Empresas Familiares: Disrupção e Sustentabilidade

Curso de Curta Duração

As empresas familiares são comumente colocadas em cheque e desafiadas nos quesitos  sobrevivência e perpetuidade. Em várias culturas, a capacidade de transferência do controle e da gestão entre as gerações é questionada, e frequentemente aposta-se na incapacidade de preservar o valor criado por seus fundadores. Em um mundo cada vez mais veloz e dinâmico, não são incomuns comentários que sentenciam a “necessidade de profissionalização” como arma contra o envelhecimento e destruição das empresas familiares. Paralelamente, estudos internacionais mostram que negócios familiares têm melhor desempenho e prosperam por mais tempo do que outras formas de propriedade.

Negócios familiares bem-sucedidos concebem e implementam um modelo integrado de negócio, família e propriedade construído para cruzar muitas gerações. O curso Empresas Familiares: Disrupção e Sustentabilidade foi idealizado para ajudar proprietários de empresas familiares a pensar e planejar a implementação do seu próprio modelo integrado sustentável. Você terá acesso a ferramentas e discutirá conceitos fundamentais para integrar seu modelo de negócio familiar e liderar possíveis mudanças para sua efetiva implementação. A cada dia serão praticados e aplicados de forma direta e customizada os conceitos aprendidos em aula, o que ocorrerá por meio de sessões diárias e individualizadas com cada família, sempre conduzidas por mentores especializados em negócios familiares.

Compreender a empresa familiar como um sistema (negócio, família e propriedade)

• Entender os conceitos fundamentais e os principais desafios das empresas familiares
  • Definir o objetivo da propriedade e avaliar suas implicações
  • Saber lidar com disrupção no sistema familiar, tornando-a uma força positiva

Desenvolver ou aprimorar um modelo de governança

• Entender os desafios dos distintos papéis em uma empresa familiar (família, acionistas, conselho, gestor)
  • Trabalhar os mecanismos de decisão da empresa familiar
  • Avaliar qual é o modelo de governança mais adequado para cada empresa familiar
  • Entender os principais aspectos jurídicos ligados a empresa familiar
  • Identificar ferramentas de gestão de riscos e compliance no contexto da empresa familiar

Planejar a perpetuidade da empresa familiar

• Compreender os desafios da liderança em empresas familiares
  • Desenvolver autoconhecimento, comunicar melhor e gerenciar conflitos
  • Planejar o processo de sucessão

Trabalhar a criação de valor na empresa familiar

• Conhecer como criar valor em empresas familiares
  • Alavancar a disrupção como mecanismo de criação de valor
  • Aprender os conceitos básicos de gestão financeira ligados a empresas familiares
  • Avaliar estruturas de apoio a gestão financeira, incluindo Family Offices
  • Conceber um plano de responsabilidade social
  • Membros de empresas familiares (proprietário, futuro proprietário/ herdeiros, cônjuge, outros graus de parentesco)
  • Não há restrições de idade, formação acadêmica e participação na governança ou gestão
  • Estar disposto a participar ativa e plenamente, compartilhando suas experiências
  • Mínimo de 3 pessoas por família. Não há limite máximo de pessoas por família.
  • Atenção: cada membro deve se matricular individualmente

Grupos:

• Grupos de 3 participantes da mesma família: oferecemos desconto de 15% para cada aluno;
  • Grupos de 4 ou mais participantes da mesma família: desconto de 20% para cada aluno;
  • Descontos concedidos para matrículas efetuadas simultaneamente. Não cumulativos com EB.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

O curso começa com um jantar no domingo à noite, no dia 23/08

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.