Insper. Professor de direito empresarial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor nos cursos de pós-gradução da Escola Paulista da Magistratura (EPM), da Fundação Getúlio Vargas e da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Autor de livros e artigos jurídicos.
  • Joice Ruiz Bernie

    Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FDUSP (2014). Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FDUSP, com ênfase em direito empresarial (1993). Sócia do escritório Satiro e Ruiz Advogados. Administradora Judicial. Vice Presidente do IBAJUD – Instituto Brasileiro de Administração Judicial. Especialista em Direito Tributário pelo CEU – Centro de Extensão Universitária. Especialista em Direito Autoral pela Universidade de Lisboa-Portugal. Membro do IBR – Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas. Membro do TMA Brasil. Autora do livro “Administrador Judicial na Recuperação Judicial e na Falência”.
  • Fabiana Balducci

    É atualmente Diretora no Banco de Investimento Credit Suisse, sendo responsável pela área de Strategic Resolution Unit, fazendo estruturação e restruturação de dívidas. Graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com MBA em Finanças pelo INSPER (antigo IBMEC-SP), Fabiana possui mais de 20 anos de experiência em bancos e finanças corporativas, onde atuou nas áreas comercial e risco de crédito. Previamente foi head dos analistas na área de Coverage no Banco BNP Paribas por 2 anos e Vice President no grupo de Portfolio Management no Bank of America, onde trabalhou por mais de 10 anos. Adicionalmente, é membro do conselho de administração da Turn Around Manager Association no Brasil (TMA).
  • Marcel Cecchi Laplace

    MBA pela Tuck School of Business at Dartmouth. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Tem certificação Chartered Financial Analyst (CFA) emitida pelo CFA Institute. Diretor do Grupo CB, holding da família Klein. Diretor da Usinas Itamarati, em um esforço de reestruturação operacional e financeira. Sócio da Laplace Finanças, empresa de assessoria financeira desde 2011. Foi diretor da Andrade Gutierrez Telecomunicações de 2009 e 2011. Gerente e sócio da Angra Partners de 2004 a 2009, atuando pelos fundos de pensão brasileiros no conflito societário envolvendo Opportunity, Citi e seus investimentos na Brasil Telecom, Telemig e Amazônia Celular, Metrô do Rio, Sanepar e Santos Brasil. Atuou também na reestruturação financeira e negociação de fusão da Santelisa Vale com a LDC Bioenergia.
  • Cássio Machado Cavalli

    Membro do Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério da Fazenda para reforma da Lei 11.101/05 e do Grupo de Trabalho IBRE/FGV para elaboração de anteprojeto de Lei de Recuperação Judicial de Estados e Municípios. Membro de várias associações, entre as quais o TMA Brasil, da qual é Conselheiro de Administração, e o Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas – IBR. Sócio de Veirano Advogados em São Paulo e professor da FGV Direito SP. 

Carga horária:

24 horas presenciais

Perfil do participante

 Advogados, administradores judiciais, executivos, contadores, bem como demais executivos que se interessam pelo tema. É necessário ter formação superior.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 21/02/2018
    Fim: 23/02/2018

    Quarta, quinta e sexta-feira,
    das 09h às 18h.