Educação executiva | Estratégia e Negócios | Chief Human Resources Officer
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Chief Human Resources Officer

Quando:
18 de outubro de 2017 – 26 de novembro de 2017 all-day
Tags:
Chief Human Resources Officer

No ambiente de negócios contemporâneo, cada vez mais cresce a demanda por executivos capazes de criar valor a partir da cultura, estratégia organizacional e também da gestão estratégica de pessoas. Nesse cenário, o papel do Diretor de RH é aliar competências para promover a estratégia de negócios da empresa, oferecer valor aos investidores, clientes e funcionários e desenvolver uma visão de recursos humanos eficiente, bem sucedida e sustentável.

Em nosso programa Chief Human Resources Officer (CHRO), você irá conhecer os desafios dos negócios no mundo atual e compreender, por meio de casos, suas implicações para liderar e tomar decisões para área de gestão de pessoas e para os negócios de forma ampla. Além disso, você terá a oportunidade de se preparar para atuar no comitê executivo, assumir uma posição de Diretor de Recursos Humanos e, ainda, interagir com seus pares, com o CEO e com conselheiros.

A abordagem metodológica única desse curso de curta duração inclui estudos de casos e um projeto aplicado, no qual os participantes são desafiados a revisar a estratégia de RH das empresas em que atuam, fazendo-o com a orientação dos docentes do programa. Buscando combinar consistência acadêmica e aplicabilidade prática, reunimos em sala de aula os professores do Insper e nove dos mais experientes profissionais de RH que atuam hoje no Brasil. Além disso, durante o programa, os alunos terão a mentoria de um experiente CHRO, criando um momento de troca de experiências pessoais e busca dos melhores caminhos para a jornada pessoal de cada participante.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Ao final do curso, os participantes estarão capacitados a:

  • Conhecer os desafios dos negócios no mundo contemporâneo e compreender suas implicações nas organizações e na gestão estratégica de pessoas;
  • Assumir papel ativo no comitê executivo das empresas, interagindo com seus pares, com o CEO e com conselheiros, e exercendo influência nas decisões críticas;
  • Tomar decisões estratégicas para a área de recursos humanos e para a empresa como um todo;
  • Estruturar a estratégia e liderar a área de recursos humanos através da compreensão dos modelos de gestão e processos chave e sistemas, sempre explorando as fronteiras do conhecimento a ela relacionados.

 

AULAS

O curso está dividido em dois módulos presenciais de 32 horas cada um.

Módulo 1 – De 18 a 21 de outubro – Aulas de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 8h às 17h.

Módulo 2 – De 22 a 25 de novembro – Aulas de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 8h às 17h.

Projeto Aplicado – Desenvolvido com orientação dos docentes entre o Módulo 1 e Módulo 2. É concluído após o término do Módulo 2.

Mentoria – 2 sessões individuais de 1h30 com o CHRO mentor, que podem ser presenciais ou a distância, sendo a primeira entre os Módulo 1 e 2, e a segunda após o Módulo 2.

Corpo Docente

  • Leni Hidalgo Nunes Leni Hidalgo Nunes
  • Foto_Patrícia Tavares Patricia Tavares
  • Alessandro-Bonorino Alessandro Bonorino
  • Ana-Lúcia-Caltabiano Ana Lúcia Caltabiano
  • Carlos-Alberto-Griner Carlos Alberto Griner
  • Fabio-Vieira-Kapitanovas Fabio Vieira Kapitanovas
  • Marcelo-Cardoso Marcelo Cardoso
  • Marcelo-Orticelli_11 Marcelo Luis Orticelli
  • Marcelo-Williams Marcelo Williams
  • Márcia-Costa Márcia Costa
  • Luciana Lima Luciana Lima
  • Leni Hidalgo Nunes

    Doutora pela Université de Pau et des Pays de L’Adour, França (tese na área de gestão internacional). Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e pela Université de Pau et des Pays de L’Adour, França (dissertação na área  de gestão). MBA Executivo Internacional pela FIA – USP. Possui pós-graduação em Marketing pela EAESP – FGV. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Carreira em Recursos Humanos, tendo atuado em diversas empresas nacionais e multinacionais, no Brasil, na América Latina e na Europa, com foco nas áreas de Desenvolvimento de Liderança e Mudança Organizacional. Autora/coautora de livros nas áreas de liderança,  gestão internacional e educação corporativa. Desde 2006 atua também como professora em programas de Educação Executiva e MBAs, com passagens pelas Universidades Mackenzie, FEI, FIA e FGV Management. Em julho de 2014 transferiu-se definitivamente da vida corporativa para a atividade acadêmica, tornando-se professora adjunta – dedicação exclusiva do Insper, nos programas de graduação e Educação Executiva.
  • Patricia Tavares

