Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cursos de Estratégia e Negócios/Jogos Estratégicos: Competição, Cooperação e Wargaming

Jogos Estratégicos: Competição, Cooperação e Wargaming

Curso de Curta Duração

Estratégias são escolhas sobre posicionamento e modelo de negócio de empresas para gerar retornos superiores de longo prazo. Entretanto, empresas interagem no mercado, tomando decisões, agindo e reagindo em interesse próprio. Jogos estratégicos abrangem as ações e reações entre competidores, seus fornecedores, clientes e complementadores em busca da maior geração de valor. Esses jogos podem ser competitivos, cooperativos e ambos.

No curso Jogos Estratégicos: Competição, Cooperação e Wargaming, é apresentada a dimensão dinâmica da interação de empresas e outros stakeholders (p.ex. governo e agências regulatórias) no pensamento estratégico. Diferentes situações ou interações estratégicas de empresas são analisadas através da Teoria dos Jogos, buscando um equilíbrio entre modelos de negócio dos participantes na geração de valor. Alternativas de comprometimentos, alavancagem de capacitações e mudanças de escopo são utilizadas para melhorar o equilíbrio do jogo para uma ou mais empresa. Um case de wargaming entre várias empresas é discutido ao final do curso.

• Entender os diferentes tipos de interações estratégicas – competição, colaboração ou mistas;
  • Preparar para jogar – conhecendo a si mesmo (valor adicionado), avaliando interdependências (modelo de negócio), analisando jogadores e antecipando/representando o modelo do jogo;
  • Encontrar a melhor resposta estratégica nos jogos simultâneos ou sequenciais e repetitivos ou não;
  • Aplicar teoria dos jogos em situações de negócio, incluindo a utilização de comprometimentos, capacitações, informações, mudança de escopo e limites dos jogos.

Voltado a profissionais com no mínimo três anos de experiência em gestão de negócios em organizações empresariais nacionais ou estrangeiras atuantes no Brasil.

• Formação Superior;
  • Mínimo de 3 anos de experiência de gestão de negócios;
  • O curso será ministrado em português, porém será necessária a compreensão da língua inglesa principalmente para textos.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Corpo Docente

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.