Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cursos de Estratégia e Negócios/Gestão da Cadeia de Suprimentos: do Planejamento à Execução

Gestão da Cadeia de Suprimentos: do Planejamento à Execução

Curso de Curta Duração

A cadeia de suprimentos, reconhecida desde os anos 1980, abrange tanto a configuração dos ativos na cadeia, como a gestão de três elementos principais — estoques, transportes e sourcing – das organizações. O desafio de colaboração entre agentes internos e externos ocorre tanto no nível estratégico, compartilhando objetivos, como no nível tático / operacional, gerindo esses elementos em ambientes cada vez mais complexos e incertos.

No curso Gestão da Cadeia de Suprimentos: do Planejamento à Execução será apresentada uma visão estratégica da Cadeia de Suprimentos para que você entenda como uma boa gestão desta cadeia pode trazer diferenciais competitivos, tanto para empresas de manufatura como para empresas prestadoras de serviços.

A partir da discussão sobre a estratégia e objetivos no desenho da Cadeia de Suprimentos, serão abordados os fundamentos e benefícios do planejamento S&OP através de sua governança, processo e políticas e do analytics do balanço entre demanda (previsão) e supply (capacidade) em contextos de aumento de complexidade e incertezas. Um novo olhar no planejamento de S&OP enfatizará quatro princípios: (1) associar objetivos ao processo; (2) adotar uma visão integrada da cadeia de valor; (3) refletir fluxos de negócio customizados e (4) considerar elementos imprevisíveis.

A aplicação dos conceitos será desenvolvida através de simuladores (Beer Game ou Global Supply Chain Simulation), discussão de exemplos e cases e mesa redonda com a participação de convidados.

• Entender os conceitos e fundamentos para desenhar a estratégia e objetivos da cadeia de suprimentos, incluindo o trade-off entre custo e nível de serviço e o efeito chicote
  • Desenvolver habilidades para desenhar/revisar e participar da governança, processo e analytics do planejamento de S&OP e seus principais benefícios
  • Analisar modelos e melhores práticas na gestão e operação da cadeia de suprimentos – logística & transportes, estoques e sourcing;
  • Discutir tendências e novas tecnologias na gestão da cadeia de suprimentos e no S&OP em ambientes de maior complexidade e incertezas

Profissionais das áreas de logística, comercial e operações que precisem aprofundar conhecimentos e sua assertividade na estratégia e gestão da cadeia de suprimentos nas empresas. É desejável possuir no mínimo 3 anos de experiência nas áreas de logística, comercial ou de operações, com participação relevante no planejamento da área, ou 3 anos de gestão de transportes, estoques ou sourcing.

Formação Superior Completa. O curso será ministrado em português, porém será necessária a compreensão da língua inglesa para leitura de textos de apoio.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 6.299,10 R$ 5.249,25 R$ 6.999,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 629,91 R$ 524,92 R$ 699,90

*EB (10% de desconto) para matrículas antecipadas: no formato Live Learning, em até 15 dias antes do início das aulas. Para as turmas presenciais, em até 25 dias antes do início das aulas.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Desconto de 5% concedido para pagamento à vista (não cumulativo com EB e alumni).

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

Fundamentos da gestão da Cadeia de Suprimentos (CS)

• Os três níveis de gestão – estratégia e desenho, planejamento e operação
  • Estratégia, Objetivos e alinhamento no Desenho da CS
  • Aplicação de conceitos de CS (ex. efeito chicote, trade-offs de custo-serviço) — simulador

Planejamento de S&OP nas Organizações

• Problemas e oportunidades de melhoria com a adoção do S&OP e seus benefícios
  • Desenho da governança e processos no S&OP
  • Analytics no S&OP – previsão da demanda, estoques e plano de capacidade
  • Alinhamento de Planos Funcionais – Marketing, Vendas, Operação e Compras

Desafios no Ambiente de Negócios e seus impactos na Cadeia de Suprimentos

• Desafios no ambiente de negócios e benefícios da gestão da CS
  • Princípios e soluções para aumentos de complexidade e incertezas no S&OP
  • Gestão de riscos e investimentos em resiliência na CS

Melhorias na Gestão da Cadeia de Suprimentos

Tendências e Melhores Práticas na Operação

• Logística &Transportes
  • Estoques
  • Sourcing

Complexidade e Incertezas na Cadeia de Suprimentos

• Impactos de aumentos de complexidade dos negócios e de incertezas no ambiente
  • Soluções na gestão da cadeia de suprimentos

Digitalização e Tecnologias Disruptivas na Cadeia de Suprimentos

• Tendências e novas tecnologias na gestão da CS
  • Transformação digital da CS

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Seg

Out

Carga horária: Aprox. 40 horas

Início das aulas: 3 de outubro de 2022

Fim das aulas: 7 de outubro de 2022

Encerramento das matrículas*: 30 de setembro de 2022

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Botão whatsApp - Contato