    Graduada em Administração Pública, mestre em Políticas de Governo e Doutora em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Fez cursos de especialização em Negociação em Harvard e na Kellogg Graduate School of Management.Professora do Insper e da FGV, nas áreas de Estudos Organizacionais, Poder e Política Organizacional e Decisão e Negociação, tanto para os cursos de graduação quanto pósgraduação e educação executiva. Possui experiência em docência, pesquisa e coordenação acadêmica de programas in company (Petrobrás, Kraft Foods Brasil, Votorantim Industrial (VID), Secretaria dos Transportes de SP, Camargo Correa, Elektro, Itaú, Coelba, L’Oreal) e programas acadêmicos como o BBA Business Global Program – University of Texas at Austin (McCombs/FGV).Consultora de organizações públicas e privadas, desenvolvendo projetos de gestão de desempenho, desenvolvimento de lideranças, planejamento estratégico e mudança/cultura organizacional. Mentora da rede Endeavor e associada ao Centro de Liderança Pública (CLP). Membro voluntário da Associação Hurra! (esporte educacional) e sócia-diretora da Nex-Us Consultoria.
  • Alessandro Bonorino

    Docente e Mentor. Atualmente, é Vice-Presidente de Recursos Humanos Global da Divisão de Serviços da IBM Corp. Com mais de 20 anos de experiência em RH, teve a oportunidade de conduzir projetos de transformação de gestão e gente em escala nacional, América Latina e Mundial,  atuando  em funções como Vice-Presidente  Mundial de Recrutamento da IBM Corporação (sediado em Xangai, China),  Vice-Presidente de RH para América Latina, Diretoria de Recursos Humanos da IBM Brasil, Diretoria de Recursos Humanos da América do Sul Espanhola (sediado em Buenos Aires, Argentina) entre outras. Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui um MBA Executivo da Fundação Dom Cabral e especialização de Desenvolvimento Gerencial pelo PDG.
  • Ana Lúcia Caltabiano

    Docente e Mentora.  Graduada pela Fundação Getúlio Vargas e também pelo Programa Executivo Avançado da Kellogg School of Management. Iniciou a carreira na Procter & Gamble e, durante 10 anos, ocupou diversos cargos de liderança regionais de RH, incluindo a gestão de Recursos Humanos para o Brasil. Em 1999, juntou-se a Hewlett Packard em posições de liderança como Diretora de RH para América Latina e Caribe, Diretora de RH para HP e EDS Brasil, e Gerente do Projeto de Integração da fusão Compaq / HP para América Latina e Caribe. Ana ingressou na GE em 2009 como Diretora de Recursos Humanos para Energy na América Latina. Em 2012, foi direcionada para apoiar as áreas de Power & Water e Corporativo, trabalhando em Schenectady e Fairfield, nos Estados Unidos. Há 4 anos, foi nomeada Vice-presidente de RH para a região da América Latina, com o desafio de liderar a estratégia de RH e sua execução, apoiando mais de 26,000 funcionários em 25 países.
  • Carlos Alberto Griner

    Docente e Mentor. Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e MBA pela COPPEAD – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira na área de Construção Pesada e Infraestrutura, migrando posteriormente para Qualidade e RH. Trabalhou por mais de 10 anos na GE no Brasil, Estados Unidos e México na área de Aviação e como Diretor Corporativo de RH para o México e América Latina, e quase 9 anos na Suzano Papel e Celulose, na posição de Diretor Executivo de Recursos Humanos da Suzano Papel e Celulose, onde foi responsável, além do RH, pelas áreas de Sustentabilidade, Relações Institucionais e Comunicação Corporativa. Recentemente, em junho, assumiu a posição de Vice-Presidente de Pessoas e de Sustentabilidade da Embraer S/A. Está cursando em Harvard conexões do Executivo de RH. Foi membro do Comitê de Recursos Humanos do Grupo Abril, Presidente do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas da Amcham, Diretor da ABRH-SP e atualmente é Conselheiro da Junior Achievement Brasil.
  • Fabio Vieira Kapitanovas

