Educação executiva | Estratégia e Negócios | Gestão de Empresas Familiares

Gestão de Empresas Familiares

Quando:
5 de julho de 2017 @ 0:00

A partir de uma visão multidisciplinar, o curso Gestão de Empresas Familiares abordará os principais conceitos, dilemas, teorias e fatores de sucesso deste tipo de organização, nos âmbitos estratégicos, organizacionais e jurídicos.

Os alunos do programa de Educação Executiva entenderão como as empresas familiares podem se organizar para tirar o melhor proveito da família na formulação e implementação de estratégias; aprenderão sobre as práticas e mecanismos de governança corporativa que suportam a gestão profissionalizada com a proteção dos interesses da família, dos gestores e dos investidores; discutirão os aspectos organizacionais em gestão de pessoas e os aspectos jurídicos.

Um dos diferenciais desse curso é a comparação da realidade brasileira ao contexto internacional.

FBN Brazil

Associados têm 15% de desconto nos Cursos de Curta e Média Duração do Insper.

Pré-requisitos:

  • Formação superior
  • Compreensão de textos em inglês

Corpo Docente

  • Luciene Franzim Luciene Franzim
  • Luiz Lima Luiz Lima
  • Aline Porto Aline Porto
  • Marcelo Binder Marcelo Binder
  • Henry E. Foley Henry E. Foley
  • Luciene Franzim

    Sócia fundadora da Franzim Consultoria Jurídica, escritório de advocacia especializado em (re)estruturação patrimonial, local e internacional, e planejamento sucessório de empresas familiares. Mestre (LL.M) em Direito Internacional pela Cornell Law School (EUA). Especialista em Direito da Comunidade Européia pela Université Paris I Pantheon (França). Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Foi responsável pela área de Wealth Planning (Client Solutions) do HSBC Private Bank. Foi Superintendente Jurídica dos Bancos Unibanco S/A e Santander Banespa S/A. Foi Advogada Sênior do escritório Tozzini, Freire Advogados. É membro do Grupo de Estudos de Empresas Familiares (GEEF) da FGV/SP. Co-autora do livro Governança em Foco, editora Saint Paul.
  • Luiz Lima

    Possui MBA em Finanças pelo Insper. É graduado no Owners, President, Managers (OPM) da Harvard Business School (HBS). Membro do Comitê de Investimentos da Fundação General Motors do Brasil, membro do Comitê de Gestão de Patrimônio da Anbima e membro do Society of Trust and Estate Practioners (Step). Vivência de 30 anos no Mercado Financeiro, em diversas funções, aliada à experiência de 15 anos no Mercado de Famlily Offices, sendo um dos pioneiros desse segmento no Brasil. Coordenou o início de um dos primeiros Single Family Offices no Brasil, onde desenvolveu e geriu as áreas de educação e governança da Família e do Negócio. Em 2008, expandiu o mesmo projeto para outras famílias através da Berkana Patrimônio como o Single Family Office de algumas Famílias.
  • Aline Porto

    Aline Porto is a Managing Director at BanyanGlobal. She came to Banyan after working with the Monitor Group for 12 years. As a Partner at Monitor, she co-led the creation and development of the firm’s family-owned business practice in Brazil. In this role, she helped the firm’s family clients deal with a wide range of challenges in governance, business strategy, organizational strategy, and leadership development for family members and for family business executives. She also contributed to the design and implementation of non-profit programs supported by family-owned businesses. Her work at Monitor led Aline to turn to the non-profit sector after she left the firm. She became the Director of Education at the Ayrton Senna Foundation, one of Brazil’s most renowned NGOs. The Foundation has fostered the development of children and teenagers through educational programs for more than 20 years. This exposure reinforced Aline’s interest in working with the next generations in family business. When she is not working with families, Aline translates her passion for ideas and curiosity about people into opportunities for exploring archetypal narratives and for inventing fresh perspectives. She travels yearly to new geographies to engage with unusual and diverse cultures in the hopes of creating a common language that can transcend national borders and individual differences. Aline got her BS in production engineering at Universidade Federal de São Carlos, Brazil, and her MBA at INSEAD in France. Portuguese is her native language; she is fluent in English and has a working knowledge of Spanish.
  • Marcelo Binder

