Governança Corporativa: uma abordagem sistêmica

Curso de Curta Duração

Desde o seu surgimento no início do século XX, a teoria da governança corporativa evoluiu bastante – tanto do ponto de vista econômico, p.ex. incentivos para alinhar interesses baseados na teoria de agência e de custos de transação, como jurídico-regulatório, focando em monitorar executivos e o cumprimento das responsabilidades fiduciárias dos agentes na governança. Entretanto, as teorias ainda falham em fornecer uma abordagem interdisciplinar e abrangente. Uma resposta a esta lacuna veio de praticantes da governança corporativa, sintetizando suas experiências pessoais em livros e textos com insights específicos que são úteis em situações similares aquelas que os originaram, mas falham em prover um arcabouço conceitual abrangente, condições de contorno e generalizações que possam ser aplicadas com confiança.

Propomos uma abordagem sistêmica, que considera a Governança Corporativa como um sistema onde os agentes (acionistas/proprietários, conselheiros e executivos) interagem sob diferentes perspectivas e direções, e pensam de forma crítica e deliberativa com o objetivo de atingir níveis superiores de desempenho das corporações. Além de incorporar diferentes teorias econômicas e jurídico-regulatórias adotadas em governança, esta abordagem também reconhece que o dinamismo crescente do ambiente em que se inserem as corporações, requer a adaptação do Sistema de Governança para enfrentar seus desafios.

No curso Governança Corporativa: uma Abordagem Sistêmica, os participantes reconhecerão os conflitos inerentes aos sistemas de governança e compreenderão sobre o que agir, para criar uma agenda de governança para preservação e criação de valor nas empresas, e como agir através não somente da definição de papéis e responsabilidades, mas também através de direitos de decisão, mecanismos de resolução de conflitos e disputas e de processos de investigação e deliberação. A partir da caracterização de diferentes tipos de sistemas de governança, combinando os mecanismos nas duas dimensões – sobre o que agir e como agir –, os participantes poderão adaptá-los para enfrentar os desafios mais críticos e relevantes da corporação no ambiente dinâmico de negócios – p.ex. coerência estratégica, compliance e gestão de riscos, sucessão e desenvolvimento de talentos.

As dinâmicas de aprendizagem contemplarão exposição dialogada, discussão de casos nacionais e internacionais, simulações de reuniões de Conselho e 2 painéis com participantes externos. O corpo docente é experiente e formado por acadêmicos, executivos e conselheiros atuantes no mercado. Os participantes desenvolverão ainda um projeto aplicado para melhorar o sistema de governança em que se inserem e terão duas sessões com mentores que os ajudarão em suas trajetórias de desenvolvimento individual.

Clique aqui para conhecer as etapas do Processo Seletivo

O participante será preparado para:

  • Identificar desafios no ambiente dinâmico de negócios e seus impactos nos objetivos e restrições do negócio e na governança corporativa;
  • Adotar uma abordagem sistêmica para Governança Corporativa para superar as limitações das teorias descritivas e normativas atuais (p.ex. one set of rules/structure fits all), incluindo o arcabouço jurídico de deveres de agentes de governança em diferentes países;
  • Entender os principais conflitos – de interesse, de viés individual e de capacitação – que afetam como os agentes na governança corporativa endereçam os principais desafios do negócio;
  • Identificar mecanismos de governança – definição da agenda, direitos de decisão, resolução de conflitos e processos de investigação e deliberação – e desenhar sistemas de governança para evitar e mitigar esses conflitos;
  • Aplicar mecanismos e adaptar sistemas de governança para endereçar diferentes desafios de negócio – p.ex. coerência estratégica (inovação e M&A), monitoramento de resultados e gestão de riscos, planejamento de sucessão e desenvolvimento de talentos e gestão de crises;
  • Consolidar os conceitos e ferramentas a um projeto individual e planejar seu desenvolvimento para atuar na Governança Corporativa.

O curso é destinado a agentes que atuam no Sistema de Governança – acionistas, conselheiros e executivos – que buscam se preparar para atuar e melhorar o Sistema de Governança. Não se trata apenas de preparar Conselheiros, mas sim, todos os agentes que compõem e interagem no sistema de governança, e que devem olhar o mundo sob diferentes perspectivas para estarem aptos a transformar o como agir e sobre o que agir.

Pré-requisitos

Ser membro de Conselho (empresários, acionistas, investidores e herdeiros) ou executivo que interaja (ou esteja prestes a interagir) com o Sistema de Governança da empresa.

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Documentação

  • Plano de Pagamento
  • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 25 dias antes do início das aulas)
  • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)
  • Ler e assinar os documentos acima

Anexar aqui

  • os documentos acima assinados
  • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Corpo Docente

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.