    Docente e Mentor. Iniciou sua carreira na Ambev em 2000 como Trainee e atuou nas áreas de Supply, Gente e Gestão e Serviços Compartilhados. Antes de assumir a posição de VP de Gente e Gestão em 2014, foi Gerente de Fábrica no estado de Minas Gerais, Diretor de Gente e Gestão para a área de Supply, Diretor Regional de Supply no Sul do Brasil, Diretor de Projetos de Tecnologia em Logística e Diretor do Centro de Serviços Compartilhados. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, possui MBA pela BSP. É certificado em Black-Belt, participou de programas de formação executiva da Ambev em Insead e Wharton, do Programa Global de Supply Chain Logistics no MIT e também do Programa Executivo em Gente e Gestão pela Universidade de Michigan.    
  • Marcelo Cardoso

    Docente e Mentor. Ao longo dos últimos 25 anos, vem ocupando posições de liderança em empresas como Método Engenharia, GP Investimentos e DBM. Foi presidente do Hopi-Hari, Vice-Presidente da Natura Cosméticos e Diretor Executivo do Grupo Fleury. Atualmente, por meio da sua empresa de consultoria, Chie, integra seu profundo conhecimento de negócios em projetos de transformação de organizações com metodologias baseadas na Teoria U, Teoria Integral, Constelação Familiar e Organizacional e Diálogo de Vozes, Psicologia Positiva e do Desenvolvimento, Neurociência, Sociologia e Teoria da Complexidade. É Administrador com extensão pela Kellog Northwestern.
  • Marcelo Luis Orticelli

    Docente e Mentor. Desde 1988, tem atuado em diversas áreas no Itaú-Unibanco, como Controladoria, Planejamento, Riscos (crédito, mercado e operacional), Ouvidoria, Melhoria Contínua e Eficiência. Atualmente é Diretor de RH e Relações Trabalhistas, sendo responsável pelas políticas e diretrizes dos produtos de RH e pelo relacionamento com entidades sindicais. Também atua como Diretor do Instituto Unibanco, entidade social ligada ao grupo com projetos voltados à melhoria do ensino médio público. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP.  Mestrado (MBA profissional) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com extensão na University of Texas, Austin.
  • Marcelo Williams

    Docente e Mentor. Atualmente atua como membro do Conselho de Administração do Grupo O Boticário, Grupo Simões e Ocrim S.A. e como Coach de CEO´s e c-level. Graduado na Facultade de Ciências Econômicas da Universidad de Buenos Aires, tem uma trajetória de mais de 26 anos no mundo empresarial desenvolvida na Philips Argentina e na Unilever onde trabalhou 21 anos na Argentina, Reino Unido e Brasil. Ao tempo de finalizar sua experiência no mundo corporativo liderava a função de Recursos Humanos para Unilever no Brasil e para America Latina.  Como Profissional Independente desde 2013 participou do Authentic Leadership Course no Harvard Faculty Club e no External Coach Intensive na Columbia University.  
  • Márcia Costa

    Docente e Mentora. Com uma trajetória de mais de 25 anos em Gestão de Pessoas, possui MBA Executivo na EAESP – FGV e especialização em Psicodrama pela Sociedade Brasileira de SocioPsicodrama. Participou em Programas de Formação Executiva Internacional na Harvard Business School e no Insead. Desenvolveu sua carreira em empresas multinacionais de diferentes segmentos, como Indústria Química, Bens de Consumo, Varejo e no mercado Financeiro. Há mais de 10 anos integra Comitês Executivos, com o foco em transformação e inovação por meio de pessoas. Desde 2012 é Vice-Presidente de Gente & Gestão na C&A no Brasil, respondendo pela liderança das áreas de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação Corporativa.
  • Luciana Lima

    Doutora em Administração FEA/USP, mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas/RJ, pós graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, especialista em Gestão e Planejamento do Desenvolvimento Regional/UFPA e graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do CRANET - Cranfield Network HRM. Experiência Executiva em empresas multinacionais de grande porte na área de Planejamento Estratégico, Recursos Humanos e Governança. Consultora em projetos de People Analytics, HR Business Partner, Carreira e Sucessão e Planejamento Estratégico. Executive Coaching da Formare Associados. Docente em cursos de graduação e pós-graduação.

Carga horária:

64 Horas

Perfil do participante

Destinado a CHROs, CPOs,  VPs de Recursos Humanos e profissionais de RH que são sucessores potenciais do CPO e já expostos ao comitê executivo.

 

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

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Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 18/10/2017
    Fim: 25/11/2017

    Módulo 1 – De 18 a 21 de outubro – Aulas de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 8h às 17h.

    Módulo 2 – De 22 a 25 de novembro – Aulas de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 8h às 17h.