    É Diretor do Leadership Pipeline Institute para o Brasil e sócio da Prakse Consultoria. Possui mais 20 anos de experiência em consultoria empresarial desenvolvendo projetos de estratégia, transformação organizacional, implementação e execução para mais de uma centena de empresas. Também é especialista em gestão de escritórios de advocacia. Começou sua carreira na Coopers&Lybrand (atual PWC) e mais tarde fundou a Prakse Consultoria de Resultado. Possui graduação pela EAESP-FGV onde também recebeu o título de Mestre em Administração (2003) e Doutor em Administração (2006), ambos com foco em estratégia de negócio. Especialização pela Harvard Business School (2012-2013). Desde 2004 desenvolve, coordena e atua em programas de desenvolvimento de liderança customizados para necessidades especificas de seus clientes com impacto real através de metodologias inovadoras que focam o desempenho no trabalho e não somente a transmissão de conhecimento. Fruto da atualização constante dos programas e impacto nos resultados tem atuado por mais de 10 anos consecutivos para algumas empresas e academias corporativas. Possui experiência com todos os níveis gerenciais e C-Level, desde 2011 atua como instrutor no programa Seminário de Presidentes do YPO (Young Presidents Organization). Foi professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) de 2003 a 2016. Desenvolveu e coordenou uma série de disciplinas para graduação, especialização e mestrado profissional, fundou o Núcleo de Empresas Familiares, desenvolveu projetos especiais e teve reconhecimento acadêmico sendo 3 vezes paraninfo, 2 vezes professor melhor avaliado e 12 vezes entre os professores 5% melhor avaliados da escola. Publicou diversos artigos em revistas acadêmicas. Como empreendedor é sócio fundador da Elio, empresa especializada em agricultura de precisão com patentes no Brasil e EUA. O projeto base do Elio foi premiado no MIT Boot Camp de 2013.
  • Henry E. Foley

    Diplomado cum laude e possui mestrado em Administração, Planejamento, Políticas Sociais e Psicologia da Harvard University. Cofundador e Senior Partner da Banyan Family Business Advisors. Possui uma extensa experiência como consultor para grandes empresas de propriedade ou controle familiar de diversos setores em todo o mundo. Auxiliou clientes em muitas questões relativas a governança familiar, acionistas, liderança, propriedade, sucessão, transição, assim como desenvolvimento e implementação de estratégias de negócios. Trabalhou com negócios familiares por mais de 30 anos: na América do Norte, América Latina, União Europeia, Oriente Médio, no subcontinente Indiano e no sudeste da Ásia. Foi presidente e CEO da Gray Judson Howard por 21 anos. Também atuou como professor em Harvard e no MIT. Mais recentemente, foi facilitador em um programa de educação executiva da Harvard Business School, o “Families in Business: From Generation to Generation” (Famílias em Negócios: de geração a geração), da Harvard Business School. O primeiro artigo de Henry, “Organizational Passages: The Seven Predictable Management Crises of Growing Companies—and How Successful Companies Solve Them” (Passagens organizacionais: as sete crises de gestão previsíveis em empresas em crescimento – e como empresas de sucesso as resolvem), foi publicado em 1984. Ele também contribuiu para o livro The Change Masters (Os mestres da transição), de Rosabeth Moss Kanter. Seu recente artigo na Harvard Business Review, “Avoid The Traps That Can Destroy Family Businesses” (Evite as armadilhas que podem destruir negócios familiares), em coautoria com George Stalk, Senior Partner da Banyan, foi publicado em 2012.

Carga horária:

20 horas presenciais

Perfil do participante

Se destina a famílias empresárias, fundadores de empresas, herdeiros, investidores, profissionais liberais, executivos e gestores que, de alguma forma, estão ou estarão envolvidos com as empresas familiares e têm interesse em conhecer e ampliar o seu entendimento sobre esta forma de organização, assim como fornecedores e/ou clientes.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 25/10/2017
    Fim: 27/10/2017

    Quarta e quinta-feira, das 09 às 18h
    Sexta-feira, das 09h às 13h