Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cursos de Estratégia e Negócios/Compliance: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

Compliance: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

Curso de Curta Duração

O curso é fruto de uma parceria entre o Insper e o IPLD e atende a uma demanda de diretores estatutários que assumem a responsabilidade pelos programas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro das instituições reguladas pelo Banco Central (Circular Bacen 3879, de Out. de 2020), pela Resolução CVM n.º 50, pela SUSEP (Circular SUSEP 612/Mai 2021) e pelo próprio COAF (Resolução COAF 36/Jun 2021).

No curso Compliance: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo você obterá uma visão prática e conceitual dos mecanismos e procedimentos de PLDFT que as instituições expostas a riscos de PLDFT devem implantar (Avaliação Interna de Risco LDFT, Políticas e Manuais, procedimentos de KYC/P/E, histórico de avaliações de operações e situações suspeitas e de comunicações ao COAF e relatório de efetividade), o capacitando a atuar de forma concreta para a melhoria das políticas, dos procedimentos e da gestão de pessoas em relação a estes riscos.

Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo
  • Compreender a responsabilidade jurídica e deveres derivados da função estatutária que assumem administradores e gestores de empresas reguladas;
  • Reconhecer as regulações aplicáveis à prática de PLDFT e aplicar tais regulações à realidade empresarial vivenciada pelo aluno;
  • Avaliar a maturidade e adequação do programa PLDFT de uma instituição às regulações aplicáveis e boas práticas internacionais;
  • Criar um plano para empreender ações de melhorias adequadas à mitigação de riscos e ao atendimento às expectativas dos reguladores;
  • Elaborar um plano adequado para interações com as agências reguladoras e de resposta a crises, incluindo a submissão a processos administrativos de responsabilização.

O curso é oferecido para empresas reguladas (sujeitas à regulação do BACEN, CVM, SUSEP e COAF). Foco nos mercados financeiro, de capitais, de seguros, de imóveis, de bens de luxo, de intermediação de direitos de transferência de atletas e artistas, e de produtos de alto valor de origem animal ou vegetal.

Desejável formação superior completa.

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB 2021* Valor com desconto para Alumni Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 6.142,50 R$ 5.118,75 R$ 6.825,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 614,25 R$ 511,87 R$ 682,50

*EB (10% de desconto) para matrículas antecipadas: no formato Live Learning, em até 15 dias antes do início das aulas. Para as turmas presenciais, em até 25 dias antes do início das aulas.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Desconto de 5% concedido para pagamento à vista (não cumulativo com EB e alumni).

• Responsabilidade Jurídica dos profissionais
  • Regulação aplicável
  • Conhecimento das orientações do GAFI e das normas dos principais reguladores nacionais por segmento
  • Implantação e governança do programa PLDFT
  • Eixos do cumprimento das obrigações de implementação de controles PLDFT
  • Protocolos de KYC/P/E
  • Best practices, tecnologias e arranjos de governança para as práticas de identificação e avaliação de riscos na rede de contatos da empresa
  • Gestão de equipe de Compliance
  • Identificação dos principais pontos de gargalos na gestão de equipes com a responsabilidade de Compliance
  • Interação com agentes reguladores e de fiscalização
  • Domínio dos conceitos de ABR e técnicas responsivas para situações de supervisão

Projeto Aplicado

O Projeto Aplicado consiste no desenvolvimento de um plano de melhorias de processos e procedimentos relacionados à PLDFT na empresa que o participante atua, de forma personalizada.

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Início das aulas: A definir

Botão whatsApp - Contato