Estratégia em Ambientes Incertos e Dinâmicos

Curso de Curta Duração

O ambiente de negócios muda em velocidade acelerada e as tradicionais ferramentas de gestão não são mais suficientes para lidar com os efeitos do mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). Neste contexto, faz-se necessário que os profissionais envolvidos no processo de tomada de decisões busquem a resiliência estratégica, ou seja a sustentabilidade dos resultados ao longo do tempo. É necessário a introdução de ferramentas para gestão estratégica em ambientes incertos e dinâmicos, incluindo o planejamento estratégico por meio de cenários e a simulação para avaliação dinâmica dos impactos nos modelos de negócio.

O curso Estratégia para o Mundo VUCA combina os conceitos fundamentais de Futuring e de Business Dynamics para a formulação e avaliação de estratégias e modelos de negócios, capacitando os participantes a desenvolverem as seguintes competências:

• Pensamento Sistêmico: construção de análises para lidar com complexidades e volatilidades no ambiente e nas inter-relações dos seus componentes;
  • Pensamento Estratégico: decisões e escolhas estratégicas em ambientes incertos e dinâmicos a partir do desenvolvimento de cenários do ambiente de negócios
  • Dinâmica de Negócios (System Dynamics): avaliação dinâmica das implicações de cenários e de efeitos de ações e opções estratégicas nos modelos de negócio

Este curso é destinado a executivos seniores de organizações privadas, públicas e sem fins lucrativos, que têm responsabilidades na tomada de decisão em níveis gerenciais; candidatos a assumirem lideranças; consultores experientes, estrategistas e coaches, que estejam assessorando organizações no pensamento prospectivo e no planejamento de cenários; profissionais envolvidos em planejamento estratégico, gerenciamento de risco e decisões de investimento; líderes de fundos de investimento, family offices e fundos de pensão e analistas de investimentos, que desejem desenvolver perspectivas únicas sobre o futuro antecipadamente.

Clique aqui para conhecer as etapas do Processo Seletivo

• Entender o mundo VUCA e seus impactos no ambiente de negócios;
  • Reconhecer elementos de complexidade e volatilidade em contextos dinâmicos, mapeando relações de causa-e-efeito;
  • Desenvolver o pensamento sistêmico para lidar com problemas complexos e ambíguos dentro de diferentes contextos organizacionais;
  • Construir cenários a partir de incertezas críticas no ambiente de negócios e derivar implicações e ações/opções estratégicas em cada cenário;
  • Aplicar o paradigma e as ferramentas de modelagem e simulação de Business Dynamics em modelos de negócio, com apoio do software Sysdea;
  • Simular e avaliar implicações e os efeitos de opções e ações estratégicas no desempenho de um negócio em diferentes cenários, utilizando Business Dynamics.

Ter formação superior. Mínimo necessário de 3 anos de experiência.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 6.854,99 R$ 5.712,49 R$ 7.616,65
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 685,49 R$ 571,24 R$ 761,66

*EB (10% de desconto) para matrículas antecipadas: no formato Live Learning, em até 15 dias antes do início das aulas. Para as turmas presenciais, em até 25 dias antes do início das aulas.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Desconto de 5% concedido para pagamento à vista (não cumulativo com EB e alumni).

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Seg

Carga horária: aprox. 36 horas*

Início das aulas: 22 de agosto de 2022

Fim das aulas: 25 de agosto de 2022

Segunda a Quinta-Feira, das 09h às 18h.

Encerramento das matrículas*: 22 de agosto de 2022

Vagas limitadas.

Programa do curso

Baixe aqui o programa do curso