Educação executiva | Estratégia e Negócios | Compliance

Compliance

Quando:
9 de maio de 2014 @ 0:00

O curso de Compliance faz parte da tendência mundial que consiste em repensar e desenvolver mecanismos de controle interno nas companhias, aumentando a transparência dos procedimentos e diminuindo os riscos de práticas indesejadas nas empresas brasileiras. Visando otimizar a governança corporativa, o compliance é um mecanismo para orientar a empresa e os seus colaboradores a seguir um comportamento baseado em regras e padrões éticos.

A segunda edição da pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil mostra que apenas 58% das empresas entrevistadas possuem gestão de risco de compliance, e 42% não possuem sistemas de monitoramento da efetividade desses mecanismo. Veja porquê o compliance deve ir além de regras e procedimentos nas organizações.

Neste contexto, o curso abordará as melhores práticas e as últimas tendências nessa área aconselhadas pelas autoridades nacionais e internacionais competentes além das previsões legais descritas no Código Penal brasileiro e em algumas legislações estrangeiras como o FCPA e o UK Anti-Bribery Act.

A lei Anticorrupção do Brasil é destaque nas aulas, e ao longo do curso expande-se o campo do conhecimento dos atos ilícitos previstos nesta lei e suas consequências.

O aprendizado será consolidado por meio de estudos de casos e exercícios, além do desenvolvimento do projeto aplicado que integra todo o conteúdo programático. Confira abaixo, os pré-requisitos para esse curso do programa de Educação Executiva do Insper!

Pré-Requisitos

  • Formação superior;
  • O curso será ministrado em português, porém será necessária a compreensão da língua inglesa, principalmente, para textos.

Corpo Docente

  • Karlis Novickis
  • Marina Pinhão Coelho Araújo
  • Ecléa Z. Hauber
  • Giovanni Falcetta
  • Geert Aalbers
  • Fernando Merino
  • André Carvalho
  • Karlis Novickis

    Advogado graduado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Direito Criminal pela PUC/SP, LLM em Direito Penal Econômico pela Universidade de Direito de Coimbra/Portugal, e em Administração de Empresas pelo Insper/SP. Após atuar como outside counsel especialista em Direito Penal econômico e Compliance, migrou para a carreira executiva para implantar e gerenciar as Áreas Jurídica e de Compliance. Leciona matérias sobre a Implantação e Gestão de Departamentos de Compliance e Leis anticorrupção no Insper/SP e outras instituições. Participa de diversos eventos sobre Direito, Compliance e Gestão de Departamentos Jurídicos como moderador e palestrante.
  • Marina Pinhão Coelho Araújo

    Doutora em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Prof. Miguel Reale Júnior. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra. Membro do Instituto de Defesa de Direito à Defesa. Autora de diversos artigos sobre Direito Penal. Foi pesquisadora na Universidade de Munique (LMU).
  • Ecléa Z. Hauber

    Bacharelato e Licenciatura Plena – USP – FFCL Especialização em Ecologia – USP – FFCL Sócia Gerente de Magma Consultoria Ltda Docente Insper – Programas de Pós-Graduação – MBAs e Corporativos
  • Giovanni Falcetta

    Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica– PUC/SP, Mestre em Direito Privado Europeu pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza”. Participou ativamente das discussões envolvendo a tramitação e regulamentação da Lei Anticorrupção brasileira. Sócio da área de compliance de TozziniFreire Advogados e Coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP.
  • Geert Aalbers

    Sócio Sênior e responsável pelo escritório da Control Risks no Brasil. Possui uma experiência ampla conduzindo investigações complexas envolvendo corrupção, fraude e casos de anti-trust na Ámerica Latina, e tem expertise no desenvolvimento e implementação de programas de compliance e planos de gestão de crises. Antes de se juntar a Control Risks, foi Diretor Financeiro e membro do Conselho da Makro Venezuela e Diretor da Consultoria Roland Berger. É formado em Direito Empresarial pela Universidade Erasmus (Rotterdam), tem um Mestrado em Direito & Economia de Universidade Erasmus e Universidade de Oxford e um MBA Executivo pela Business School São Paulo. Atualmente é professor no curso Executivo Gestão de Riscos e Compliance na Insper. Possui a certificação CCEP-I da Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE), e é membro da Association of Fraud Examiners (ACFE) e do Comitê de Gerenciamento de Riscos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
  • Fernando Merino

    Bacharel em Direito pela UERJ, Pós-Graduado em LLM pela Columbia University, sendo admitido na OAB e no New York Bar. Foi Diretor Jurídico da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional e do GPA - Grupo Pão de Açúcar. Atuou como advogado sênior do Banco CSFB Garantia S.A. e Diretor Executivo Jurídico e de Compliance dos Bancos JPMorgan S.A. e Merrill Lynch S.A. Trabalhou como foreign associate nos escritórios Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom e Cravath, Swaine & Moore em Nova Iorque e como US associate no Allen & Overy em Londres. É advogado e executivo com ampla experiência em litígios e temas societários. Foi membro do conselho de administração e de comitês executivos de várias empresas. Atualmente trabalha como consultor independente e integra os conselhos de administração da AES Eletropaulo e Igua Ambiental.
  • André Carvalho

    É Bacharel, Mestre, Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tendo sua tese de doutorado “Infraestrutura sob uma perspectiva pública: instrumentos para o seu desenvolvimento” recebido o Prêmio CAPES de Tese 2014 como a melhor tese de Doutorado em Direito defendida em 2013 no Brasil. Foi pós-doutor visiting researcher no Massachusetts Institute of Technology – MIT em 2016. Também é treinador corporativo certificado pela Internacional Compliance Association – ICA e, por meio da consultoria Redcliffe Associates Ltd., do Reino Unido, prestou consultoria na área de compliance para um grande banco internacional em 12 países. Foi Diretor de Gestão Corporativa da São Paulo Desenvolvimento de Ativos (SPDA) e da São Paulo Securitização (SP Securitização). Em 2012, foi advogado visitante em Morales & Besa, em Santiago do Chile. É autor, coordenador e organizador de seis livros e mais de 100 capítulos, papers e artigos em português, espanhol e inglês.

Carga horária:

36 horas

Perfil do participante

Executivos da área de governança, compliance e controles internos; administradores em geral, membros de conselhos de administração, conselhos fiscais e comitês de apoio; controllers; auditores; advogados; gestores de negócios; gestores de fundos de investimento; acionistas; funcionários públicos das áreas de administração direta e indireta, herdeiros, controladores de pequenas e médias empresas de capital fechado. É necessário ter formação superior completa e compreensão da língua inglesa para leitura de textos.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 04/06/2018
    Fim: 08/06/2018

    Segunda a quinta-feira, das 09h às 18h
    e sexta-feira, das 09h às 13h.

  • Integral
    Datas e horários
    Início: 16/07/2018
    Fim: 20/07/2018

    Segunda a quinta-feira, das 09h às 18h.
    Sexta-feira, das 09h às 13h.

Conheça também o curso Gestão de Compliance para quem já atua na área e quer aperfeiçoar seus conhecimentos.